Flor-de-maio, Flor-de-seda (Schumbergera truncata)

Nome popular: Flor-de-maio; Flor-de-seda
Nome científico: Schumbergera truncata (Haw.)
Família:
Cactaceae.
Origem: Brasil.

Também conhecidas como flores-de-seda e podendo chegar a 60 centímetros de altura, as Flores-de-Maio, cactáceas originárias do Brasil, florescem entre o outono e o inverno nas cores rosa, vermelha, branca ou amarelada, com uma fantástica beleza ornamental em seus tons dégradé.
Embora seu nome indique o mês de maio, sua floração se inicia em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor, tendo, inclusive, se tornado o presente mais apreciado para o Dia das Mães nas floriculturas brasileiras.
Plenamente difundida pelo mundo, essa planta é sensível à temperatura e a intensidade luminosa, gosta de clima quente e úmido, mas à sombra ou meia-sombra. No hemisfério norte, floresce próximo ao mês de dezembro. Seu cultivo em vasos requer alguns cuidados, e não se adapta, tampouco, a ambientes com sol direto, mas não é uma planta de difícil trato. Também são indicadas placas de xaxim para seu cultivo.

Enquanto possui flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.
Na natureza, exige pouco com relação à qualidade do terreno, pois não se instala direto na terra, e sim, procura troncos e pedaços de madeira para se agarrar.
Uma planta como essa, como presente, só pode transmitir os mais audaciosos e belos sentimentos que o homem possui. É, então, indicada para representar o amor, em toda e qualquer forma de amor, desde que sincero. Como presente é uma declaração de amor caracterizado pela mais sublime perfeição.
Curiosidade: As Flores-de-maio são plantas naturais de regiões específicas nas florestas ao norte do Estado do Rio de Janeiro e tem atraído encantados e fascinados observadores de vários lugares do mundo.

Como fazer mudas




















Para fazer mudas da Flor-de-maio a partir da semente é bastante fácil, pegue a cápsula que aparece na extremidade do caule de uma planta adulta (veja na 2ª foto) ao abrir irá verificar espécie de uma geléia com inúmeras sementinhas. Pegue um vasinho pequeno, um pedaço de xaxim e espalhe esta gosma com as sementinhas nele. Mantenha sempre o xaxim úmido, uma dica é cortar uma garrafa pet transparente e encaixar na boca deste vaso para formar uma estufa. Logo irão aparecer as mudinhas da flor-de-maio, espere elas crescerem o suficiente e faça então o transplante para vasos individuais Uma das maneiras mais fácil de fazer mudas da flor-de-maio é pegar um gomo do caule (veja a plantinha da foto tem 5 gomos) e enfiar cuidadosamente no substrato do vasinho, agora é só cuidar logo aparecerão novos gomos da planta.

Fonte: Flores Guia


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

50 comentários:

lia zanetti disse...

olha muito obrigado eu moro aqui no USA e gosto demais dessas plantas que aqui se chama de cactus cristmas ....e nao sabia como cuidar da minha mudinha....percebi que meu erro e que estou colocando agua demais...e pouca luza...vc foi maravilhosa me ensinando...muito obrigada mesmo e continue falando delas....ok...

Maria Lúcia disse...

Gosto muito das flores de Maio. Tenho um vaso delas rosa, há anos. Mas só floresce uma vez por anoem junho, julho. Está na varanda e recebe meia sombra. Todos os meses coloco adubo , rego regularmente. Realmente não requer muita água.

Anônimo disse...

oi que legal sabia algumas coisas sobre está planta maravilhosa mas agora sei cuidar mais das minhas amigas lindas posso dar uma dica?
se vc usar adubo de orquídeas nas suas flores de sêda vai ver como florescem com duas flores ao mesmo tempo é demais

Unknown disse...

Olá, aprendi com a sua matéria, tenho FLOR DE MAIO e os exemplares que eu tenho são muito antigos (15 anos) e estão morrendo, não sabia como fazer mudas e nem sabia que elas tinham sementes, sempre teram muitas flores lindas mas estão cansadas , então preciso fazer novos exemplares e aprendi isso com voce .Parabens pela sua matéria.Muito obrigada.

Unknown disse...

Oi, achei suas dicas ótimas. Acabei de adquirir uma muda de uma floricultura. Elá está num vaso de plástico,é preciso transplantá-la para um xaxim? Devo adubá-la? Quero cuidar muito bem, para que floresça bem bonitas. Obrigada.

Anônimo disse...

sou uma apaixonada por flores de maio. sempre tenho em minha casa vários vasos. mas gostaria de dizer que sou uma previlegiada, já que, em minha casa, tenho o prazer de ter duas florações por ano.não sei porque isto acontece,mas fico muito feliz.Obrigada pelas dicas das mudas. Um grande abraço. Ivany Rodrigues

Anônimo disse...

olha foi excelenteaquela dica de colocar adubo de orquídeas. tenho duas plantas dessas e vou experimentar tratá-las assim. as minhas são rosa escuro e rosa claro.são lindas.obrigada pela dica.continue a nos dar boas dicas como esta.

Atlantis disse...

Gostaria que vc por gentileza me indique o melhor substrato para a flor de maio, pois as minhas estavam lindas, agora estão se despedaçando e caindo do vaso.

VIVI disse...

SOU APAIXONADA POR ESTA FLOR MAS, NÃO CONSIGO CULTIVA-LA. COM ESTAS DICAS VOU FAZER O TESTE

Unknown disse...

Obrigada por tanta ajuda. Aproveito sempre todas.
Estou com um probleminha e vc talvez possa me ajudar.
Tenho uma flor de seda que as flores eram amrelas, e ja faz 2 (dois) anos que ela vem perdendo essa coloração e se transformando em um rosa muitíssimo suave.
O pistilo da flor se tornou rosa.
Tenho uma branca que o pistilo dela e branco mesmo.
Gostaria de saber se pode me ajudar a cuidar dessa cor.
E onde posso comprar mudas verdadeiras de amarela e outra branca, obrigada por estar sempre nos auxiliando.
Ivone.

eva disse...

... seus vasos de cors diferentes ficam próximos um do outro? isto pode influenciar na coloração. com o passar do tempo as cores vao se misturando. me descilpe se ñ lhe ajudei mto mas, é tdo q sei. BJIM Eva.

Um novo olhar a cada dia disse...

Adorei o artigo! Amo plantas e flores e ontem adquiri um vasinho de flor de maio... vou tentar seguir suas orientações para criar novas mudas! Abraço

Dionilda Ribeiro disse...

Gosto muito de flor de maio, gostaria de adquirir mais variedades de cores, portanto não sei se existe sementes para serem vendidas, me dê algumas dicas.

Anônimo disse...

Olá tive varias cores da flor de seda ,e perdi todas elas caiem as flores , depois o caule e baba a raiz ,quero saber o que devo fazer para cultiva-las.
Aguardo respota.
Obrigada!!!

lucas disse...

estou cm uma planta Flor de maio qe esta morrendo, parece ser um tipo de doença ou um fungo gostaria qe vc me ajudase a resolver esse problema as suas folhas estam danificadas por toda sua estrutura

bordados disse...

Bom Dia Sonya! Foram ótimas suas dicas para o cultivo da flor de maio. Vai ajudar minhas plantas ficarem lindas. Um feliz domingo. Teresa tiresaneves@hotmail.com

Flora Brasilis - Melissa Betiol disse...

parabéns pelo trabalho. também sou mais uma apaixonada por flores.....

ana maria disse...

Gostaria que vc por gentileza me indique o melhor substrato para a flor de maio, pois as minhas estavam lindas, agora estão se despedaçando e caindo do vaso.o que devo fazer preciso replantar....
me mande por favor a resposta pro meu email
andrade_com@yahoo.com.br

Andréa Arteesonhos disse...

Ganhei uma muda já com flores, estou encantada pois plantei em um vaso que já possuía e os botões estão florescendo, muito lindas! Estava em busca de como cuidar delas com cuidado para não perde-la. Obrigada, tenho um espaço pequeno mas, vou arrumar um lugar ideal para que ela se adapte bem.

Ieda Cristina disse...

Eu adoro esta flor tenho varias cores, mas não sei bem como cultivar as minha estao ficando com as folhas muchas, acho que estou aguando de mas rsrrs, gostaria de saber se há algum tratamento para isso elas estao ficando com o caule podre vc pode me ajudar ????

night crosser disse...

Moro em Curitiba, onde o frio no inverno é muito rigoroso. Meu apartamento também não pega sol nessa época do ano. Tenho recolhido meu vaso para dentro de casa no inverno e minhas flores estão morrendo. Como será que deveria fazer?

Sonia Oliveira disse...

As flores-de-maio devem ficar protegidas do sol a pino que, pode fazer com que suas flores fiquem menos vistosas. Mas não devem ficar sem receber uma boa iluminação.
Devemos irrigar a planta de forma a nunca deixar que ela se resseque muito, geralmente epífitas acumulam água no emaranhado de suas raízes, observe bem para ver quando estiverem ficando secos.
Podemos também adicionar antes do início do outono adubo NPK rico em fósforo que estimula uma melhor floração, isso pode ser feito nas plantas que estiverem plantadas sobre outras através de fertilizantes borrifáveis.
Parece que elas precisam do frio do inverno ou da redução gradativa de luminosidade que acontece nesse período como estímulo para florescer.

VERA DUARTE disse...

TENHO VÁRIAAS CORES REGO UMA VEZ POR SEMANA E COLOCO ADUBO DE ORQUIDEAS E ELAS FLORECEM DE JUNHO AGOSTO, TB AS MANTENHO A MEIA SOMBRA!

maria angelina disse...

eu tenho uma variedade da flor de maio diferente do que se fala no texto eu tenho as cores rosa clarinho, laranjado e salmão.Angelina Corinto MG

Anônimo disse...

As minhas flores de maio são bem cuidadas mamis só que elas estão morrendo sera por esseço de aguá ou oq?

maria das graças disse...

olha tenhu uma duvida minhas flores de maio são bem cuidads mais de um tempo pra cá elas começarão a morrer regoo todos os dias sera que estão morrendo por esseço de aguá ou o que ?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!

A flor-de-maio não é uma planta difícil de ser cultivada. Elas gostam de lugares bem iluminados, sem o sol direto para que as suas folhas não murchem nem fiquem com uma coloração arroxeada.
Deve ser mantida em solo seco, sem adubação, principalmente depois da floração porque é nessa hora que ela entra em descanso. Nesse período, deve ser mantida com o solo seco, sem adubação: uma rega a cada dez dias é suficiente.
É neste período também que deve ser feita a troca de vaso ou a retirada de mudas (basta retirar um ramo e plantar numa mistura de terra bem adubada com areia grossa).
Somente na primavera, inicia-se a adubação e as regas se tornam mais freqüentes, uma ou duas vezes por semana.
A flor-de-maio é um cacto e eles não suportam solo úmido demais. A sua flor-de-maio deve estar melando porque você deve estar regando-a demais, e isto está fazendo com ela mele.

A resposta serve para as duas últimas dúvidas.

Espero que eu tenha ajudado.
Abraços,

Sônia

Ana Paula disse...

Oi Sonya, adorei seu blog sou uma amante da Flor de Maio tenho varias cores e fiquei sabendo que tem dela azul só que procurei e ainda não achei ,gostaria de saber se tem mesmo ou é só um boato. Um abraço.Ana Paula

Sonia Oliveira disse...

Olá Ana Paula,
Existe sim a Flor-de-maio azul, este é o grande sonho de todos os colecionadores. É raríssima e só é obtida através de cruzamentos entre variedades diferentes.

Abraços.

luana disse...

onde encontrar a flor azul eu preciso ter uma por favor me ajude

Sonia Oliveira disse...

Oi Luana, boa tarde!!
A Flor-de-maio azul (Schlumbergera truncata) é o grande sonho de todos colecionadores que efetuam cruzamento entre variedades diferentes!
Leia no site abaixo um artigo do Valter Eugenio Saia, o maior colecionador do Brasil.


http://www.saia.com.br/portugues/homenagem.htm

Flor-de-maio disse...

Gostaria de saber se posso de vez em qdo coloca-la na chuva.... Obrigada
regina.bf@gmail.com

silvia disse...

Ola,boa tarde adorei saber essas curiosidades.Mais tenho uma dúvida:como faço para acabar com os fungos?Pois estão destruindo minhas plantas.Aguardo em breve seu contato.Obrigada!!!silvinha.macedo@ig.com.br

neusamcouto@gmail.co. disse...

Comprei um vaso de flor e maioque já havia florescido.O moço da floricultura me disse que podemos induzi-la a uma segunda floração,colocando uma caixa sobre o vaso a partir das 18 horas e só a retirando depois das 9 horas.Isso procede?
Um abraço.
Neusamara

Sonia Oliveira disse...

Olá Neusa, bom dia!!!
Sinceramente eu nada sei desse procedimento. O que faz para estimular a floração são os adubos próprios para isso. Além do que a floração da flor-de-maio inicia-se em abril, podendo se estender até julho, mas é realmente no mês de maio que ela se encontra no ápice de seu esplendor.

Mas fique atenta aos cuidados:
Seu cultivo em vasos requer alguns cuidados, e não se adapta a ambientes com o sol direto, mas não é uma planta de difícil trato. Enquanto possui flores, a terra deve receber adubos e regas semanais, ou duas vezes por semana, e depois, quando termina sua floração, as Flores-de-Maio entram em um período de dormência, durante o qual precisam ser regadas apenas a cada dez dias e mantidas em terra simples, sem adição de adubos, mas nessa época precisam de muita luminosidade, ao contrário do período de sua floração, devendo, portanto, ser mantidas no interior da casa apenas quando houver flores.

Um abraço e eboa sorte!!

sumaya gutierrez disse...

Sonia, comprei ha pouco uma flor de maio, bem florida, como moro em Olinda e o clima aqui esta de rachar coco no pé, a coloquei no meu terraço onde tenho vários cactos, como sei que ela e de florestas mais úmidas e frescas sempre borrifo água nela todos os dias sem encharcar, apenas para umedecer o ar, são duas plantas no mesmo vaso, e derrepentemente uma delas se despedaçou toda, a outra esta saindo brotos novos,peguei as mudas e plantei mais as que estão com dois ou três gomos continuam se despedaçando, e só esta planta, estou com medo que seja um fungo e passe para a outra, se vc puder me dar uma luz, ficarei muito agradecida.

Sonia Oliveira disse...

Olá Sumayara, bom dia!

A flor de maio é uma planta muito resistente, por ser um cactus, e é de fácil cultivo desde que tenhamos alguns cuidados. Em hipótese alguma elas podem pegar sol direto, apenas boa luminosidade. Evite a rega excessiva, pois elas melam e caem as hastes.
Para fazer mudas utilize apenas uma mistura de terra comum e terra vegetal (1:2).

Eu tenho várias e deixo-as o ano todo, embaixo de uma palmeira, abrigadas do sol e elas só mudam de lugar quando começam a florescer e coloco-as dentro de casa, pois merecem ser olhadas a toda hora de tão lindas.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços,

luiza disse...

Ola! nao sei pq as minhas estao se quebrando todas! ate floresceu, qdo fui ver estavam caidas no chao. Sera q eh alguma praga? percebi alguns pontos vermelhos entre as folhas qdo caem.

Sonia Oliveira disse...

Oi Luíza, boa tarde!!

Existem dois fatores para esses problemas acontecerem.
O primeiro pode ser excesso de água ou então o substrato está muito fraco. Os galhos que caíram podem ser plantados em novos vasos, a não ser que estejam murchos, aí não dá mais. Prepare um bom substrato e finque o galhinho na posição vertical. Deixe em um local que pegue sol apenas pela manhã ou à tardinha.

O segundo é que também pode acontecer de aparecer um fungo branco nas raízes, que acaba provocando o apodrecimento do tronco e os galhos vão desprendendo.
A flor-de-maio é muito resistente, mas como toda cactácea não gosta de terra muito úmida.

Abraços e boa sorte.

Massilane disse...

Adoro flor de maio e as cultivo há muito anos. Tenho todas as cores mas quase as perdi há dois anos atraz com uma lagarta que comia suas folhas, quase não a víamos pq a lagarta formava tipo uma telha e se enrolava nas folhas, foi uma praga na cidade toda.Para não perde-las as plantei de novo e como sei que não gosta de sol e nem muita água elas não acabaram e ficaram maravilhosa esta ano. Tenho as cores rosa,branca.vermelha,amarela,liz, rosa,alaranjada e lilas mais escura. São linda!

superlinuxmg-br disse...

Interessante as daquí de casa estão na segunda rodada de floração,isso começou em 2011,não está tão cheia de botões,como na primeira florada mais tem uma quantidade, não sei se isso é comum,nunca havia acontecido antes.Éss é uma das que estão na segunda rodada de flores http://twitpic.com/9skbeg.

Anderson Freitas

Unknown disse...

Sonya Boa Noite! Acabei de ganhar dois tipos de flores de maio, e estão em vasos pequenos e com flores se abrindo e um tanto bem pequeninas "botão" moro em apartamento e na minha area não bate sol, posso deixas-la, preciso trocar de vaso agora?Onde moro bate sol apenas na sala como faço para cuida-las? tenho que colocar na terra ou xaxim... tô na dúvida. Agradeço. Adorei o blog

Sonia Oliveira disse...

Lena, boa noite!

Vou postar um vídeo na página, ensinando como se deve cultivar as flores-de-maio, ok?

Espero que você goste.

Abraços.

Unknown disse...

Comprei uma flor de seda já Flórida agora acabou as flores ela está caindo as folhas e mela o que eu faço para salvar

Sonia Oliveira disse...

Olá Maria, bom dia !!
Você deve ter regado demais a sua planta.
Procure deixar de regá-la por algum tempinho até que o substrato e os caules da planta sequem um pouco. Quando sentir que o substrato seco, molhe um pouco.
Abraços e boa sorte !

Sonia Oliveira disse...

Olá Maria, bom dia !!
Você deve ter regado demais a sua planta.
Procure deixar de regá-la por algum tempinho até que o substrato e os caules da planta sequem um pouco. Quando sentir que o substrato seco, molhe um pouco.
Abraços e boa sorte !

Laís disse...

Olá! Tenho uma flor de seda e ela vem se desenvolvendo bem. Nos últimos 2 meses várias folhinhas têm nascido. Há uma semana troquei o vaso, passando para um maior, pois ela estava crescendo muito. Desde então várias folhas vem quebrando e caindo. Não sei o que pode estar acontecendo. Será que não está gostando do solo? Misturei terra de xaxim com pó de xaxim. Costumo aguar a cada três dias. Pode ser isso tbm? É comum algumas folhas caírem? Gostaria de uma orientação. Estou ficando triste e com medo dela morrer. Obrigada.

Sonia Oliveira disse...

Laiz, a flor-de-maio não deve ser aguada tantas vezes assim, no máximo uma vez por semana é o suficiente e bem pouca água.

Abraços.

Anônimo disse...

Tenho duas flor de maio,deu os botoes de flor,so que ta caindo,so abriu uma flor,tem.como me ajudar

Sonia Oliveira disse...

Olá, bom dia!!
A floração desta planta é induzida por noites longas e temperaturas entre 10°C e 20°C. Temperatura elevada durante a floração pode fazer os botões e as flores caírem.
Tente mantê-las em locais bem frescos.

Abracos.