Aprenda passo a passo o replantio e cultivo de Orquídeas

Como plantar orquídeas

Você quer iniciar uma pequena coleção de orquídeas, mas não sabe nem por onde começar?

Comprou uma orquídea e não sabe cuidar dela?

Não se preocupe, pois isso é normal, aqui procurarei te dar algums dicas necessárias para ter sucesso no cultivo.

Procurei colocar aqui todos os passos, desde a escolha do vaso, plantio, multiplicação, até os cuidados necessários para mantê-las sempre bonitas.

Vamos lá, então?

Em que vaso plantar?
Existem várias opções disponíveis no mercado, mas para as residências, os mais fáceis são os de barro cozido, preferencialmente furados nas laterais, para garantir boa drenagem e aeração. Os vasos de plástico são comercialmente melhores, devido à sua leveza e facilidade de transporte.

Como plantar as orquídeas?
Provavelmente sua orquídea já está plantada em um vaso, por isso, explicaremos mais sobre seu transplante (troca de vaso).

1) Retire a orquídea do vaso e, se possível, divida-a em partes, conforme será explicado na seção seguinte;


2) Lave as raízes com cuidado, com água corrente, sob uma torneira. Passe os dedos nelas, retirando-se as raízes mortas e fragmentos restantes. Mantenha as raízes saudáveis intactas;


3) Opcional: Coloque uma camada de material de drenagem no fundo do vaso, sendo ele brita, argila expandida ou mesmo isopor;


4) Coloque o substrato (mistura ou não) e acomode a muda em um dos cantos do vaso. Mantenha a brotação nova (base do maior pseudobulbo) voltada ao centro do vaso, para dar espaço ao seu desenvolvimento. (vide foto a seguir);


5) Regue bem o substrato, até que escorra água por baixo do vaso;

6) Opcional: Adicione uma pequena quantidade de adubo na lateral do vaso.


Vaso a ser plantado

Colocação da brita

Colocação do substrato

Limpeza das raízes

Acomodação da muda

Adubando a planta

Como fixar em árvores?
É muito simples. Basta amarrar a orquídea junto ao tronco no local desejado, podendo ser sem qualquer substrato ou com algum substrato (como a fibra de coco) amarrado junto. Podemos também auxiliar inicialmente colocando-se um pouco de esfagno para reter umidade. Caso não haja substrato, é recomendável a adubação foliar quinzenal. O mesmo procedimento é tomado para prendermos em cascas de peroba.

Em que substrato plantar?
Apesar de parecerem, as orquídeas não são exigentes em substrato.

Os substratos devem conter boa aeração, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentação da planta, semelhante ao que ela encontra em seu hábitat natural.

Vou te mostrar a seguir alguns dos materiais mais usados para substrato:

Xaxim - Seu uso é hoje proibido, pois era extraído de uma samambaia em extinção da mata nativa brasileira. Era considerado o melhor substrato, com todas as boas características e bom fornecimento de nutrientes;

Fibra de coco - É um excelente material e muito barato. Ajuda na fixação da planta, fornece alguns nutrientes, permite boa aeração. Mas absorve pouca água, aumentando a freqüência das regas necessárias. Antes do uso, deixe de molho por 1 dia na água;

Casca de pinus - Material relativamente barato, com características muito boas. Permite boa aeração e ajuda na fixação da planta devido à sua rugosidade, também fornecendo alguns nutrientes. Também seca muito rápido, exigindo regas mais freqüentes;

Esfagno - É obtido de musgos importados, sendo um material caro. Sua principal característica é a grande retenção de água, podendo-se reduzir o número de regas. Também fornece grande quantidade de nutrientes;

Carvão - É o carvão de churrasco, extremamente barato. Sua principal função é a de reter a umidade e garantir boa aeração.
Pedra britada ou argila expandida - São muito baratos e servem tanto para drenagem (no fundo dos vasos) como em mistura no substrato.


Fibra de coco

Casca de pinus

Esfagno

Carvão

Brita

Podemos juntar as boas características utilizando misturas dos materiais. Na realidade, as orquídeas são tão rústicas, que podemos plantá-las até mesmo sem qualquer substrato, bastando adubá-las e regá-las com freqüência.

Uma dica:
Se quiserem tentar suas próprias misturas, tente a mistura de casca de pinus com fibra-de-coco, que tem dado bons resultados em diversos cultivos.
As orquídeas em geral exigem um local em meia-sombra. Deixar sob a copa de árvores é uma boa opção, mas nem sempre isso é possível.

Em nossas casas, elas podem ser mantidas em locais onde bate sol direto em algum período do dia, de preferência, com o sol da manhã (mas não necessariamente), podendo ser sob os beirais do telhado. Varandas e sacadas costumam serem bons locais para deixar as orquídeas. Resista à tentação de deixá-las dentro de casa por longos períodos, somente durante sua floração, se preferir.

Com a orquídea no seu devido local, devemos saber quais cuidados devemos tomar. Leia o próximo tópico para saber quais são esses cuidados.

Cuidando das orquídeas
Não há grandes segredos nos cuidados com as orquídeas. Algumas das principais dicas se encontram a seguir:

Como e quando regá-las?
O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais. Suas raízes ficam sem oxigênio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima na época.

O melhor jeito é testarmos com o dedo. Cavamos levemente o substrato e sentimos a umidade.
Se ainda estiver úmido, não regue, espere até secar. Para elas, é melhor a falta ao excesso de água.

Devemos regá-las de preferência no início da manhã ou final da tarde, até que a água comece a escorrer por baixo do vaso.

Devo adubá-las?
Claro, ela precisa de nutrientes para crescer. O próprio xaxim ou fibra de coco é fornecedor natural de nutrientes.

Podemos adubar no vaso, colocando-se um pouco de adubo em um canto do vaso. Esse adubo irá dissolver-se aos poucos, liberando nutrientes a cada irrigação. Os melhores para isso são os orgânicos, como a torta de mamona e a farinha de osso, mas podemos também usar misturas, como o "Bokashi", que pode ser encontrado em casas especializadas. Essas adubações podem ter intervalos de 3 meses ou mais.

A adubação foliar pode ser feita a cada 15 dias ou mais, com misturas próprias de adubo mineral, dissolvidos em água e aplicados com borrifadores comuns. Procure em casas especializadas, há diversas formulações, busque mais informações na embalagem dos produtos.

Quando renovar o vaso?
Quando a planta estiver excessivamente perfilhada, ou com as raízes ocupando todo o vaso, devemos efetuar a divisão da planta, ou passá-las a um vaso maior, pois suas raízes já não possuirão mais espaço para seu bom desenvolvimento. Fazemos isso conforme explicamos anteriormente em como plantar orquídea.

Agora, você está pronto para começar seu próprio cultivo de orquídeas, sem maiores dificuldades. Então mãos à obra e....

Boa Sorte!!!



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

12 comentários:

Unknown disse...

Amei os ensinamentos que vcs me proporcionou. Tenho um desejo muito grande de cultivar orquideas, pois sou apaixonada por elas, mais sempre tive medo de não ser capaz de cultiva-las, mais c/as dicas que vcs me deram, já comprei algumas mudas. Espero poder colocar em prática td que aprendi. Obrigada pelo carinho de vcs. Conceição Pisão.

ousbourne disse...

toda vez que estraio uma muda ou corto a raste floral de uma orquidea uso pó de canela ; é um cicatrisante natural

Ana Uglar disse...

Adoreiiiiii !!!!!!!!

O passo a passo foi elaborado de forma bem clara e simples, possibilitando até mesmo as pessoas leigas a efetuarem o replantio e cultivo desta beleza natural e estonteante que é o cultivo de Orquídeas.

Parabéns

Ana Lucia - Brasília - DF

Anônimo disse...

Muito boa estas dicas, mas gostaria de saber se isso serve prá qualquer tipo de orquídea ou prá algumas tem que usar outros métodos? Desejo iniciar uma plantação de Orquídeas.
Grato.
João Batista.
Barra Velha/SC.

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!

A maioria das Orquídeas epífitas são plantadas dessa maneira.

Abraços.

camila disse...

adorei só gostaria de saber oque é esfagno ?

Sonia Oliveira disse...

Olá Camila, bom tarde!!

Sphagnum é uma espécie de musgo muito utilizado como substrato para plantas que necessitam de um pouco mais de umidade.


Abraços,

Sônia.

Anônimo disse...

Olá,
Aproveito para informar que a canela em pó não serve só para cicatrizar as pontas das mudas, eu uso ela também como adubo, colocando um pouco sobre as raízes e vou regando normalmente.

abraços a todos

Luciene Ribeirão Preto S. P. Brasil

elida disse...

Gostei muito, obg.

Sonia Oliveira disse...

Que bom que você gostou Elida.

Abraços.

Magda disse...


Adorei as dicas.
Gostaria de saber se posso fazer o replantio de orquídeas com flores.

Sonia Oliveira disse...

Olá Magda, boa noite!!

Não deve fazer o replantio enquanto ela está florida. Espere que as flores caiam para fazê-lo, ok?

Abraços.