Plantas que se dão bem no clima frio

Algumas plantas desabrocham e mostram toda a sua vida durante o inverno

O ventinho gelado e o sol ameno do inverno não agradam somente algumas pessoas. Há plantas que florescem na estação e mostram toda a sua graça. As épocas mais frias do ano são caracterizadas pelo recolhimento e introspecção de algumas espécies, em função das mudanças nos ciclos do sol e da chuva.

No frio e no período seco, a vegetação entra em uma espécie de “dormência”, que pode variar para cada espécie. Nesta época, também é tempo de algumas árvores abandonarem suas velhas folhas. Enquanto se despem, há aquelas que aproveitam o clima frio para florescer e colorir a paisagem.

Podemos ver lindas copas de árvores floridas enfeitando as cidades, como ipê, cerejeira, pata de vaca e erythrina. Algumas trepadeiras se dão bemr no frio, são a primavera e flor de São João. Já as flores que se desabrocham neste período do ano são as camélias, azaléias, bromélias, gardênias, os jasminis amarelo, as strelitzias (reginae e juncea), o amor-perfeito, a boca-de-leão, as cravinas, as petúnias e as prímulas.

Cuidados especiais

Apesar dessas plantas gostarem mais do inverno do que do verão, não é necessário tomar cuidado extra com elas, justamente porque é nesta época que elas se dão melhor. Mas é importante estar atento ao local de plantio, à boa luminosidade desse ambiente e às regas moderadas.

O clima mais seco e a falta de chuvas atingem mais a região Sul e Sudeste do Brasil, mas, apesar disso, não é necessário regar além do normal suas plantas. Regar demais no frio só irá fazer com que sua planta crie fungos e as raízes apodreçam, afinal o sol também é mais ameno e a evaporação da água fica bem mais lenta.

Se estiver com medo de colocar muita ou pouca água, faça o teste do dedo na terra e sinta a umidade. A dica é evitar regar a terra de canteiros e vasos em excesso. Faça-o somente quando começar a secar. E não tenha medo: a mistura de água e frio não queima essas plantas.

Agora que você já sabe quais são as flores que se dão bem no frio, é hora de escolher o melhor lugar do jardim para plantá-las. Lembre-se que qualquer espaço pode ser bom desde que tenha muito sol. O importante é ter luminosidade solar direta, que é do que elas mais precisam.

O inverno também não é a época mais recomendada para adubações, o melhor mesmo é esperar a florada e somente depois dar nutrientes para a planta germinar e crescer novamente.


Fonte: Revista Casa e Jardim

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: