Guaimbê - Philodendron selloum

O Guaimbê é uma planta ornamental, nativa do sul do Brasil, amplamente existente principalmente nas região de elevada umidade. São em geral plantas semi-trepadeiras, de caule frágil, com raízes aéreas pouco resistentes.

Possui grandes folhas e suas flores são minúsculas, agrupadas em forma de espiga sob uma capa que se abre quando estão prontas para a fecundação.

Suas folhas são espetaculares. Gigantes, elas são profundamente recortadas, o que a torna uma planta escultural, diferente. Além disso, apresentam uma coloração verde escura e são muito brilhantes. As flores têm pouca importância ornamental. Pode ser arranjada em vasos para decorações de interiores ou mesmo no jardim, plantada isolada ou em grupos. Dá um ar tropical aos ambientes.

Frutifica nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro contendo em um kg de sementes aproximadamente 650.000 unidades, a germinação ocorre em 10 - 30 dias, dependendo do substratos ou mistura de propagação adotado.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola, obrigada pelas informacoes. Queria saber qual e o jeito correto de (re)plantar o guaimbe quando o caule quebra. Uma parte da minha planta quebrou (no caule) e queria replantar o pedaco que quebrou, que e bem grande. Tentei retira-lo junto a parte dos cipos e simplesmente o replantei deixando os cipos para fora...sera que vai dar certo? Obrigada!
Lorenza

Anônimo disse...

Olá, consegui coletar sementes e elas já germinaram. Gostaria de saber quanto tempo eles demoram para crescer, e o que é necessário para acelerar essa fase do desenvolvimento. Obrigada.