Compostagem

COMPOSTAR MATERIAL ORGÂNICO EM CASA

O que são materiais compostáveis? São aqueles resíduos que se degradam facilmente por meios naturais. Alguns exemplos: cascas de frutas e legumes; talos de verduras; restos de alimentos; cascas de ovo; borra e filtro de café; saquinho de chá; guardanapo de papel; papel toalha; folhas e flores; caixa e palito de fósforo; entre outros.

COMO FAZER UMA COMPOSTEIRA:

01- Reserve um recipiente em sua cozinha apenas para colocar os resíduos orgânicos.

02- Escolha um canto do seu quintal, de preferência sombreado, onde você montará sua composteira. Use matérias como bambu, madeira velha, tela de galinheiro, blocos ou tijolos para cercar o local. Um bom tamanho é de 1m de profundidade x 1m de largura x 2m de comprimento.

03- Deposite na sua composteira o material orgânico que foi sendo separado, cubra-o com folhas, grama seca ou com serragem, esterco seco ou cama de animais (como cama de frango) até que não de para ver o material úmido embaixo. E vá repetindo o processo, formando camadas até a composteira ficar cheia. Regue com freqüência esse monte; se estiver em época de chuva, cubra o monte com telhas velhas ou um pedaço de plástico, para evitar encharcamento.

04- Em um intervalo de 2 a 3 dias areje bem o monte, passando o material de um lado para o outro. A indicação de que a decomposição do material está acontecendo corretamente é o material ficar quente e por isso também a necessidade de revolvimento. Em qualquer momento você pode adicionar mais material à composteira, lembrando que o tempo para o produto final ficar pronto é de 3 meses, aproximadamente. Durante este tempo, fungos, tatuzinhos, besouros, minhocas e bactérias estarão trabalhando pra você, decompondo esse material.

05- Quando não couber mais material na composteira, comece outra e repita todo o processo.

QUANDO ESTARÁ PRONTO?


O material será um composto, pronto para ser usado, quando o monte:

• Diminuir pela metade;

• Tiver cor marrom café e cheiro de terra;

• Estiver homogêneo e não der para distinguir os restos (talvez só um ossinho ou caroço mais duro);

• E não esquentar mais, mesmo após o revolvimento.

O QUE DEVEMOS FAZER COM:


MAU CHEIRO:
O monte deve estar molhado demais ou pouco arejado. Revire e adicione folhas secas ou serragem. Em épocas chuvosas, cubra o monte com plástico ou telhas.

PRESENÇA DE MOSCAS:
Cubra o monte com folhas secas, grama ou serragem. Se não resolver também é possível utilizar um pouco de calcáreo.Decomposição demoradaO monte pode estar muito pequeno, muito seco ou muito “pedaçudo”. Aumente o monte, junte mais material úmido, como restos de cozinha, e /ou regue o monte.Animais fuçando na composteira. Quando adicionar ao composto restos de comida já misture o monte. Caso deseje, já separe restos de comida para os animais domésticos, colocando no monte somente os demais matérias.

E COMO VOU UTILIZÁ-LO?

Depois de pronto, se achar que há necessidade é possível peneirar o composto, os pedaços inteiros podem ir para a nova composteira. Coloque o produto final em seus vasos e utilize no jardim ou horta caseira.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?