Nome Popular: Afelandra, afelandra-zebra, espiga-dourada, planta-zebra
Família: Acanthaceae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
A afelandra é uma planta florífera, de textura herbácea, com 50 a 90 cm de altura, muito utilizada na decoração de ambientes internos. Ela apresenta folhas grandes, ovais, acuminadas, glabras e de coloração verde-escura, com nervuras bem marcadas, brancas ou amareladas, de acordo com a variedade.
As inflorescências são do tipo espiga, terminais e eretas.
Elas surgem na primavera e verão e são formadas por brácteas amarelas e brilhantes e flores tubulares, labiadas, amarelas ou brancas.
As principais variedades de afelandra são: 'Louisae Van Houtt' (pequeno porte, boa para vasos, folhas com veias amarelas e espiga dourada), 'Leopoldii' (de folhas com veias brancas, caule avermelhado e brácteas vermelhas), 'Brockfeld' (de crescimento compacto e folhas de veias amarelas), 'Fritz Prinsler' (de folhas verde oliva, com nervuras amarelas), 'Dania' (planta da foto, compacta, de veias brancas ou creme e caule avermelhado). 'Ivo' (de cor verde escuro), 'Silver Queen' (de tonalidades mais claras).
Deve ser cultivada sob meia sombra ou luz difusa, em substrato bem drenável, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Não tolera o frio ou ventos. Aprecia adubações a cada 15 dias nos meses quentes. Em regiões tropicais, a afelandra pode ser cultivada diretamente no jardim, formando belos maciços e renques junto a muros, em canteiros bem adubados.
Em lugares de clima frio, ela apreciará o cultivo em vasos e jardineiras, em locais protegidos dentro das residências ou em casas de vegetação.
Rega: Regar moderadamente, preferencialmente com água tépida, o suficiente para umdecer o substrato, ms deixando que a camada superior (2 a 3 cm) seque antes de voltar a regar. Uma rega excessiva fará apodrecer os caules causando a morte prematura da planta.
Multiplica-se por estacas postas a enraizar em estufas úmidas, ao final do inverno.
Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.
15 comentários:
Gostaria de saber mais sobre as Aphelandras amarelas, da minha amiga e minha sogra estão murchando, o que faço para que aminha não murche tamabem?, pois ja esta começando.
Por favor nós ajude!
A minha Aphelandra esta murchando o que faço? Engraçado porque comprei 3 cada uma em casa diferente e as 3 murcharam praticamente no mesmo dia.Isso é normal?
respoda na pagina de comentarios estarei no aguardo.
Grata,
Em resposta a pergunra acima, o que me parece é que as afelandras foram regadas demasiadamente.
Atenciosamente,
Sônia
Olá! Queria saber se posso e como devo podar a aphelandra! Obrigada.
Oi Pricila, tudo bem??
A poda da Afelandra deve ser feita na ponta dos ramos para dar formato à planta. Esta tarefa deve ser feita de Maio a Julho, quando a floração é escassa.
Abraços,
O caule da minha Afelandra esta apodrecendo, se eu planta-la no jardim ela pode se recuperar!? Uso só terra ou adubo? Obrigada
Olá Diane, tudo bem?
Então, se o caule de sua planta está apodrecendo é sinal de que foi muita regada. Infelizmente não tem salvação.
Abraços.
Olá troquei minha aphalandra de vaso e ela esta murcha o que será q houve???? E o q fazer?????
Olá, boa noite!
Deve ter sido regada demais,o que faz a planta murchar e apodrecer.
Deixe de a regar uns dias, até a parte superior da terra estar seca, pode ser que recupere.
Boa sorte !!!
A minha também estar apodrecendo, se eu retirá-la e acrescentar areia para secar mais o solo, será que ainda tem salvação??
Infelizmente, depois que apodrece a raiz da planta, não tem mais solução.
Abraços.
Minha afelandra eu bati na época que brota as flores e quebrou ela nasce de novo.
Olá Fábio, boa tarde!
Nascerá sim, só que vai demorar um pouco, ok?
Abraços.
Quantas vezes na semana devo regar a aphelandra?
Olá Jéssica boa noite !
O substrato da aphelandra deve estar sempre ligeiramente úmido, não tolera solo seco. Esta umidade deve estar na medida certa, a rega deve ser feita em quantidade bem moderada.
Você deve sentir que ela necessita de rega colocando o dedo na terra e sentir se está seco ou não.
Abraços.
Postar um comentário