Aprendendo a regar da melhor forma

Você tem dúvidas de como é melhor regar o seu jardim, horta ou pomar? Nós te explicamos!
Regar parece ser fácil, mas muitas são as dúvidas que ainda permanecem a quem cuida de jardins, hortas ou pomares.

Por quê regar?

Muitas plantas não morrem caso deixemos de regá-las. Mesmo assim, quando regamos regularmente essas plantas, de forma correta, podemos melhorar seu aspecto e deixar a planta mais saudável e viva. Por isso, não devemos desprezar as regas.

Confusão

Muito se confunde o termo “irrigar”, ou “irrigação”, com o “regar”, ou “regas”. Essa diferença não é muito importante para nós, mas vale a pena entender. O termo “irrigar” faz referência às regas com quantidade de água minuciosamente controlada, calculada com base em vários fatores, o que quase nunca ocorre em jardins. O termo “irrigação” é utilizado amplamente na agricultura, o termo “rega” é utilizado para jardins e outros pequenos cultivos.

Mito inconveniente

Muitos dizem que regar ao meio-dia causa cozimento das folhas, o que não é verdade. Na realidade, o efeito é contrário a esse. A planta sofre abaixamento de temperatura com as regas nesse horário. Essa confusão ocorre pela recomendação das regas nos horários mais amenos do dia, devido à menor evaporação de água que ocorre nesses horários, aumentando o aproveitamento da água pela planta.

Como devo regar?

Deixando os mitos de lado, vamos ver quais são as recomendações para regar as plantas:

  1. Verifique a freqüência e abundância recomendada de regas para a planta que será regada. Não de água nem muito a mais, nem muito a menos do que é recomendado, isso pode gerar estresse e ataque de doenças e pragas.

  1. Procure regar nos horários mais frescos do dia. A água é menos evaporada nesses períodos, sendo aproveitada melhor pelas plantas, e estocando melhor a água no solo.


  1. Não jogue jatos fortes de água no solo nem na planta. Regule a força da água utilizando o dedo, pulverizando-a sobre as plantas e solo. Quando um jato de água é jogado diretamente na terra, a terra se endurece na superfície ao secar, impedindo a penetração de água no solo. O jato forte nas plantas causa quebra de folhas, e danifica as plantas.

  1. Cuidado com folhas sensíveis. Principalmente algumas plantas de interiores, como a violeta, não podem ter suas folhas molhadas. Para essas plantas a utilização de pratinhos é ideal, devendo a planta ser regada só nos pratos. Vale lembrar que com a problemática da dengue, encontrada nos dias atuais, é altamente recomendável a colocação de areia nos pratinhos, o que não interfere em nada a qualidade das regas.





Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.Obrigada.

Nenhum comentário: