- Nome Científico: Phormium tenax
- Nome Popular: Fórmio, linho-da-nova-zelândia, fibra-da-nova-zelândia, cânhamo-da-nova-zelândia
- Família: Hemerocallidaceae
- Origem: Nova Zelândia
- Ciclo de Vida: Perene
As inflorescências surgem na primavera, são altas, com numerosas flores vermelhas e dependendo da variedade tem maior ou menor importância ornamental.
As flores atraem beija-flores.Sua folhagem vistosa, a torna apropriada para o cultivo isolado em vasos, como bordadura ou em grupos irregulares, e até mesmo em renques junto a muros ou lagos.
É versátil e muito rústica, adequando-se perfeitamente a jardins de estilo tropical, contemporâneo ou de pedras. Seu efeito é um tanto expressivo e deve ser usada com moderação e bom senso, para não tornar o jardim cansativo. Na Nova Zelândia, as fibras extraídas das folhas de fórmio, são utilizadas em cestarias e outros artesanatos pelos Maori, que também o utilizam como planta medicinal.
Deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Pode ser plantado em terrenos úmidos, como planta palustre, próximo a lagos e espelhos d’água, assim como no litoral. Tolerante a uma ampla faixa climática, desde o clima temperado até o tropical. Multiplica-se por divisão das touceiras e por sementes.
Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.
3 comentários:
qual a distancia que deve deixar entre um formio e outro?
A flor do formio é de corte ou não deve ser removida?
Os formios de nosso jardim floresceram aopós tres anos desde que foram plantados. Sua flores são de corte ou devem ser preservadas?
Postar um comentário