Como cuidar de Antúrios (Anthurium sp.)



-->


A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, alcançando o tamanho da cabeça de um alfinete. A parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice - espiga onde brotam as minúsculas flores - e espata do antúrio - a bráctea colorida, ou a folha modificada. As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga.

Esta peculiaridade é um artifício da natureza: quando as flores são pouco significativas, a natureza produz folhas modificadas ou brácteas coloridas para atrair insetos e outros agentes polinizadores. Isso também ocorre com as flores do bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) e da primavera (Bougainvillea spectabilis), por exemplo.

Existem mais ou menos 900 espécies de Antúrio na natureza - todos na América do Sul e América Central - e a Anthurium Andreanum é uma das mais belas. A planta é de origem tropical, mas mesmo assim se adapta bem à sua sala, terraço ou jardim. Sendo bem cuidada, e pode florir sempre.

Luminosidade: Ao receber a sua planta , tire-a da embalagem e coloque-a em um lugar bem iluminado e ventilado, de preferência onde a planta receba o sol da manhã. A planta pode florir bem no seu jardim desde que fique em lugares à sombra.

Adubação: O Antúrio precisa de adubo regularmente (uma vez por semana),
- Um excelente adubo é o de gado curtido: deixe de molho, por uns 8 ou 10 dias, cerca de 1 kg de esterco de gado, bem curtido, em 10 litros de água. Na hora de utilizar, mexa bem e regue com essa calda os antúrios.
- Adubo NPK 10:10:10 é utilizado para o crescimento vegetativo
- Adubo NPK 04:14:08 é indicado para desenvolvimento de estrutura reprodutiva (flores)

Regas: Regue em abundância uma vez por semana, quando o vaso ficar leve, não deixe água no prato debaixo do vaso; isto faz com que as raízes fiquem encharcadas e apodreçam. Use de preferência água da chuva, água mineral ou de poço. Evite usar água clorada; em último caso ferva a água e deixe resfriar antes de usar. Deixe de vez em quando a planta na chuva. Também pode-se pulverizar água sobre a planta nas horas mais quentes de dia imitando o clima úmido da floresta.

Temperatura: O Antúrio é originário da floresta Amazônica e por isto prefere temperaturas entre 18º e 20º. Em época de clima frio, especialmente nas regiões sul e sudeste, evite deixar seu Antúrio exposto, pois não sobreviverá à geada e ventos frios. Eventualmente cubra a planta em noites muito frias com saco plástico, pano ou palha, especialmente as plantas no jardim.

Florada: O Antúrio bem cuidado pode florir sempre. As folhas velhas começam a perder o brilho esverdeando aos poucos, até ressecar. Neste caso pode tirar ou deixar o caule ressecado



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

54 comentários:

Anônimo disse...

olá Sonia!
adorei o seu concelho sombre antúrios.tenho vasinho em casa que comprei muito caro, mas na verdade não sei muito bem cuidar dele.
agora com os seus encinamentos vou melhorar o tratamento dele.
assim como você adoro flores.E jáque temos coisas em comum podemos ficar amigas.receba o meu cordial abraço.

Anônimo disse...

não entendi muito bem como faser comentario por que nºao pediram o meu mail.
mas assim mesmo vou mandarse por acaso quiser conversár comigo.
ermelinda01@uol.com.br

AÍDA disse...

Obrigada, querida Sonia, tu me ajudaste muito com tua experiência em anturios. Sou apaixonada por eles.
Por isso precisei aprender como trata-los.Se quizer trocar figurinhas...
aidadospampas@hotmail.comreelfu

Unknown disse...

Oi Sonia assim c/ vc adoro plantas,e tenho um anturio e um lirio da paz dentro de casae mtas outras fora de casa,gostaria de saber se de vez em qdo tenho q/ tirá-las p/ fora,o lrio depois q/ coloquei dentro de casa ficou mais bonito,e o anturio desde q/ ganhei está dentro de casa tbem,fico c/ receio de colocá-lo p/fora e ele morrer.gostaria de obter resposta.obrigado um abraço.

osmarina Pará disse...

Ganhei uma muda de antúrio cresceu ficou linda deu varios filhos porém nada de flores ,gostaria de informações sobre adubação para florir , eles estão no patio de minha casa me oriente como cuidar melhor deles sou apaixonada por esta planta desde já agradeço

Anônimo disse...

Olá, Sonia!
No dia das mães ganhei um antúrio grande de meu esposo, mas a gente não sabe mto bem cuidar dele. Ele tinha uma inflorescencia, mas já caiu e tem outra abrindo. Ele tem umas folhas meio ressecadas e não sei se devo podar e como podar... O que fazer? Um grande abraço pra vc!!!

Anônimo disse...

Prezada Sônia,
meu corredor lateral de casa é todo de antúrios. Recentemente muitas das inflorescências começaram a ficar com pintas pretas, e também a espiga central de cada antúrio está "inchada", grossa. Não sei o que está acontecendo.
O canteiro recebe água da chuva e , quando não chove,tenho regado regularmente.E também tenho colocado fertilizante.
Qual "doença" acomete o antúrio? Como posso tratar?
Desde já agradeço,
Angela

Unknown disse...

Oi Sonya!Aprendi um pouquinho como cuidar do anturio.Gostaria tambem, que você me orientasse,com relação a terra.Precisa de alguma terra especial? Comprei um anturio num vaso, que veio coberto com fibra de côco, não sei se devo retirá-la. Ele está tão lindo! Me responda se você puder.Um abraço Edna-ednasbrasil@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Sonia
amei suas dicas vou fazer exatamente igual mas eu quero saber o que você faz para seu antúrios dar tantas flores o meu so solta duas flores a cada florada

Anônimo disse...

Bom dia,Sónia. Tenho a honra de perguntar sobre o problema do meu Anthurium. Ela tinha flores secas, e agora as folhas estão secando, já com apenas um e que apenas dois deles praticamente seco. Transferido para outro navio, para ver se tinha força e teria mais espaço, mas não vejo melhora. Gostaria de ajuda urgente para o email: sc.paulo@netvisao.pt

Obrigado,
Atenciosamente,
Susana

PRANO disse...

SONIA ESTOU APAIXONADO POR SEU BLOG!!!SÓ USO ELE PRA ESTUDAR PAISAGISMO..POR FAVOR ME ADD
elvis_alves08@hotmail.com
abração!!!espero!!!

Anônimo disse...

NNolá Sónia
agradeço as palavras sobre como cultivar antúrio mas eu gostaria oemsaber se poderei ter um antúrio debaixo de um alpendre,na rua ,mas o local é bastante frio no inverno


e sujeito a ventos marítimos.:POR FAVOR DIGA-ME ALGUMA COISA.

Anônimo disse...

Olá Sónia,

Tenho um vaso com anturios que adoro, vinha com muitas flores mas já todas elas secaram. Agora tem apenas folhas que estão a ficar como que queimadas e não sei o que fazer porque não queria que ele morresse. Será que lhe dou pouca água? o vaso está dentro de casa. Também gostaria que ele desse mais flor, há algum truque para isso?
Obg. pela ajuda e fico a aguardar resposta.

mceucardoso@gmail.com

Unknown disse...

Olá Sônia! Adorei a sua dica de como cuidar dos antúrios, adoro plantas de modo geral, não sabia como cuidar dessa planta, agora sim, terei muito mais cuidado com a minha plantinha.Gostaria de ter sua amizade, pois adoro flores.Um abraço.

Ilda disse...

Olá Sonia,
Achei ótimo seu blog. Tenho um vaso de anturios da qualidade gigante com flores cor branco/rosada, porém, o caule esta ficando alto e não sei o que devo fazer com ele. Devo tirar da terra e replantá-lo novamente, pois os caules estão com as raizes expostas.Parabéns e forte abraço.
ildadiogo@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho adoração por anturios. mas nunca consegui cultiválos. penso que eles gostam de sombra.
estou pensando em colocar o meu, que ganhei de presente, num lugar que pega o sol da manha, mas sombra a tarde. mas o problema que nesse lugar venta muito e é frio no inverno. ele nao poderia ficar num lugar tipo, coberto, sem sol?

INALDO disse...

amei!ganhei um antúrio de um amigo no ano passado mas ele ja estava quase apodrecendoa raíz.essa semana achei um baude aqui no quintal e fuia um terreno baldio pegar terra preta para planta-lo até pena de galinha tinha na terra.se era de macumba não sei mas o que tenho serteza é que todo peder esta nas maõs do SENHO JESUS e não há feitiço algum nessa terra nem no inferno que ele não destrua! mas prometo que passarei a ciudar melhor da minha plantinha!um abraço!INALDO BATISTA DOS SANTOS.

Anônimo disse...

oi plantaSonya, gostaria de participar do Blogger, gostei muito das suas respostas. Como faço?

Unknown disse...

gostei dos seus comentarios sobre plantas, eu amo a natureza

Unknown disse...

quero umas dicas para poder cuidar das minhas plantas, gostei mto das suas.

Anônimo disse...

gostei do seu blogger

Unknown disse...

Adorei as informações sobre cultivo e cuidados com o antúrio,pois comprei uma muda.Fiquei contente em saber do seu benefício em tê-lo em casa.
Abraços...
Nilza

Anônimo disse...

olá sônia: gostaria de saber se os anturios se dar bem com vento...moro 22 andar e gostaria de coloca-los na minha jardineira...o sol só bate pela manhã.

Sonia Oliveira disse...

Olá!!
Os antúrios são plantas resistentes, eles suportam baixa insolação e até ventos. Só tenha cuidados quanto ao excesso de sol, o ideal é que ele receba, pelo menos, 4 horas de sol por dia, sendo que o sol deve ser na parte da manhã ou depois das 4 horas da tarde.
Boa sorte.

Elaine disse...

Ola Sonya..
Tenho um anturio que está muito alto e sem flores já por 1 ano, gostaria de saber se posso cortar o tronco da planta e como faço para replanta-lo.
Pode me ajudar?
Grata
Elaine
eventurolli@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Gostei das sugestões...MANDE CONTATOS NO MEU IMAILPOR FAVOR QUE É :silvia_pei@hotmail.com.. OBRIGADA

Anônimo disse...

Oi tenho dois pes de anturio e eles derepente as folhas começaram a ficar pequenas e começaram a não se desenvolver mais,molho eles todos os dias eles pegam sol na parte da manhã molho com agua filtrada,não queria perder eles o q devo fazer?um e da especie grande cor branco e o outro e pequeno.obrigada!Josinete:netelimaopo@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Sonia
Gostei bastante das suas observacoes sobre como cuidar dos Anthurium. Eu estou com uma duvida. Os meus sao vermelhos e agora estao ficando cor de rosa escuro. O que estou fazendo errado? Agradeco alufcarvalho@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Sonya,
Procuro informações sobre um problema. As folhas estão ficando marrons no meio delas mesmo. O que será que estou errando?
Grata
Vera

Delore Bem Casados disse...

Olá Sonia
Meu vaso anturio, as vezes fica com aparencia como se estivesse morrendo, mudo para a sacada do apto e ela volta ao nomal.
Eu não entendo, se ela não pode ficar exposta ao sol, como fica assim?
Delore

Unknown disse...

Sonia tenho 2 vasos grandes de antúrios, lindos, agora esta com aspeto de ferrugem, socorro, não quero perde-los, me ajuda.

Sergio Bueno disse...

Olá Sonya!
Muito boa a sua matéria sobre o Anthurium. Aliás, foi uma grata surpresa encontrar você aqui neste Blog, pois eu já a havia visitado no outro site "PlantaSonya".
O motivo real que me levou a adquirir o Anthurim foi o de utilizar a sua folha para testar o adubo biológico caseiro para orquídea que eu mesmo fiz, de nome Bokashi, já que gosto muito de orquídeas. Agora, com as informações adquiridas a respeito do Anthurium, tenho certeza que esta será mais uma das plantas que integrará as minhas coleções.
Boa sorte e sucesso para você.

Anônimo disse...

Sonia sou do Rio, mas moro na divisa de Mias com Bahia, numa fazenda a trabalho, adoro anturios, mas aqui o clima é muito quente o ano inteiro e não chove, comprei umas mudas de anturios, mas não vão pra frente, algumas morreram e outras estão feias e não crescem, socorro me ajude a recupera-las e cuidar da forma correta.
mande dicas para meu e-mail por favor
bjdd
cirlenewilson222@hotmail.com

KATIANI disse...

OBRIGADO PELAS EXPLICAÇÕES, AGORA JA SEI COMO MINHA MÃE VAI CUIDAR DE SUA PLANTINHA HOJE NO ANIVERSÁRIO DELA ELA GANHOU UM ANTÚRIO DE UMA AMIGA, E JA SABE COMO DEVE CIUIDAR COM SUAS EXPLICAÇÕES, O ANTÚRIO ALEM DE SER UMA EXELENTE FLOR TAMBÉM É PODEROSA, OBRIGA........

Anônimo disse...

Olá Sônia tenho um anturio no começo msoltava muitas flores depois foi parando noto que à medida que vai crescendo vai ficando pesado e tombando quando sai alguma flor é defeituosa Noto que esta muito cheio de raizes .Será que tenho que estar trocando a terra? O adubo que uso é de vez em quando daqueles potinhos liquidos de supermercado

Anônimo disse...

olá Sonia!
gostaria de saber como mudar a cor do anturio bjs josefa

carlos disse...

Show de bola o seu resumo sobre o cultivo do Antúrio, ajudou muito, importante ter um parecer de uma pesoa especializada no assunto.
obrigado
Carlos
20Nov11
Campo Grande-MS

Anônimo disse...

Olá Sonia,
gostária de saber a época q posso podar meus ANTÚRIOS, eles estão muito altos pereciso podar qual é melhor época.
obrigado.

Bilu Flores e Presentes disse...

Boa tarde Sonya, acabei de ganhar algumas cabos de antúrios com flores, mas não tenho idéia de como plantá-las mesmo porque fiquei na dúvida como estão sem raízes elas podem viver. Me ajude por favor, as flores do antúrio estão linda.
Obrigado Sonia

Taise disse...

OI, Sonia. Tenho 2 antúrios em casa e as flores estão ficando amareladas e as folhas queimadas o q posso fazer?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!
O antúrio é uma ótima planta que não gosta de sol direto, mas precisa de bastante luminosidade para que a floração dure mais. Também deve ser colocada em lugares onde não haja corrente de vento.
Gosta de muita umidade, por isso as regas devem ser diárias. Mas, o vaso deve ser bem drenado. No inverno, pode-se reduzir para cada 2 ou 3 dias. Pode também pulverizar água nas folhas, mas deve-se evitar as flores.
Quando as folhas começam a ficar ressecadas com aparência de queimadas é sinal de que há pouca umidade no solo e no ar. Aumente a frequência das regas, molhando o vaso sempre que a superfície do solo ficar ressecada, e borrife a folhagem, principalmente nos dias mais quentes.

A manutenção do antúrio inclui em retirar as folhas secas e se a folhagem ficar densa demais, as folhas mais velhas também.

Alguns sintomas e possíveis problemas:
Quando as folhas ficam enroladas é sinal de falta de umidade/ ambiente muito seco.
Quando perde as cores/planta sem brilho, opaca: luminosidade insuficiente
Quando os novos brotos ficam pequenos e frágeis é indício de falta de adubo. Afofe a terra, complete o vaso com composto orgânico e faça adubações periódicas para manter o solo fértil.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços.

Anônimo disse...

OI SONIA!!! TENHO ANTHURIUNS NA MINHA CASA A DOIS ANOS, AINDA ESTOU APRENDENDO A CONHECE-LOS. EU OS TENHO EM VASOS DE VIDROS BEM GRANDES. OBSERVEI QUE TEM VARIAS MUDAS PEQUENAS E NAO ESTAO FLORINDO COMO E SUPOSTO COMO VOCE FALA NO SEU SITE. ONDE VIVO NAO TEM FERTILIZANTE DE BOI. ENTAO USO OS QUE TEM AQUI. GOSTARIA MUITO QUE VOCE ME AJUDASSE!!! AMO MEUS ANTHURIUNS (MEU MARIDOME DEU) FOI PRESENTE. MEU EMAIL E MIRIAMSENC@RCN.COM MORO EM NEW YORK HA MUITOS ANOS.EU APPRECIARIA MUITO SUA RESPOSTA. MUITO OBRIGADA!!!!!! MIRIAM.

Sonia Oliveira disse...

Olá Mirian, boa noite. Infelizmente não estou conseguindote enviar por e-mail, ele está voltando por algum problema em seu endereço eletrônico. Espero que você volte a ler a postagem para saber o que você deve fazer com a sua planta.

A melhor coisa no teu caso é o replantio porque tem 2 anos que você as mantém nos mesmos vasos, com certeza, elas devem está com raízes expostas.
Isto indica troca de vaso. Não aconselho que fiquem plantados em vasos de vidro, opte por vasos de cerâmica, eles deixam o substrato da planta úmido, coisa que os antúrios adoram. O substrato que você vai usar pode ser fibra de coco, húmus de minhoca e terra de jardim, misture os três. Esta mistura deixa a raiz da planta respirar e alimenta ao mesmo tempo. Tome cuidado para não desmanchar o torrão da planta, quando retirar do vaso onde estão
plantados.

Coloque uma quantidade da mistura no fundo do vaso e após, coloque a planta, preenchendo os lados com o substrato, deixe a planta um pouco abaixo do nível da borda do vaso para que possa completar por cima, o restante da mistura. Após o replantio regue-a. É bom colocar uma vez por ano, torta de mamona sobre o vaso, uma colher de chá do adubo. E você pode usar adubo
mineral, por exemplo, NPK 18:18:18 ou NPK 10:10:10, na medida de meia colher de chá de adubo puro por litro de água, nos meses que antecedem o Verão e o Outono, aqui no Brasil seria de, de Novembro a Fevereiro, neste caso, deve ser uma vez por mês. Procure adubar somente após duas semanas de replantado.

Deixe-a em local bem iluminado e evite o sol direto nos primeiros dias que sucedem o replantio.

Borrifar as folhas é muito bom, inclusive quando o clima se apresenta muito seco e, seguindo este mesmo conselho, tomar um pouco de chuva leve também
ajuda.

Bem, é isso, espero ter ajudado, qualquer coisa, é só perguntar.

Um abraço,

blog da mercedes disse...

ola Sonia adoro e aprendo muito com o que tu escreves gostaria de saber ganhei no começo de abril um vaso de anturio vermelho plantado lindo e cheio de flores e botões mas agora começou a aparecer manchas pretas em todas as folhas das primeiras bem em baixo como as maiores e algumas aparece uma abertura no centro da mancha e os botões não só não abrirão e secarão ela esta dentro da sala desde o primeiro dia o que esta acontecendo podes me ajudar obrigada desde já e abraços de ama fã do teu trabalho

Sonia Oliveira disse...

Olá Mercedes, boa tarde, tudo bem?

Então, Essas manchas são consequência da presença de fungos. Corte as folhas mais atacadas e faça aplicações de fungicidas para eliminar o fungo totalmente, impedindo que a doença se espalhe para outras plantas.

Uma boa solução para este problema é o uso da calda bordalesa, um fungicida e acaricida atóxico, que deve ser pulverizado a cada 15 ou 20 dias.

Trata-se de uma solução feita com 100 gramas de sulfato de cobre diluído em 10 litros de água, acrescido de sal hidratado.

Para prepará-la, você vai precisar de:
1 saco de pano;
200g de sulfato de cobre;
200g de cal virgem e 20 litros de água.

Modo de fazer:
Com o saco de pano prepare um sachê com o sulfato de cobre. Mergulhe o sachê em 18 de litros de água por 3 ou 4 horas até que o sulfato dissolva. À parte, misture a cal em 2 litros de água e despeje na solução preparada com o sulfato dissolvido. Mexa bem.

Antes de usar a calda bordalesa, faça um teste de acidez: mergulhe uma lâmina de ferro no preparado. Se ela escurecer, não aplique ainda a calda na planta.

Acrescente um pouco mais de cal e faça o teste novamente. Caso a lâmina continue saindo manchada, adicione mais cal até que a lâmina não saia sem escurecer.

A calda bordalesa deve ser usada no máximo até o terceiro dia após o preparo. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, não recomenda-se aplicar em concentração forte.

Você também poderá encontrar essa calda já preparada, (em pó) em bons Garden Centers. É só seguir as orientações da embalagem.

Obrigada por visitar o blog.
Um grande abraço para você e boa sorte com seu Antúrio.

Anônimo disse...

Adorei suas dicas, tenho um anturio a quatro ano, nao sabia cuidar e ele estava morrendo aos poucos, há uns dois meses resolvi pesquisar como cuidar dele, estou maravilhada, ele vai sobreviver, ja nasceram 3 folhas novas, agora estou sonhando com o dia que ver aquelas lindas folhas alaranjadas e florzinhas suas dicas vao me ajudar ainda mais. Grata.

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!

Que bom que você conseguiu recuperar seu antúrio.

As plantas quando cuidado com carinho e dedicação, com certeza ela vai lhe retribuir, com suas folhas e flores exuberantes.

Abraços,
.

Heraldo disse...

Sonia, boa noite!
Estava com dificuldades com a minha planta - anturio -, na realidade ganhei no meu aniversário e não sabia o nome, coloquei num vaso e deixei na sala que é poente; ela começou a secar. Depois que descobri o nome acessei o site e agora graças as suas dicas, vou cuidar com muito carinho.
Um grande abraço,
HCampelo - Salvador - ba

Helenice disse...

Adorei saber que os antúrios nos ajudam a realizar os projetos engavetados.Por incrível que pareça,tenho mania de deixar tudo pela metade e me frusto com isso.Sempre admirei antúrios e agora mais ainda.Ganhei um e ,como moro em apartamento,o coloquei na sala,bem perto da janela,minha sala é poente,ele não receberá sol pela manhã,e eu tenho molhado todos os dias,e não adubo 1 vez por semana,acho que estou fazendo errado,mas ele tem apresentado nascimento de folhas constantemente,só ainda não vi sua flor.Esse tipo de adubo que ensinas não me é possível,será que teria algum que eu pudesse comprar?Outra coisa tenho um grande problema com toda planta que entra aqui em casa,as formigas atacam,quando a planta morre,ao arranca-la do vaso,encontro um enorme formigueiro nas raizes.Porque?Se eu não tenho problemas com formigas em casa? elas só aparecem nas minhas plantas,não sei o que faço.Poderia me dar uma dica? Meu e-mail é helensouzza@hotmail.com

Anônimo disse...

Sônia,
Muito obrigada pelas dicas, pois tenho vários pés de antúrio, só que eu não sabia da diversidade dos tipos. O que eu estou preocupada é que a folha ou flôr, ela nasce vermelha e depois fica discorada, clara meio amarelada, o que devo fazer?
Meu i-mail: zenaide_santoss@hotmail.com

Unknown disse...

Ola adorei o blog mas preciso de uma ajuda. Pois tenho um vasão com antúrios vermelhos, e suas folhas e inflorecencias estão paracecendo q eu vão morrer pois estão ficando com mamchas ressecadas o que pode ser???

Anônimo disse...

ola sonia eu tenho um anturio ele estava em um lugar bm arejado e estava lindo florindo direto agora mudei ele de lugar ele quase nao floresce mais as folhas que nasce e pequenas e meios amareladas o que eu faço devo mudar ele de lugar onde ele esta nao e arejado e um local interno

Sonia Oliveira disse...

Olá, tudo bem?

Então, o antúrio não tolera incidência de raios soares diretos, mas sim de um local com boa luminosidade e bem arejado.

Eu sugiro que você o coloque no local onde estava.

Abraços e boa sorte !!

Anônimo disse...

Tenho um antúrio, mas ñ sei cuidar dele já fiz de tdo, troquei de vaso, para um de barro, e continua morrendo. Coloquei na sala ñ resolveu, levei para outro lugar e continua morrendo, molhei, coloquei adubo, mas tbm ñ aceita. Agora entrei no teu blog e gostei mto, pode ser q eu ainda salve ele, pq vc explicou mto bm como cuidar..e-mail...(mfer4_8@hotmail.com)