Bastão-do-Imperador

Nome científico: Etlingera elatior

Família: Zingiberaceae

Nomes populares: bastão-do-imperador, gengibre-tocha, flor-da-redenção

Etimologia: a planta tem esse nome devido à sua forma - a flor sai do chão e não dos galhos. O ar imponente e o talo reto e alto lembram um bastão imperial.

Origem: Malásia

Características gerais: herbácea rizomatoza, suas hastes alcançam de 2 a 4 m de altura, são eretas, com folhas grandes, alongadas e levemente rosadas. As inflorescências são grandes, em forma piramidal, com escamas verdes e brácteas em tons vermelho, rosa e porcelana.

Comercialmente, existem quatro cultivares interessantes: Red Torch (brácteas vermelhas), Pink Torch, Porcelana (brácteas rosadas) e, ainda, uma em formato de tulipa (brácteas rubras).

Condições de cultivo: desenvolve-se melhor em solos ricos em matéria orgânica, profundos, porosos e bem drenados. O solo deve ser mantido sempre úmido, pois o bastão-do-imperador é bastante sensível à falta de água. A irrigação pode ser feita por aspersão, microaspersão, gotejamento ou infiltração.

A temperatura ideal de cultivo é de 22°C a 35°C diurnos, e entre 18°C a 27°C noturnos. A umidade relativa deve ser entre 70% e 80% e o cultivo ocorre a pleno sol ou em locais parcialmente sombreados.

Propagação: para as flores tropicais, a forma mais utilizada de propagação é por meio dos rizomas, de onde emergem os brotos, formando touceiras e ampliando a produção de folhas e flores e, ainda, pode ser feita utilizando as técnicas de cultura de tecidos.

Devido à importância da qualidade da muda no plantio, os rizomas escolhidos devem ser coletados de plantas vigorosas, sadias e de alta produtividade. Para cultivos comerciais deve-se evitar o plantio por sementes, devido à variabilidade genética que trará desuniformidade no padrão das inflorescências. Além disso, o florescimento é retardado, pois a germinação por sementes pode demorar até mais de dois anos.

Usos: as flores são utilizadas tanto para ambientes festivos como em seguimentos de hotelaria, na decoração de residências, jardinagem e outros estabelecimentos que necessitam de cor e alegria no visual. Valoriza jardins tropicais e contemporâneos, podem ser plantadas isoladamente ou em grupos. Floresce principalmente na primavera e verão.

Curiosidades: atrativa de pássaros e borboletas, é uma espécie bastante exótica e pode ser cultivada em todas as regiões do Brasil. A cultivar Torch Ginger é a mais popular e é amplamente cultivada no sudeste asiático. Pode ser usado como ingrediente essencial em alguns pratos na Tailândia onde geralmente é servido cru.

Significados: pelas características da inflorescência, caracteriza a nobreza.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

7 comentários:

Anônimo disse...

Me apaixonei por essa planta, tenho 6 cores e estou em contagem regressiva para que floresça.

Anônimo disse...

Suas dicas foram super.Adorei.Felicidades...

Anônimo disse...

Tb gostaria de ter alguns bolbos dessa flor mas sempre q tento comprar via internet deparo com alguns obstáculos como por ex.não enviarem para fora do Brasil e uma vez que vivo nos Açores fica um pouco dificil.Por isso se alguém souber como posso comprar agradecia que dissessem alguma coisa.Obrig

Rejane disse...

Estava preocupada, pois tenho bastão do imperador de cor rosa e tem quase 1 ano que comprei a muda e tenho dentro de casa, não sei quando ela floresce, mas valeu pois não sabia que tinha que aguar sempre, e ficar na sombra, as folhas dela ficam queimadas, será que é o sol que queimam?

Sonia Oliveira disse...

Oi Rejane, boa tarde!

O bastão-do-imperador deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com freqüência. Ele só não é tolerante às geadas, ao frio e ventos fortes.

Abraços.

Ângela Raquel disse...

Eu tenho um plantio de bastão rosa e vermelho...preciso saber como tenho que fazer para que dê muitas flores e que sejam vistosas;aqui em casa as abelhas cachorro que aqui nós falamos fazem
com que as flores ficam feias...da muitas flores grandes.está plantada á beira de um córrego;vendo mudas de todo tamanho...preciso saber como fazer para que produza o ano todo...Tenho vontade de vender flores para casamentos e floriculturas de todo o brasil e para fora do brasil...

Sonia Oliveira disse...

Olá Angela, boa noite !

O bastão-do-imperador é atrativo para beija-flores e alguns insetos, por isso ele está sendo
atacado por abelhas como vc diz.

Besouros, ácaros, formigas e pulgões estão entre as pragas mais comuns que atacam o bastão-do-imperador.

Como não há produtos químicos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o controle pode ser realizado com produtos alternativos, como armadilhas, pulverização com detergente ou sabão de coco, óleo de nim e calda bordalesa.

As folhas senescentes e inflorescências remanescentes devem ser podadas. Para uma melhor floração deve ser feita uma adubação orgânica ou mineral. O ideal é que seja adicionado composto orgânico no plantio com acréscimo de adubo mineral. Como adubação básica, recomenda-se utilizar 150 gramas de N, 100 gramas de P e 200 gramas de K. Quando a cultura já estiver produzindo, utilizar 300 gramas de N, 200 gramas de P e 300 gramas de K.

Abraços e boa sorte !