Capuchinha

Nome científico: Tropaeolum majus

Família: Tropaeolaceae.

Nomes populares: agrião-do-México, chagas, capucina, mastruço-do-Peru, capuchinha-grande, flor-das-chagas, flor-do-sangue, sete-chagas, nastúrcio.

Origem: Peru e Brasil.

Características gerais: planta herbácea, anual com caules carnosos e cilíndricos. As folhas arredondadas são dispostas alternadamente, e não apresentam brilho. As flores podem ser simples ou dobradas, vistosas, afuniladas, isoladas ao longo do pedúnculo, com coloração que varia de amarelo ao vermelho escuro. A floração ocorre na primavera-verão. O fruto é formado por três aquênios pequenos de coloração esverdeada.

Condições de cultivo: deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil enriquecido com composto orgânico, recebendo regas periódicas.

Propagação: multiplica-se por sementes ou por estaquia.

Usos: pode ser usada em vasos e jardineiras, formando maciços e canteiros ornamentais. Também pode ser cultivada comercialmente para produção de flores para culinária ou com finalidades medicinais.

Algumas plantas com flores, além do valor ornamental, apresentam características que as tornam verdadeiras iguarias, para “gourmet” nenhum botar defeito. O importante é que sejam cultivadas naturalmente, sem usar produtos químicos.A capuchinha ou chagas é uma dessas plantas.

Curiosidades: é conhecida em diversas culturas como uma planta multifuncional, além de medicinal e ornamental, é utilizada na culinária. O nome ‘flor-do-sangue’, surgiu pelo fato da planta ter propriedades antianêmicas. Sendo também, usada no tratamento para escorbuto, eczemas, psoríases, e outras manifestações cutâneas.

É muito fácil de Cultivar

Num canteiro ou num vaso, onde possa receber bastante luz solar, a capuchinha floresce bem. Decorativa, pode compor bordas em jardins ou formar um lindo arranjo, plantada numa jardineira e instalada numa varanda ou peitoril ensolarado. A planta se reproduz por meio de sementes, por divisão de touceiras ou estaquia, sendo que o melhor método é o da divisão. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, porém, durante a primavera, a capuchinha se desenvolve com maior rapidez.
A planta não é muito exigente quanto ao solo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, recomenda-se a seguinte mistura:

1 parte de areia
2 partes de terra comum de jardim
2 partes de terra vegetal

Para melhorar a qualidade da mistura, pode-se acrescentar 1 parte de vermiculita (encontrada facilmente em lojas de produtos para hortas e jardins).
Só é possível obter bons resultados no cultivo da capuchinha quando contamos com a incidência de luz solar direta, pelos menos durante algumas horas do dia. Quanto às regas, devem ser espaçadas, tendo o cuidado de manter o solo úmido, mas nunca encharcado.

A melhor maneira de dispensar completamente o uso de produtos químicos é manter a planta sadia, evitando ao máximo as condições favoráveis para o surgimento de problemas. O excesso de umidade, por exemplo, além de facilitar a proliferação de fungos, se transforma no ambiente predileto das lesmas e caramujos. O contato com plantas "doentes" é outro fator a ser considerado. Se a finalidade do cultivo da capuchinha for a alimentação, prepare um local especial para a planta, onde ela possa contar com a luminosidade necessária para o seu desenvolvimento e se mantenha livre de formigas e outras pragas. Caso seja realmente necessário, recorra às receitas naturais e caseiras para controlar os problemas.

Os cuidados com a capuchinha são poucos e compensam: sem a adição de qualquer produto químico, é possível ter uma planta delicada e ornamental, além de um lindo e saboroso ingrediente para saladas. Isso sem contar que tudo pode se tornar um bom negócio, pois os sofisticados pontos de vendas reclamam por não terem fornecedores suficientes para atender à procura pelas flores comestíveis.


Fonte (s): Revista Plantado Flores


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?


2 comentários:

lia disse...

fico impressionada sempre que procuro uma resposta para minhas perguntas sobre plantas encontro "Plantas Sonia" Parabéns e obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá Lia, boa noite.

Que bom que o blog está lhe ajudando a cuidar de suas plantas.
Muito obrigada por nos visitar.
Abraços.