Buxinho (Buxus sempervirens)

O buxo ou buxinho é uma planta da família buxaceae, lenhosa, em geral arbustiva, com folhas inteiras e perenes, frequentemente opostas, sem estípulas.


É um arbusto de origem Asiática, crescimento extremamente lento. Um bom material pode ser conseguido em jardim, pois são muito utilizados para ornamentação e topiaria, o que quase sempre lhe impede de florescer, pela poda freqüente.


Podem ser cultivadas no interior desde que próximas a uma janela com boa iluminação e ventilação.


Podem ser cultivados também a meia sombra ou pleno sol, desde que regados adequadamente. Se possível deixe secar um opuco a terra entre uma rega e outra e, neste caso deve-se molhar com abundância.


Pouco adaptável ao vento, o buxinho pode ser podado no formato que você quiser, criando lindas esculturas verdes na varanda. Também podem ser cultivados como bonsai.


Podem ser usados os adubos líquidos ou orgânicos a cada 15 dias, da Primavera ao Outono, não devendo ser adubados no Inverno.


O transplante deve ser feito a cada 2 dias em média, cortando de ½ a 2/3 do torrãso formado. Ver a postagem dicas para uma sugestão de solo.


Aceita bem a aramação, que pode ser feita durante todo o ano.


Aceita muito bem podas radicais e ao nascerem os novos brotos, deverão ser deixados crescer de 4 a 6 pares de folhas, podando no 1º ou no 2º par.


A propagação pode ser feita a partir de estacas de ponteiros no início da Primavera ou final do Verão.

Embora prefira o sol, agüenta bem o frio.


Cuidados: Manter sempre podada e regar três vezes por semana ( lembrando sempre que só regue quando sentir que a terra está bem seca).


Clima ideal: Ameno a frio.


Luminosidade: Pleno sol, Mais de 4 horas de sol direto.


Nome científico: Buxus sempervirens. .



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

11 comentários:

Cristina disse...

Olá Sonia, tenho visitado seu blog com frequencia, no momento tudo em relação a plantação tem despertado meu interesse. Vamos a minha duvida: tenho um exemplar de buxinho plantado em vaso na frente da minha casa, local de sol intenso a tarde, ela vem apresentando algumas folhas amarelas e frageis apesar de serem regadas com frequencia. Tenho impressão q plantei errado com relação a drenagem, vc tem alguma informação qto a tecnica de plantar buxinhos?
Grata
Cristina

Anônimo disse...

Oi, eu gostaria de saber como posso fazer mudinhas de buxus, pois, na minha cidade é difícil e cara.
Tenho alguns pés que comprei a bastante tempo e pensei em fazer mudas para tirar um extra.
Obrigada Zenita
Meu email é zenita_konig@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola, tenho umas mudas de buxus em frente a minha casa, onde pega sol o dia todo, sendo sol mt forte das 10 das manha ate umas 4 da tarde, algumas mudas estao apresentando as folhas secas, e quando tocadas caem, regos as mudas um dia sim e outro nao, gostaria de algumas dicas o que posso fazer? Pensei em deicha-las dentro da area!!!

Aguardo um retorno.

Grata Helen.
Helen.varsovia@brturbo.com.br

Unknown disse...

Ola Sonia, Tenho 10 exemplares de buxinho na frente de minha casa,e eles estao todos do mesmo jeitinho que plantei a 2 anos e meio atraz, é normal se nao for que devo fazer para ficarem mais bonitos e crescerem mais.

Arquimedes

Unknown disse...

Oi Sônia, estou desesperada, com muito custo consegui um buxinho, plantei num vaso, adubei com npk 10 10 10, coloquei em minha sala, com pouca iluminaçao, ele brotou folhas novas e não podei, de repente as folhas começaram a secar do interior para fora, a retirei da sala e coloquei na escada onde pega sol e chuva mas, as folhas continuam secando, não sei o que fazer, pode me dar uma dica?

Agradeço
Lucineia

Unknown disse...

boa noite sônia! tenho essa planta buxus(buxinhos) eu tenho elas na minha area de festa, mais as folhas estão ficando secas, já não sei mais o que fazer. gostaria que vc me ajudasse, me desse algumas dicas. agradeço desde já. obrigada.

cristina disse...

Olá Sonia, tenho um Buxinho em casa, mas de uns tempos pra cá ele está com umas folhas secas como se estivesse morrendo gostaria de recuperá-los como faço ? Avho que ele está morrendo gosto muito dessa planta me ajude por favor. Como devo molha-lo? Estou molhando todos os dias como molhos as outras plantas daqui de casa. Elas ficam na varanda com o toldo arriado mas pegando um ventinho sempre moro no rio de janeiro em jacarepaguá. Aqui é bem fresquinho mas no verão é bem quente pois moro no último andar. Como faço pra manter o meu Buxinholindo?

Sonia Oliveira disse...

Olá Cristina, boa tarde!


Verifique se não há pequenas escaminhas nas folhas do seu buxinho. Buxinhos são muito atacados pelas cochonilhas e se não forem combatidas elas sugam a seiva dos galhos que acabam secando como na fotografia. Faça uma foto bem de perto (close-up) das folhas e me mande por e-mail, ok?
sonya_rj@yahoo.com.br

As cochonilhas são uma das piores pragas das plantas. São pequenas escaminhas que ficam imóveis acima e abaixo das folhas e também no tronco. Elas não andam, mas as formigas encarregam de espalhá-las pelas plantas. A presença constante de formigas transitando sobre a sua planta pode indicar a presença de cochonilhas. Observe com cuidado (veja a foto). Remédios normalmente não afetam a cochonilhas por que a sua carapaça é impermeável e o remédio não as atinge. O tratamento recomendado neste caso é o ÓLEO MINERAL, que é achado em casas de produtos agropecuários e é usado misturado com água. Utilize a dosagem recomendada e aplique com um pulverizador durante vários dias seguidos. Você vai ver que as cochonilhas desaparecerão e sua planta voltará a ter vigor. O aparecimento da fumagina (AQUELE CARVÃO PRETO) que infesta os galhos e folhas, também decorrem do ataque da cochonilha. Uma vez combatida a praga, a fumagina também desaparece.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços.

janaina disse...

Olá Sonia, comprei varios vasos do buxinho gostaria de saber o que devo fazer para cultiva-los melhor, se deixo no mesmo vaso que comprei, se deixo com a mesma terra que vem no vaso etc...? não entendo nada de plantação. Um abraço janaina

Anônimo disse...

Oi, Meu problema com o buxinho, acho que é como o da maioria, tenho duas plantas em dois vasos em frente de casa, e ambos, estão ficando com folhas amareladas, começando de baixo para cima. O que devo fazer?
reperesm@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Quando vc podar lasque alguns galhos que ficam por dentro e plante - os . Fiz mais de trinta mudas em poda de 4 buxinhos.
Estão lindos mas fica em lugar ensombreado.
Boa sorte, garanto que vai dar certo.
Abraços ... Yara.