Árvore-da-felicidade


(Árvore-da-Felicidade "macho")

Existem duas espécies de plantas chamadas de árvore-da-felicidade, Sílvia. Elas se tornaram bem populares nos anos 70, quando a moda era usá-las formando um par: a “planta-macho” seria a Polyscias guilfoylei e a “femea”, a Polyscias fruticosa. Elas são espécies diferentes do mesmo gênero e ambas pertencem à família das araliáceas.
A principal diferença entre elas é que a Polyscias fruticosa apresenta folhas recortadas em pequenas partes, bem afinadas, e a Polyscias guilfoylei possui folhas compostas, com uma cor verde mais intenso que a “fêmea”, lembrando a forma das folhas da salsa. Elas podem ser cultivadas com sucesso mesmo em apartamentos, pois gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Além disso, sua folhagem se desidrata com facilidade quando exposta ao vento.
Plante a muda num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que a planta possa se desenvolver durante um bom tempo sem precisar de transplante. Para garantir uma boa drenagem - essencial para essas plantas -, use a seguinte mistura de solo:

(Árvore-da-felicidade "fêmea")

1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico
1 parte de areia
Seu cultivo é fácil e um bom indicativo para as regas são as próprias folhas, que revelam a necessidade de água: nunca as deixe murchar, pois podem cair.
Em geral, uma boa medida é regar uma vez por semana nos meses frios e de duas a três vezes por semana no verão. Mas não descuide de observar a planta, pois ela dá sinais de suas necessidades. Adube-as na primavera e verão. Uma curiosidade sobre essas plantas é que elas exalam um aroma característico sempre no final da tarde.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

19 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sonya sepre que vizito o seu blog mais gosto de plantas.
Gostaria de saber quais as plantas mais apropriadas para apartamento.
Ermelinda receba o meu abraço.

Miti disse...

Olá Sonya, parabéns pelo seu blog. Sabe, estamos com um problema com um "casal" de árvores da felicidade, pois o macho está ótimo e a fêmea murchou de um dia para o outro. Eles estavam super bem há 7 anos, plantados num vaso em ambiente interno... Você que tem tanta experiência com plantas, já viu isso, ou tem idéia do que pode estar acontecendo? Um abraço,

nika disse...

aos amigos como eu da planta da felicidade, não sei se é conselho, nunca plante o casal junto na mesmo vaso, tbm só plante em vasos grandes de barros, tenha um pé de ferro de 40cm de altura, deixe o vaso de barro 12 horas imerso na água, coloque cascalho no fundo do vaso(vaso alto e grande) de barro, areia ,terra vegetal,composto orgânico,areia."amigos a planta da felicidade" não gosta de ser muito mexida, ela só fica bem em lugar muito quente, tenho uma a 10 anos no Rio de Janeiro próxima a uma janela, molho dia sim dia não, está com 2.20 m de altura a fêmea, não junte o casal,(quando viaja para alguma fazenda no ano trago de verdade (COCÔ DE BOI)original seco , uma plasta cheio de capim esfarelo e coloco direto e molho, pronta é assim que cuido das minhas plantas, é o melhor adubo, não compre pronto.vai ficar ótimo faça essa experiência, beijos . nika

Anônimo disse...

Bom dia Sonia
Gostei muito de seu Blog!
Recentemente, comprei uma arvore da felicidade e notei que está aparecendo uma espécie de pequenas bolinhas nos galhos da planta que, se tocadas, parecem pó. Por favor, pode me ajudar, não sei se é alguma praça.
Grata
Maria
e-mail: airam@uol.com.br

Vanessa disse...

Olá, Sonya!
Ganhei uma muda macho e uma fêmea de árvore da felicidade da minha melhor amiga. Estão ainda em um vaso pequeno, mas na próxima semana já vou passá-las para o maior.
Estranhei o comentário de que elas nao podem ficar juntas no mesmo vaso. Já vi na casa de duas amigas, e as plantas seguem firmes e fortes.
O que acontece se plantarmos no mesmo vaso?
E esses vasos de vidro, para decoração, que vemos sempre. Podem ser utilizados?
Fico no aguardo de seu retorno.
vancguimaraes@hotmail.com
Obrigada!

Unknown disse...

tenho a arvore da felicidade mas apareceu um parasita, uma colonia de insetos que comeram as raizes e minha planta morreu. O que fazer para matar esses insetos de modo que eles não avancem para a planta sadia que está no mesmo vaso?
responda para andrea@estacaonoticia.com.br, por favor! Obrigada e parabéns pela sua página!

Anônimo disse...

minha arvore da felicidade macho está com pequenos pontos verdes grudadinhos em folhas e galhos, notei também que algumas folhas amarelaram com se tivesse um fungo que seca. Além disso fica grudado em suas folhas um pó preto... o que pode ser isto?
Você poderia me ajudar?????
Desde já agradeço...
bru.bws@gmail.com

Unknown disse...

Boa Noite Sonya
Gostei de ver seu blog e como trata de seus visitante isso sem falar nos assuntos que são ótimos.

Marcelo disse...

Bom dia Sonya;
Tenho uma planta da felicidade e gostaria de algumas dicas: Minha planta quase morreu e após grande esforço consegui recuperá-la, o problema é que as folhas agora só crescem na parte superior da planta. Com isso os galhos estão se envergando para baixo, existe alguma técnica para que os galhos voltem a crescer na parte inferior da planta?

Unknown disse...

Bom dia Sonya;
Tenho uma planta da felicidade e gostaria de algumas dicas: Minha planta quase morreu e após grande esforço consegui recuperá-la, o problema é que as folhas agora só crescem na parte superior da planta. Com isso os galhos estão se envergando para baixo, existe alguma técnica para que os galhos voltem a crescer na parte inferior da planta?

Anônimo disse...

Olá Sonya,
Gostei muito do seu blog.
Gostaria de sua ajuda, tenho uma arvore da felicidade, macho e femea, plantadas num vaso grande.Elas estão na minha sala, perto da janela e recebem luz pela manhã. Estavam muito bonitas, mas
recentemente apareceu um parasita, uma colonia de insetos brancos que pareciam uma baratinha e que comeram as raízes e a planta quase morreu.
Fiz um coisa drastica e trabalhosa que aparentemente resolveu.
Troquei a toda a terra, lavei o vaso e as raizes, ficou sem torrão, pensei que não sobriveveria.
Passado alguns dias e ela está bem agora.
Só que agora tem um mosquito pretinho que fica no solo e fica voando pela sala e eu achei a baratinha branca de novo.
O que será que está acontecendo, não quero sacrificar a planta. Você pode me ajudar?
Obrigada, Lana
meu email é elifermassa@terra.com.br

josy disse...

josy dise...
oi sonya,eu tenho uma arvore-da felicidade. miais aconteceu quer o macho morrei. gostaria de sabe o porque dele ter morrido. acho a planta linda, coloquei na sala mais não deu certo, porque minha sala e muito escura, não parte sol. por favor me fale o porque ele morreu.

Sonia Oliveira disse...

Oi Josy, boa tarde!!

Bem, a árvore-da-felicidade é uma planta recomendada somente para locais de clima tropical e subtropical. Elas podem muito bem ser cultivadas com sucesso mesmo em apartamentos, mas atente bem, gostam de muita luminosidade, pois gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Ela deve ser plantada num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que possa se desenvolver durante um bom tempo sem precisar de transplante.
As regas devem ser mais intensas no verão, e mais espaçadas no inverno. A falta de água causa murchamento e queda das folhas.
Para garantir uma boa drenagem - essencial para essa planta -, use a seguinte mistura de solo: 1 parte de terra comum; 1 parte de terra vegetal; 1 parte de composto orgânico; 1 parte de areia.
Um bom indicativo para as regas são as próprias folhas, que revelam a necessidade de água: nunca as deixe murchar, pois podem cair. Em geral, uma boa medida é regar uma vez por semana nos meses frios e de duas a três vezes por semana no verão. Mas não descuide de observar a planta, pois ela dá sinais de suas necessidades. Adube-as na Primavera / Verão.

Espero ter lhe ajudado.

Um abraço.

Anônimo disse...

Parabéns! Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha a respeito destas plantas...Eu tenho uma "macho" há muitos anos e agora vou comprar uma "fêmea". Obrigado pelo esclarecimento! Allison

Sonia Oliveira disse...

Oi, bom dia!!

Que bom que o blog ajudou-lhe.
Obrigada por tê-lo visitado.

Abraços,

Anônimo disse...

por favor, alguém pode me ajudar a entender e resolver o probleminha de minha árvore da felicidade fêmea, apareceu muitas bolinhas verdes que cobriram os galhos e afeta principalmente os que estão nascendo e enfraquece e cai os novos galhos e continua se estendendo para os galhos maiores, as folhagem está opaca, ela tem luz durante o dia e água uma vez por semana. meu email: vera.lucia.tavares@bol.bom.br

Heitor disse...

Olá Sonya!

quero replantar minha árvore da felicidade para um vaso maior seguindo sua receita, mas o que é terra vegetal?
Grato!

HRR disse...

Olá Sonya!

Tenho uma árvore da felicidade eu quero transplantar seguindo sua receita, mas o que é terra vegetal?
Grato

Sonia Oliveira disse...

Olá HRR, boa tarde!

Terra vegetal é uma terra adubada, formada pela pela mistura da matéria orgânica, animal e vegetal, em decomposição é a terra sobre a qual esta matéria se decompôs.
Pode ser usada em qualquer tipo de plantação.
Ela aduba as plantações.

Abraços.