Cinerária (Cineraria sp.)


Nome Científico: Cineraria sp.

Nome Comum: Cineraria

Nomes Populares: Cineraria, Senécio.

Família: Asteraceae.

Origem: Ilhas Canárias, África.

Descrição: Planta herbácea, vivaz, cultivada como anual ou bianual, de porte erecto, compacto e arredondado, com cerca de 15-40 cm de altura. As folhas de Cinerária ou Senécio são basais, brilhantes, cordiformes, com margens levemente dentadas, de cor verde claro, pubescentes e com nervuras de cor mais pálida. Têm um tamanho de 10-15 cm. As flores Cineraria ou Senécio são agrupadas no cimo da folhagem, formando um tufo de cores vivas, desde o azul, vermelho, rosa, branco, violeta, com o centro de cor contrastante, podendo ser bicolores. Esta espécie também é muito utilizada como planta de interior. Após a floração deve ser trocada ou eliminada, pois é dificil conseguir que volte a florir.

Sementeira: Semear as sementes de Cineraria ou Senécio em local definitivo na Primavera/Verão, quando o solo estiver quente, isto é, a uma temperatura adequada para a germinação. Em estufa ou estufim na Primavera ou final do Verão. Temperatura óptima para germinação de 18-20 Cº.

Temperatura/Humidade: No interiror, manter uma temperatura amena, não muito quente, com boa circulação de ar e humidade elevada, pulverizando o ar em volta da planta sem molhar muito as suas folhas e flores.

Crescimento: Rápido

Transplantação: Quando oportuno. Espaçamento de cerca de 30 cm.

Luz: Meia-sombra. A Cinerária prefere luz indirecta. No interior colocar as plantas em janelas, varandins ou varandas, com boa exposição á luz indirecta.

Solos: Bem drenados, húmidos.

Resistência: Não resiste ao frio. Não tolera calor excessivo. Proteger das correntes de ar e das mudanças de temperatura e humidade.

Rega: Frequente. Manter solo um pouco húmido mas não regar em excesso. Nas plantas de interior colocar o vaso sobre um prato com água para a planta a absorver, evitando assim molhar as folhas.

Adubação: Caso necessário, adubar de preferência com fertilizante líquido, equilibrado, na altura da floração. Não fertilizar em excesso.

Floração: Fim de Inverno e Primavera.

Pragas e Doenças: Afídeos, mosca branca, botrytis, podridão radicular.

Multiplicação: Semente.

Utilização: Canteiros, bordaduras, maciços, vasos.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?


4 comentários:

Anônimo disse...

Essa planta tem algum significado ?
Obrigada

Anônimo disse...

obrigado pela informacão é fabulosa, e muito importante,como sempre já sou vossa fãn n vossa pagina do facebook : ) obrigado

Anônimo disse...

Obrigada pela informação, a minha estava muito exposta ao calor e ontem ela quase morreu, estava muito seca... Enfim, eu coloquei muita água nela até transbordar e ela sobreviveu!

Anônimo disse...

Meu nome é rita , gostaria de saber se as plantas cinerária possuem perfume?
obrigada