Pleomele - Dracaena reflexa

Nome Científico: Dracaena reflexa

Nome Popular: Pleomele, Dracena-malaia, Pau-d'água

Origem: Madagascar e Ilhas Maurício

Ciclo de Vida: Perene


A pleomele é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e amplamente utilizada no paisagismo e na decoração de interiores. Seu caule é ereto, ramificado e atinge uma altura média de 2 a 3 metros, embora possa atingir 6 metros no seu habitat de origem. As folhas são simples, coriáceas, ligeiramente onduladas, de cor verde-oliva escuro, dispostas em espiral ao longo do ramos. Ocorrem ainda outras variedades, com destaque para duas cultivares variegadas: a "Song of India", com folhas de margens cor verde-limão, e a "Song of Jamaica", de margens cor branco-creme. As flores pequenas e brancas surgem no final do inverno reunidas em inflorescências terminais e, assim como os frutos, não têm importância ornamental.

Planta tropical muito vistosa e de crescimento moderado. No jardim ela pode ser plantada isolada, em grupos ou em renques.São rústicas e quando podadas corretamente podem formar ótimas cercas vivas. Envasadas, elas podem ser utilizadas em ambientes internos, onde são muito apreciadas na decoração por sua beleza e tolerância às condições de baixa luminosidade. No entanto, esta tolerância deve ser sempre testada e é sabido que as pleomeles não variegadas são um pouco mais resistentes que as formas variegadas. Na dúvida o crescimento da planta deve ser monitorado, pois caso ela comece a perder as folhas e estiolar (crescer muito rápido em altura) é sinal de que está faltando luz.

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A pleomele é tipicamente tropical, apreciando o calor e a umidade. Apesar de crescerem sob sol pleno em regiões subtropicais, elas preferem condições de luz filtrada ou meia-sombra, principalmente quando cultivadas em regiões mais quentes e ensolaradas. Ela deve ser fertilizada quinzenalmente durante a primavera e verão. É sensível ao frio intenso, a geadas e a salinidade de regiões litorâneas; e tolerante a curtos períodos de estiagem. Quando mudada bruscamente de ambiente, ela pode se ressentir, perdendo parte das folhas. Multiplica-se facilmente por estaquia de ramos lenhosos, semi-lenhosos e ponteiros.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

5 comentários:

Anônimo disse...

Ola, acabei de adiquirir uma muda de pleomele, é lindaaa, mas gostaria de planta-la em meu jardim, um local de sol intenso, isso poderá prejudicar a planta, que tipo de fertilizante posso usar??

Grata
Andreia

Sonia Oliveira disse...

Olá Andréa, boa tarde!
A Pleomele é uma planta que pode ser usada em jardim sim.
O sol forte da tarde costuma queimar as folhas, então procure plantá-la num local do seu jardim, onde haja sombra nesta parte do dia. Ela não gosta muito do frio, por isso é aconselhável ser cultivada em regiões mais quentes do país.
O solo precisa ser rico em nutrientes, por isso é recomendado o uso de fertilizantes NPK 4-14-8, calcário para regular a acidez do solo e matéria orgânica. Quanto à porosidade, o ideal é que o solo onde ela será plantada seja um misto arenoso e argiloso com boa drenagem.
As regas precisam ser criteriosas. Ela não tolera muito a falta de água, mas também não sobrevive ao excesso dela porque em solos encharcados as raízes apodrecem por falta de oxigênio. Até o crescimento, faça podas regulares e verifique as folhas; elas denunciam se não estão recebendo luminosidade suficiente, quando isso acontece as folhas se desprendem sozinhas.

Abraços,
Sônia

Anônimo disse...

Oi, eu tenho uma pleomele reflexa a pelo menos quatros anos e apareceram manchas amarelas e na cor de ferrugem em alguns caules e folhas. Ela mora numa varanda em que bate sol somente pela manhã e tem claridade intensa no resto do dia. Está num vaso bem grande e já deve estar com quase um metro e meio. O que devo fazer para que ela volte a ser bonita e saudável?
Obrigada,
Larissa

Eber Vaz disse...

Muito bom, seu blog, Sonya. Parabéns.

Sonia Oliveira disse...

Olá Elv=ber, boa tarde!

Muito obrigada por ter gostado do blog, volte a visitá-lo quantas vezes quiser.

Um abraço.