Que espécies de plantas podem ser cultivadas em apartamento e como cultivá-las

Mesmo morando na cidade e em apartamento, é possível deixar o ambiente mais alegre, com um toque natural, fresco e aconchegante, cultivando plantas. Além de deixar a casa mais bonita, cultivar plantas pode ser um bom hobby e até uma terapia.

Para quem mora em apartamento, há várias alternativas, como colocar vasos ou prateleiras com vasinhos nas sacadas ou próximos às janelas e até colocar jardineiras do lado de fora da janela, desde que haja grade, tela ou alguma outra proteção. Meia-grade, apenas até a altura dos vasos, também é uma ótima opção. Uma solução caseira, bastante barata e funcional, é improvisar uma meia-grade fixando uma barra de metal do lado de fora da janela. A barra pode ser até mesmo um trilho de cortina.

É importante considerar as características do apartamento, que vão determinar os tipos de plantas mais indicadas e os locais do apartamento mais apropriados para o seu cultivo. Se houver sacada, com boa luminosidade, pode-se pensar em plantas que precisam de sol direto, como amor-perfeito, jasmim, gerânio e azaléia, e até em uma horta numa jardineira ou em pequenas árvores frutíferas em vasos, como romã, mamão e araça, só é preciso tomar cuidado com ventos.

Se não houver sacada e a luminosidade dentro do apartamento não for suficiente, como acontece na maioria dos casos, ainda assim há muitas plantas que podem ser cultivadas. Plantas que precisam de mais luminosidade, devem ficar na janela ou muito próximas dela (de modo que peguem um pouco de sol), é o caso das orquídeas, bromélias, cactus e suculentas, das ervas para chá e tempero e da maioria das plantas que dão flores. Outras variedades vivem bem com luminosidade indireta, são as violetas, as samambaias, as palmeiras, como a ráfia, e as plantas de folhagens verde escuras, como as marantas, os lírios e a zamioculca. Vários tipos de musgos também são usados como plantas ornamentais, eles precisam de pouca luz e vão bem mesmo em lugares bem pouco iluminados, só precisam de muita umidade.

Quanto às regas, é preciso ficar atento às necessidades de cada planta. Samambaias e musgos, por exemplo, necessitam de mais água que os cactus e as suculentas. Mas a quantidade de água também depende de outros fatores, como o tamanho do vaso e a exposição ao sol. Uma boa dica é colocar os dedos na terra e assim perceber a quantidade de regas necessária para cada vaso. Se o vaso for pequeno ou de material permeável (barro, xaxim, fibra de coco), vai exigir rega mais freqüente, se for grande ou de material impermeável (plástico, cerâmica vitrificada ou esmaltada), vai pedir menos regas.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

3 comentários:

Paulo Tamburro disse...

excelentes suas dicas.nesta área muita gente "dá palpite", mas você , nota-se é uma profissional.parabéns

Anônimo disse...

Adorei o seu blog! Estava justamente pensando em colocar uma "jardineira" da minha janela para aumentar a privacidade, já que meu apto é de fundos! Vc tem alguma sugestao de planta que cresça bastante, aguente bastante umidade e alteracao de temperatura e pegue sol apenas pela manha e mais no verão? Obrigada e parabens pelo site! Gabi

Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog!!
Meus parabéns!