Trepadeira Jade vermelha - A mais bela das trepadeiras

Na verdade o nome não é muito apropriado para esta trepadeira, tanto pela cor que não tem nada a ver com jade, como também pelo gênero botânico. Ela pertence ao gênero Mucuna diferentemente da trepadeira Jade que pertence ao gênero Strongylodon, apesar de terem várias características em comum como por exemplo o formato das folhas e das flores. Vale a pena lembrar que existe uma espécie Strongylodon siderospermum, Cordem., que produz pequenas flores vermelhas com formato parecido com as da trepadeira Jade tradicional e é nativa das Ilhas Reunião no oceano índico.

A seguir falaremos sobre a Mucuna de flores vermelhas que é conhecida mundialmente como Jade Vermelha ou Flama-da-Floresta.

Pertencente à imensa família das leguminosas o gênero Mucuna reúne aproximadamente uma centena de espécies entre arbustos e trepadeiras com ramos geralmente de consistência mole e de crescimento rápido. Ocorrem principalmente em regiões tropicais e subtropicais nos dois hemisférios.

As mucunas produzem flores vistosas geralmente em cachos pendentes seguidas de vagens recobertas de microscópicos pêlos extremamente irritantes em contato com a pele. Poucas plantas deste gênero apresentam características ornamentais que justifiquem o seu cultivo em parques e jardins.

Há porém algumas notáveis excessões. Uma delas é a Mucuna bennettii F. Muell. denominada por muitos como trepadeira Jade Vermelha.

Esta trepadeira originária de Papua-Nova Guiné é de crescimento bastante vigoroso com folhas compostas de três folíolos ovais-alongados bem parecidas com a Trepadeira Jade. Suas flores são grandes e de coloração vermelho-escarlate brilhante e reunidas em enormes cachos pendentes de beleza sem igual. Seu efeito decorativo é realçado quando plantada em caramanchões de estrutura bem forte ou pérgolas que suportem o vigor da planta e para que as flores sejam ostentadas de forma pendente.

O cultivo desta espécie teve início em 1940 pelo Jardim Botânico de Cingapura através de sementes coletadas nas florestas de Papua-Nova Guiné e desde então, devido à impressionante beleza de suas flores, passou a ser uma das trepadeiras mais cobiçadas por colecionadores. Ainda neste gênero existe a Mucuna novo-guineensis Scheff. também de grande valor ornamental e com bastante semelhança à Mucuna bennettii causando até certa confusão entre os cultivadores, as principais diferenças são notadas nas flores que na espécie novo-guineensis são mais estreitas e bem mais longas que a bennettii, com coloração mais vermelha.

Para deixarmos bem definidas as diferenças entre estas 2 fantásticas espécies, nós usamos para a Mucuna novo-guineensis Scheff. o nome de Jade Vermelha de Cachos Compridos, cuja propagação é ainda mais difícil que a Mucuna bennettii e é ainda mais sensível às baixas temperaturas. Devido a estas dificuldades o seu cultivo tornou-se ainda mais raro no Brasil.

Devido ao fato de ser nativa de Papua-Nova Guiné, país de clima equatorial com temperaturas médias entre 21 a 32 graus centígrados e chuvas anuais superiores a 2.000 mm., o seu cultivo em regiões com temperaturas e umidade do ar mais baixas fica dificultoso, principalmente durante o inverno quando chega derrubar as folhas de forma acelerada. É bem menos resistente ao frio que a trepadeira Jade. Uma dica importante para os interessados em cultivar esta trepadeira é plantar a mesma nos meses mais quentes e estimular o seu crescimento com adubações a curtos intervalos para que a planta já esteja bem desenvolvida quando o inverno chegar.

Esta dica serve também para a Trepadeira Jade Strongylodon macrobothrys A . Gray que é nativa das Filipinas e já bem mais conhecida que as espécies vermelhas. Seus cachos longos com flores de coloração azul-esverdeado a torna única e incomparável e ainda é uma das trepadeiras mais admiradas e procuradas.

I N F O R M A Ç Õ E S G E R A I S :

Nome científico: Mucuna bennettii, F. Muell. Mucuna novo-guineensis, Scheff.

Nome Popular: Jade Vermelha ou Trepadeira da Nova Guiné

Familia: Leguminosae-Papilionoideae

Origem: Papua-Nova Guiné

Características: Trepadeira bastante vigorosa de ramos moles e crescimento rápido.

Inflorescência: Inflorescências pendulas, longas, com numerosas flores grandes de coloração vermelho-escarlate.

Plantio: Plantar em covas bem espaçosas enriquecidas com terra vegetal e superfosfato simples.

Solo: Evitar solos compactados preferindos os ricos em matéria orgânica e bem drenados.

IMPORTANTE: Logo após a muda ter sido plantada nós aconselhamos fazer um sombreamento parcial da planta. Uma boa maneira de se fazer este sombreamento é fincar algumas folhas de palmeiras verticalmente ao lado da muda, após as raízes se estabelecerem ao solo o sombreamento deve ser retirado pois a planta necessita de sol.

Luz: Pleno sol ou meia-sombra.

Clima: Tropical e subtropical.

Regas: Manter o solo levemente umedecido com uma boa cobertura morta .

Podas: Somente podas das extremidades para controlar o crescimento.

Adubação: No início da primavera adubar levemente com NPK 10-10-10



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

29 comentários:

Anônimo disse...

Me chamo Hugo e minha dúvida é, na verdade, sobre a Jade azul. Gostaria de saber se ela pode ser cultivada em vaso. Se positivo, quais as especificações do vaso? SE não for pedir demais, poderia enviar a resposta para meu e-maisl? É hugobaptista.med@hotmail.com
obrigado!

Unknown disse...

Esta muito difícil conseguir essa trepadeira. Você consegue informar quem vende e se envia por correio?

Anônimo disse...

Ola por favor , gostaria de saber maiores informações sobre a jade azul , plantei uma a tres meses chegou a soltar algumas folhas bonitas , mas em uma semana todas estão caindo e feias com manchas marrons , percebi tambem que o tronco principal esta esbranquiçado ate uma certa altura, isso é normal dela ou é uma doença ? por favor se possivel me responda no email vannessacabral@hotmail.com

Kátia disse...

Gostaria de comprar uma muda da jade vermelha e azul.Gostaria de saber se mandam por sedex por minha conta.Porfavor me vendam estas duas mudas.Meu email é katiagercossimo@yahoo.com.br.Agradecida Kátia

Anônimo disse...

Como faço para comprar uma muda da jade vermelha e azul.Espero ansiosamente a resposta.

Unknown disse...

Fiquei intessadíssima quando minha irmã me falou sobre essa belíssima trepadeira. Eu ainda não há ví mas comprei uma muda da jade vermelha. Estou querendo construir um orquídário e vou colocar uma pérgula que vai dar do orquidário para a varanda da minha casa, na chácara onde moro. Comprei esta muda em Caldas Novas-GO, mas sou de Brasília. Gostaria que mantivessemos contato e que eu recebesse informações sempre, não só da Jade, como também de outras plantas. Gostaria de saber de alguem que constroi orquidários ou estufas. Procurei e ainda não achei quem fizesse, se souber me comunique. Meu e-mail creusamell@ig.com.br
Obrigada e aguardo próximos contatos.

Anônimo disse...

gente eu tenho a jade vermelha,entremno,adoro a jade vermelha e vejam que maravilha da natureza.

Anônimo disse...

Essa planta é lindissima.Onde posso comprar uma muda de jade vermelha?Grata,LEO

Leonice disse...

Onde posso comprar essa planta linda? Alguem pode me indicar lojas?
meu e-mail: leoncek@yahoo.com.br

Leonice disse...

Ja tentei comprar essa trepadeira,mas nao consegui.Onde posso comprar essa planta linda? Alguem pode me indicar lojas?
meu e-mail: leonicek@yahoo.com.br

Unknown disse...

lyboroiii como posso aduirir as mudas da jade vermelha e da azul.obrigada
meu email...é lucilialms@hotmail.com
obrigada.

Anônimo disse...

Venho procurando por mudas de jade vermelha e azul. Moro na Bahia e gostaria que enviassem via transportadora.

Unknown disse...

Gostaria de comprar 1 muda da trepadeira jade vermelha e outra da azul. Qual o valor e como posso proceder para adquirir. Pode ser através de sedex?Moro em Aracaju - Se.

Vera

Jane disse...

Ola Sou de Sorocaba e sempre ouvi e vi por foto essa flor de Jade gostaria de saber onde encontrar e o preço e se teria como enviar pelo correio obrigada desde ja.

Beatriz disse...

por favoe, alguém poderia me informar omde comprar as trepadeiras jade, tanto na cor vermelha e verde.
Aqui onde moro,RS não estou conseguindo, e por site onde tem não enviam.
Por gentileza se alguém souber no Rs onde posso encontrar me enviar resposta
e-mail.beatrizbehrens@gmail.com.
Grata.
Beatriz.

Anônimo disse...

Como faço para comprar uma muda da jade vermelha e azul, moro em São Paulo.Favor entrar em contato, meu e-mail é rita.mosquera@uol.com.br.
Obrigada.

idario disse...

Se alguem conseguiu, me informe por favor onde adquirir, mudas, bulbos ou sementes da espécies de jade e astromélias. favor enviar informações para idariop32@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Bom dia, estou a escrever de Portugal onde resido, adoro plantas e tenho uma paixão por trepadeira, gostaria muito de ter uma trepadeira jade tanto azul com vermelha, mas acho que cá não há à venda. Será possivel vender-me as semente através do correiro. Agradeço a resposta para o meu mail yolandasylva@gmail.com

Anônimo disse...

Olá pessoal, fiquei sabendo que nos Ceasa de cada região, tem onde encontrar. Em Minas , na capital, um dono de floricultura irá pedir para mim por 100,0 reais. Quem ir direto na fonte, sai mais barato. Tenho a azul e agora quero a vermelha. byby

Anônimo disse...

Maravilhosa esta trepadeira. Gostaria de comprar uma muda. Onde posso fazê-lo?
Silvia

Anônimo disse...

Boa tarde . Eu comprei essa muda a um tempo atras , plantei ela . Ela demorou muito pra pegar , hoje esta crescendo e muito bonita. Mas na epoca eu comprei ela AZUL mas se tornou amarela , umas flores lindas , amarela com alguns detalhes na cor vinho. Gostaroa de saber se isso é normal ? proucurei e nao achei nada falando dela amarela. E gostaria de comprar a azul novamente e a vermelha .
Aguardo respostas .
meu email é mouranayara@yahoo.com.br

Chris disse...

Comprei uma muda de Jade Azul hoje (03/11/2011) por R$ 75,00 na Takane (BH/MG). O tel. de lá é (31) 3415-6221.

Tânia Cristina disse...

Gostaria de saber como faço para comprar uma muda de Jade vermelha e uma azul.Email: taniacristinanovello@yahoo.com.br, obrigada.

Anônimo disse...

Como faço para comprar mudas de jade. taniacristinanovello@yahoo.com.br.Obrigada.

elirubin disse...

Boa Noite.

Ganhei uma muda faz uns 15 dias da trepadeira jade azul so que agora ela secou todas as folhas e seu caule eta marrom sera que ela morreu ou ela brota debaixo para cima alguem poderia me dizer por gentileza e alguem sabe quem tem sementes da jade azul para vender obrigado meu email e elianerubin@hotmail.com

Trabalhos do Curso disse...

Bom dia.
Gostaria de comprar uma muda da jade vermelha e azul.Gostaria de saber se mandam por sedex por minha conta.Porfavor me vendam estas duas mudas.Meu email é Carlajaquelineborges@gmail.com.
Agradecida Carla

Anônimo disse...

Bom dia Sonia.
Gostaria de comprar um muda de jade vermelha, qual o preço.
Voce me envia pelo correio, e a forma de pagamento, estou aguardando resposta pelo e-mail claudineirfroes@hotmail.com

Raquel Machado disse...

Fiz uma poda radical na minha jade vermelha em agosto deste ano, pois ela estava invadindo tudo. Mas até agora ela não brotou! estou preocupada, será que a matei?

Sonia Oliveira disse...

Olá Raquel, boa noite!

Não haveria necessidade de uma poda radical, somente uma poda das extremidades para controlar o crescimento.
Você não a matou, mas ela vai demorar um pouco para começar e emitir brotos novos.

Abraços e boa sorte!!