Jardins Verticais

O propósito desta postagem é a de aproveitarmos os espaços muitas das vezes mortos em uma casa. Não vou entrar em muitos detalhes pois cada um tem uma situação especifica em sua casa, e por isso darei apenas as dicas estruturais básicas.

Jardins Verticais
As vezes não temos espaços disponíveis em nossas casas, apartamentos, ou mesmo em residências maiores, então fica difícil achar um espaço disponível para montar um cantinho verde, mas isso pode ser resolvido, com a montagem de um jardim vertical.
Neste tipo de jardinagem podemos usar plantas, espécies epífitas, que requerem poucos nutrientes e uma pequena quantidade de água para se manterem e desenvolverem, pois elas conseguem retirar seus nutrientes até da atmosfera, e devido a sua baixa exigência e lento crescimento, são ideais para esse tipo de jardim.
Podem ser montados, em paredes que estejam disponíveis, onde as plantas possam receber alguma luz natural, ou mesmo luz artificial.

Materiais necessários:
a) Uma parede impermeabilizada, se não tiver pode ser pintada com tinta especial emborrachada;

b) Uma tábua em MDF, ou conglomerado, ou outra madeira, nas medidas da parede, e que será fixada à parede por meio de buchas, e em vários locais para evitar que com a umidade ela venha a se deformar, pela ação do peso da água infiltrada, ou mesmo pela ação de organismos decompositores da madeira, que com o tempo se instalam e acabam propiciando até que as raízes das plantas possam retirar algum nutriente delas, ao longo do tempo de uso, ou seja acaba virando substrato também;

c) Placas ou estacas de fibra de coco ou xaxim (este está saindo do mercado), ou mesmo meio-vasos que ou podem ser cortados ou mesmo adquiridos já nesta forma no comércio;

d) Caso o local seja em interiores onde a água não possa, escoar pelo chão, decorrentes das regas, é conveniente colocar na parte inferior um coletor para essa água em chapa no formato de calha, e com um sistema para que essa água possa ter destino que não acabe sendo um ponto de infiltração de umidade na construção;

e) Moner antes um esquema ou desenho de quais plantas serão usadas, e onde elas vão ficar, para facilitar a colocação das placas, estacas, ou meio-vasos. E fixar as mesmas na tábua nos locais pré-escolhidos;

f) E compre as plantas (abaixo tem a lista de plantas)

Depois de pronto, as regas podem ser com aspersores manuais para áreas pequenas ou mesmo com mangueira para jardim a cada 3 a 7 dias dependendo da umidade do ar ambiente. E pode, mas não necessariamente ser incluída na água de rega, adubos hidrosolúveis compatíveis com as plantas escolhidas.

Montagem Passo a passo

Usamos para este exemplo uma placa usada, de dimensões pequenas, apenas para exemplificar como o jardim pode ser montado.

A seguir coloca-se as plantas já fixadas por ganchos de arame ou mesmo fios de nylon de forma a não estrangular as partes que darão sustentação, com o futuro crescimento ou engrossamento de caules.

Usamos placas de xaxim, vasos de xaxim cortados ao meio, e amarrados por arames...

....uma a uma, vamos colocando as placas, tomando a precaução de calcular como será o crescimento de cada planta e assim evitar que o crescimento de uma prejudique o desenvolvimento de outra menor, e também às vezes até usando a sombra da maior para favorecer ou proteger uma planta menor que não aceita muita luminosidade....

E para facilitar a identificação das plantas abaixo coloquei uma foto com a letras que estão relacionadas abaixo pelos nomes comuns.


Relação de plantas do jardim vertical
a) bromélia
b) Acorus
c) Bromélia
d) Pilea nummularifolia
e) bromélia
f) orquídea pingo de ouro
g) bromélia
h) orquídea
i) peperômia riscada
j) rhypsalis chata
k) peperômia
l) maranta
m) rhypsalis
o) Callisia repens
p) Trepadeirinha
q) Begônia
r) Avenca
s) Peperômia obtusifolia
t) Dendrobium miniatura



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: