Pata-de-elefante, Nolina, Biucarnea

Nome Científico: Beaucarnea recurvata Lem.


Indicações de cultivo: É uma pequena árvore originária do México que pode chegar aos 5 metros de altura quando adulta.


O tronco dilatado na base funciona como um depósito de água, o que permite à planta sobreviver a longos períodos de seca. As flores só surgem nas plantas adultas, coisa que demora muito tempo pois trata-se de uma espécie de crescimento muito lento. Existem plantas fêmeas e plantas machos.

Adapta-se bem a viver em vasos, colocados em varandas, pátios e mesmo em interiores, exigindo pouca manutenção. Gosta de ser cultivada tanto sob sol pleno, como na meia-sombra ou luz difusa.

O substrato deve ser fértil, com muito boa drenagem e regas bastante espaçadas, de forma a evitar o apodrecimento das raízes. É muito robusta, tolera tanto o calor como o frio - apenas não suporta o encharcamento.

Adubar apenas uma vez por ano, durante o período de crescimento. Multiplica-se por estaquia e por sementes (que são produzidas apenas pelas plantas fêmeas).



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

7 comentários:

POMBAL FEED BACK_EDUARDO VIÇOSA-MG_ disse...

Gostaria de saber se existe nolina de folhas encaracoladas que saem logo depois da batata sem caule algum e caem como a samambaia. Tenho fotos, se quiserem, posso enviar-lhes. Faz tempo que procuro esta planta, pois uma amiga tem e comprou em beira de estrada. Estou curiosa para saber se é a mesma espécie e onde acho pra comprar, meu email é :
fatimasantana123@yahoo.com.br

Fabiano disse...

Gostaria de Saber, porque minha pata de elefante está com as folhas amarelas. O que devo fazer, devo adubar?. Minha pata esta plantada em um vaso grande em local arejado e sombra. Ela mede cerca de 1,80 mts, Por favor me retornem.

Rute fmoreira.seguros@gmail.com

Anônimo disse...

1)É certo que posso cultivar uma Pata de Elefante na minha sala que não é muito clara?

2) Quando eu for adquirir uma Pata de Elefante, como saber se é macho ou fêmea?

myleh e kah disse...

é presciso trocar a planta de vaso?
como eu sei se a planta é macho ou femea?
me retorne :
egleselaine@bol.com.br

Solange disse...

Gostaria de saber c posso plantar pata-de-elefante em terra comun,ou devo planta-la em terra vegetal?

Solange disse...

Gstaria de saber c posso plantar pata de elefante em terra comum, ou se tem q ser em terra vegetal?

Alice Miranda disse...

Plantei duas patas de elefante, que estão amareladas e com o caule mole. Pelo que li aqui, deve ser por excesso de água. O terreno não é encharcado, mas posso ter molhado muito logo após o plantio. Tenho como salvá-las?