Calêndula

Nome Científico: Calêndula officinalis


Características: A calêndula é uma planta de origem européia, mas é bem adaptada no mundo, inclusive no Brasil, especialmente nas regiões sul e sudeste. As partes utilizadas são as folhas e flores.

Suas flores são muito bonitas, de coloração amarelo-alaranjada, muito utilizadas em jardins ornamentais. Caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas. A calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes.


Propagação: é feita através das sementes, que devem ser plantadas em sementeiras para depois ser transplantadas para o local definitivo. Pode ser plantada diretamente no local definitivo, mas a taxa de sementes germinadas neste caso é um pouco menor, já que a sementeira fornece mais proteção para as plantinhas recém germinadas.

O mais apropriado é adquirir as mudas já desenvolvidas, pois a propagação por sementes é muito lenta.


Cultivo: esta planta gosta de solos arejados e porosos, adubados com bastante matéria orgânica. A proporção ideal da mistura do solo é de 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.

Deve-se regar a planta sempre que a terra apresentar-se seca. Como a calêndula gosta de solo sempre úmido, é recomendável regar dia sim, dia não e, nos meses mais quentes, todos os dias.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Anônimo disse...

preciso com urgencia de saber o tanto que a calendula cresce, quanto tempo dura as flores, se da´flor o ano inteiro.
O neu enail é
veramaciel14@yahoo.com.br
desde ja grata