Asplênio (Ninho-de-passarinho)


Asplenium nidus

Feto que não é facilmente identificável como tal porque as suas folhas são muito diferentes do que se espera de um feto.
As folhas nascem enroladas e abrem a partir do centro da roseta formando uma taça ou ninho.
É uma epífita, isto é, nasce e desenvolve-se sobre outras plantas vivas mas pode ser cultivada em terra.

FAMÍLIA
Aspleniáceas


ORIGEM
Índia (Ásia)

LUZ
Preferem sombra e resistem bem a pouca iluminação. A luz solar directa faz murchar as folhas.

TEMPERATURA E HUMIDADE
Não resiste ao frio. Como todos os fetos, prefere ambientes húmidos pelo que deve ser borrifada, sobretudo no tempo quente, ou assentar o vaso em base com pedras e água. Aguenta o ar seco do ar condicionado mas crescerá menos.

REGA
Manter a terra bem regada durante os meses de desenvolvimento e apenas ligeiramente humedecida no Inverno quando não se regista crescimento. É intolerante a água calcária. Sugere-se rega pela base do vaso durante uns minutos para absorção por capilaridade, para evitar o apodrecimento da planta.

SOBREVIVÊNCIA
Necessita de protecção contra ventos. Usar fertilizante líquido de 3 em 3 semanas nos meses de crescimento.Limpar as folhas com pano húmido. Transplantar a cada 2 anos, na Primavera.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: