Rainha-da-noite (Hylocereus undatus)

Rainha-da-noite ou Flor-da-noite: o nome popular desta cactácea foi inspirado no comportamento das grandes flores brancas (alguns exemplares podem medir até 30 cm de diâmetro) que a planta produz - a flor do HYLOCEREUS UNDATUS tem hábitos noturnos, desabrocham ao anoitecer e ficam abertas até o nascer do sol.

Possui raízes aéreas das quais faz uso para fixar-se no solo ou em alguma superfície, além de serem utilizadas para a obtenção de nutrientes. Produz uma grande quantidade de ramos divididos em artículos. Só começa a florir após o terceiro ano e desde que cultivada em condições adequadas. A floração dura de finais da Primavera até princípios do Outono, sendo mais intensa em pleno Verão. As flores só desabrocham quando começa a anoitecer, permanecendo abertas até começar a nascer o sol.

Ficha da planta:

Nomes Populares: Rainha da noite; Flor-da-noite

Nome Científico: Hylocereus undatus

Origem: Provavelmente da Índia

Luminosidade: A planta necessita de luz solar plena

Temperatura: A rainha-da-noite não suporta locais muito frios, embora suporte até 13ºC, a faixa de temperatura ideal para o seu cultivo fica entre 18 a 32ºC.

Solo: A mistura de solo ideal é a de 1 parte de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 2 partes de areia.

Regas: Deve-se evitar o excesso de água. Recomenda-se aguardar que o solo seque na superfície, antes de fazer outra rega.

Floração: do final da primavera ao início do outono.

Propagação: estacas de caule.

Dicas de cultivo: Recomenda-se replantar a rainha-da-noite a cada 2 ou 3 anos, dependendo do tamanho da planta.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

2 comentários:

RANNYHELL LECTER disse...

Minha tia tem a anos essa linda flor em seu quintal, hoje me ligou as 23:00 horas e fui até a casa dela para apreciar, foi um espetáculo.Tirei várias fotos.Não sabíamos o nome e minha tia a chama de vergonhosa, rs...Mas falei que iria pesquisar e encontrei aqui em seu blog o nome que é muito apropriado para ela...Rainha da Noite. Realmente ela reina absoluta no quintal... Minha tia vai adorar saber finalmente o nome e a origem dessa flor que a mais de 30 anos flores somente a noite em seu quintal.

Muito obrigada!

Um lindo ano para você!!!

galafassitorres disse...

Olá, conheci essa linda flor na casa de um parente em MG. peguei uma folha e coloquei na água até fazer raiz, então, plantei, e a mesma pegou e já está com folha nova. Estou encantada quero replantar em um vaso gde e esperar que ela cresça e floreça. Felicidades para vc, meu email é galafassitorres@hotmail.com (qdo puder me mandar algo agradeço, pois amo plantas no geral)abçs Dóris