Tulipa (Tulipa gesneriana)


Muita gente pensa que as tulipas são originárias da Holanda, tamanha a associação existente entre elas e este país. Entretanto, segundo a maioria das referências, as tulipas, na verdade, são turcas e foram levadas para a Holanda por volta de 1560, depois que o botânico Conrad von Gesner as catalogou em 1559, usando bulbos originais coletados em Constantinopla, atual Istambul. O nome da flor foi inspirado na palavra "tulipan" que significa "turbante" (o formato da tulipa lembra mesmo um turbante). Outras referências defendem que as tulipas são originárias da China, de onde foram levadas para as montanhas do Cáucaso e Pérsia.Chinesas ou turcas, o fato é que elas se tornaram uma paixão para os holandeses e essa paixão pelas tulipas foi tanta que gerou até uma especulação financeira envolvendo os bulbos desta planta.No livro "Salve-se Quem Puder – Uma História da Especulação Financeira", Edward Chancellor descreve esse curioso fato em detalhes. Na Holanda, os bulbos encontraram terras férteis e ideais para o seu cultivo, além de um povo que simplesmente amava flores. O entusiasmo pela tulipa gerou o desenvolvimento de muitas variedades com diferentes tamanhos e cores. Por volta de 1620, algumas variedades chegavam a um grau de raridade tão grande, que uma única flor alcançava preços elevadíssimos. E a especulação corria solta. No verão, época do plantio, já se negociavam os bulbos que iam florescer na primavera seguinte – cerca de um ano depois. O papel que representava a propriedade de um bulbo ainda por florir podia passar, em poucas semanas, de 20 florins para 255 florins, ou de 90 para 900 florins. A situação tornou-se tão crítica, que o governo holandês teve de intervir para acabar com a especulação.Planta da família das Liliáceas, a tulipa produz folhas que podem ser oblongas, ovais ou lanceoladas (em forma de lança). Do centro da folhagem surge uma haste ereta, com uma flor solitária formada por seis pétalas. Cores e formas são bem variadas. Existem muitas variedades cultivadas e milhares de híbridos em diversas cores, tons matizados, pontas picotadas, etc.O mérito do cultivo da tulipa no Brasil cabe ao produtor Klass Schoenmaker (mais detalhes abaixo), estabelecido no município de Holambra, em São Paulo.
Comprei. E agora?
Na hora de adquirir um vaso de tulipas, prefira aquele com as flores ainda em botão. Dessa forma, você terá as belas tulipas por mais tempo. Mantenha o vaso em local fresco, com boa luminosidade, mas longe de ventos e do sol forte. Outra dica interessante é colocar 1 ou 2 pedras de gelo, pela manhã e à tarde, sobre o substrato (mistura de terra) do vaso, todos os dias. Assim podemos diminuir o excesso de calor.
No clima brasileiro é difícil conseguir que a planta floresça mais de uma vez, mas com algumas técnicas, dá para tentar fazê-la dar flores pelo menos mais uma vez. O processo é demorado e um tanto complicado, mas para quem gosta de jardinagem, pode ser um desafio compensador:
Quando as flores da primeira floração murcharem, corte-as, inclusive as folhas. Retire os bulbos da terra, limpe-os levemente com uma escova macia e mantenha-os em local fresco e arejado por cerca de 3 meses, sem deixar que se molhem.
1. Passado esse período, plante-os num vasinho plástico com terra vegetal umedecida, sem estar encharcada. Embrulhe o vasinho num plástico e coloque-o no congelador da geladeira durante uns 6 meses (temperatura ideal entre 2 e 5 graus C).

2. Passado esse tempo, é hora de tirar o vasinho da geladeira e levá-lo para um local fresco e com boa luminosidade por mais 2 meses, lembrando de manter a terra sempre úmida.

3. Depois disso, o vasinho deve voltar ao congelador, novamente embrulhado em plástico, onde vai permanecer por mais 6 meses.

4. Agora é hora de levar o vaso para um local iluminado. Se tudo der certo, a tulipa estará florida no período de trinta a cinqüenta dias.

Yes, nós temos tulipas...

A Fazenda Terra Viva Schoenmaker (Holambra/SP) começou a produzir tulipas comercialmente no Brasil em 1988. Os bulbos são trazidos da Holanda e ao chegar por aqui são mantidos em câmaras, onde passam pelo tratamento adequado para controlar a temperatura, até que comecem a enraizar. A partir de março começam a ser retiradas as caixas da câmara para a produção propriamente dita. Inicia a fase 2, com as tulipas entrando em fase de crescimento, quando são fornecidas luz e adubação adequadas para garantir seu bom desenvolvimento. Na fase 3 as tulipas estão prontas para serem colocadas em vasos ou para o corte (no caso de flores de corte). Só então, vão para os pontos de venda.
Segundo Simone Schoenmaker, gerente de produção de flores e bulbos da empresa, em 2001 foram vendidos aproximadamente 130 mil vasos de tulipas e em 2002 projetou-se a venda de 250 mil. Os vasos, oferecidos em dois tamanhos (um com 3 bulbos e o Premium, com 5 bulbos) representam 2/3 da produção. O restante é de produção de tulipas de corte, utilizadas principalmente em arranjos e buquês de noivas. "Cerca de 90% das tulipas em vaso são da variedade vermelha, já na produção de corte, a maioria é branca, em torno de 35%", explica Simone. As outras variedades de tulipas de corte são produzidas na seguinte proporção: 20% laranjas; 20% amarelas; 20% vermelhas; 5% outras cores, como rosa e lilás.
Dois novos produtos estão sendo lançados pela fazenda Terra Viva, produtora das flores de Holambra: vasos com tulipas Master e Little. Os vasos Master vêm com sete hastes e um botão grande de tulipa cada, com flores brancas, amarelas, laranjas e vermelhas. Os vasos Little possuem cinco hastes principais, com mais de um botão cada, totalizando cerca de doze flores por vaso, somente na cor vermelha.
O aumento da demanda por tulipas no mercado de flores é creditado às novas variedades de cores diversas e à melhor adaptação ao nosso clima, o que lhes garante mais beleza e durabilidade. "Testamos novas variedades que podem durar até 10 dias, dependendo da época do ano e da região, esclarece Simone. O calor acelera o desabrochar da flor, e quanto maior o frio, mais tempo de vida possui. Normalmente, um vaso de tulipa sobrevive de 5 dias a uma semana.
."Em maio e junho a produção e venda de tulipas é maior que dos outros meses da safra", acrescenta Simone Schoenmaker. Em razão da sazonalidade, o produto é oferecido no mercado brasileiro no período de março a setembro. "As flores de modo geral chegam a duplicar as vendas".
Dica:
Após o florescimento da TULIPA, as folhas caem e os bulbos são arrancados e armazenados em clima ameno até que seja plantado novamente.

Como plantar Bolbos de Flor
É uma verdade, que para desfrutar de bolbos de flor, como a Tulipa, Narcisos, Jacintos, Crocus e outros, devemos plantá-los no Outono. Este aspecto é o mais penoso, mas sem dúvida que é posteriormente compensado quando se começam a desenvolver e nos proporciona umas esplêndidas florações. É tão fácil fazer com que os bolbos se desenvolvam que até a pessoa com menos conhecimento na arte de plantar consegue criar um bonito jardim com bolbos da flor. Os bolbos, que florescem na Primavera, têm que ser plantados no Outono porque necessitam de um período de frio para poderem se desenvolver até a chagada da Primavera. A única regra é que sejam plantadas antes que cheguem as primeiras geadas. A melhor época situa-se entre o mês de Novembro e princípios de Dezembro. Se os comprarmos antes da data indicada, podemos armazená-los num lugar seco, fresco (entre 10 a 15º0 e sem luz para que se conservem adequadamente e prontos a serem utilizados na época seguinte.

O jardim dos seus sonhos

Tirando as Tulipas e os Narcisos, também podem ser plantados outros bolbos especiais da Holanda, como a Scilla, Fuchkinia, Muscari, Fritillaria, Allium, Camassia e Eremurus, entre outros.
Os bolbos de floração primaveril, possuem variedade de cores e alturas durante o seu desenvolvimentos, assim como períodos de floração. Tudo o que precisa de saber, encontra-se na embalagem. O mais importante ao comprar um bolbo é saber a cor da flor, mês da floração, altura a que poderá alcançar, mês da plantação e a que profundidade se deve plantar.
Recortando as imagens de alguns catálogos de venda ou folhetos de informação no seu ponto de venda habitual para poder escolher qual é a que mais gosta, poderá começar a planejar o jardim dos seus sonhos.

Conselhos para a plantação.


* Plante todos os bolbos de baixo crescimento, como os jacintos à frente dos bolbos que atingem uma altura mais elevada.

* Plante todos os bolbos em grupos, uma flor solta dá um aspecto perdido num jardim.

* Pante os bolbos que possuem uma floração mais rápida, como os Crocus na relva, para começar um efeito especial.


Como se plantam?


Muitos bolbos , que florescem na Primavera, requerem sol ou

pouca sombra e estão em função dsa temperaturas e da luminosidade

do lugar onde é plantado. É aconselhável uma plantação com um

pouco de sombra ao meio-dia. Os bolbos crescem sempre em qualquer solo embora precisem de ter uma boa drenagem. Os bolbos podem apodrecer quando absorvem demasasiada água, assim devem ser evitados lugares com possibilidade de inundação.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Unknown disse...

Quando é o outono no Brasil? Moro no Japao e quero enviar uns bulbos de Tulipa para minha mae que mora em Muriaé,Minas Gerais. Uma cidade situada na zona da mata mineira, e faz divisa com Itaperubna,no Rio de Janeiro. Será que ela conseguiria cultivar esses bulbos?
Aqui no Japao esta comecando o outono e por isso há uma abundancia de bulbos sendo vendidos,mas no Brasil acho que ja deve estar bem quente .
Qual coselho voce me daria? Obrigada.
Selma Chaves