Como fazer mudas de Coqueiro-anão

A produção de mudas de coqueiro anão, não é muito simples, mas para quem tiver a paciência e a vontade de fazê-las, aí vão as dicas.

Primeiro deve-se observar:

Planta Matriz:

- É ela quem vai fornecer a noz semente, por isso deve ser vigorosa, ereta, com a copa verde intenso, idade entre 15 a 30 anos, com um bom número de folhas e sem pragas. A semente deve er 11 ter a 12 meses de idade, pesada, arredondada, casca sem indícios de pragas, deve descansar de 10 a 21 dias após colhida.

- Germinador: Canteiro com 15cm de profundidade, 1 a 2m de largura por comprimento variável (irrigação). As nozes devem receber entalhe na protuberância mais alta do lado que se prende à infloescencia, entalhadas as nozes dão colocadas lado a lado, com entalhe para cima e para a mesma direção. Cada m2 de canteiro recebe 22 a 24 nozes. A irrigação deve proporcionar 6 a 7 mm/dia (6 a t1/m2/dia).

- Viveiro: Como no germinador o terreno é arado gradeado e limpo convenientemente; quando a plantinha da noz alcançar 15 cm de altura deve-se fazer a repicagem para viveiro em terra firme ou em sacolas plásticas. Deve-se selecionar mudas com um só broto (reto, na vertical), forte, bem fixado na casca; rejeitar nozes com brotos raquíticos, duplos ou triplos, retorcidos, esbranquiçados. Retira-se a muda do germinador (com gancho de ferro) e corta-se as raízes a 1-2cm da casca. Situado próximo ao germinador o viveiro deve receber 60% das mudas germinadas.

- Viveiro em terra firme:

Deve ter solo escarificado, com matéria orgânica ou pó-de-serra incorporado (facilitar arranquio); evitar solos ácidos ou com muito alumínio. Mudas que permanecerão 6 meses dão plantadas no espaçamento de 60cm x 60cm. Em triângulos equilátero; as que permanecerão de 7 a 9 meses o espaçamentos será de 80 cm x 80cm em triângulo. A irrigação será de 101/m2 (até 2 meses), 121/m2dia (2-4 meses), após 6 mês em diante pode-se regar em dias alternados.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sonia..não nos conhecemos..apenas procurei na internet uma maneira de plantar coco e conheci o seu site..muito obrigado pelas informações..mas tenho uma pergunta e talvez voce possa me ajudar..é possivel plantar um pé de coco utilizando-se a castanha, ou o coco seco? aqueles, vendidos em supermercado pra quebrar e comer a castanha?? muito obrigado Eduardo Lopes.eduardofa30@yahoo.com.br

Anônimo disse...

quero plantar umas sementes de coco, nativa do mato,tenho os coquinhos e quero saber como plantar. Na parte de baixo tem 3 furinhos e na parte de cima tem uma ponta.
Pergunta:
Qual a posição do coquinho que devo colocar
no saquinho? A semente deve ser guariroba.

Obrigado a todos.
Donizetti Esperança. Artur Nogueira.S.p.

Anônimo disse...

eu tenho uma plantação de coco aproximada mente 30 cocos. e gostaria de fazer mudas do mesmo. e não sei por onde começar. ex:como saber que o coco está apropriado para fazer a muda e se eu tenho que dar um corte na parte de cima ena de baixo? ATENCIOSAMENTE: JOSEMIR EMILIO GOTTSCHALL

Anônimo disse...

Boa tarde meu nome e alessandra tenho varios cocos secos bem grande plantei do jeito que vc ensina acima e ja nasceu eu ate ajudei abri um pouquinho a.casca em cima e nasceu mais rapido gostaria de saber se eles vao demorar muito pra crescer e dar os frutos o coco