Gerânio

Outros Nomes Populares
Gerânio-ferradura, Gerânio-pendente, Pelagôrnio-pendente, Gerânio-hera, Pelagôrnio.

Nome Científico
Geranium

A Planta
É uma planta rústica e não precisa de muitos cuidados. Pertence à família das Geraniáceas. Caracterizam-se por ser herbácea de pequeno porte perene ou herbácea pendente. É cultivada para bordadura e maciço, além de vasos suspensos ou jardineiras. A África e a região de Sikkim na Ásia são as regiões de origem dessa planta, que pode atingir uma altura entre 30, 45 e 90 centímetros, podendo chegar a até 1 metro. Ela se propaga no outono ou no inverno e primavera, dependendo da variedade, e através da estaquia da ponta de ramos.

Flores
São agrupadas em hastes florais ou em cachos. Florescem no verão ou na primavera e verão, dependendo da variedade. Apresentam várias cores, com destaque para as cores violeta e rosa.

Tipo de Folha
Irregular e orbicular.

Ambiente e Cultivo
São plantadas em jardins e também em ambientes interiores, usando-se vasos ou formando-se jardins de interior. Gosta do clima ameno e do solo argiloso ou barrento, embora algumas variedades prefiram solo arenoso e rico em matéria orgãnica. Precisa ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Algumas variedades necessitam de outros hábitos de rega, precisando ser regadas com freqüência nos primeiros meses após o plantio e uma vez por quinzena quando não chover, e também uma vez por semana na primavera e verão e de duas a três vezes por semana no Inverno. Gosta de sol pleno em locais frios e de meia-sombra em locais mais quentes.

Adubação
Adubar uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão Usar fosforita, superfosfato e termofosfato NPK rico em P, Outras variedades precisam ser adubadas da mesma forma, porém mensalmente, como por exemplo o Gerâniohera ou Gerânio-pendente.

Cuide para que seus Gerânios fiquem muito floridos

É especialmente nesta época do ano que as floradas de gerânios tornam-se mais intensas e exuberantes. Mas, para que isso aconteça, além de muita luz, estas plantas precisam de duas ou três regas por semana, sempre de acordo com a temperatura ambiente. Entretanto, tenha o cuidado de observar, se o vaso ou mesmo a jardineira, oferecem boas condições de drenagem, pois a água empoçada pode fazer com que as raízes apodreçam. Ao regar a planta não borrife as folhas, como você costuma fazer com as outras plantas: os gerânios gostam de atmosfera seca.

Depois da floração, pode os galhos pela metade. Isto vai estimular o aparecimento de novas flores. Se a planta estiver em vasos, replante a cada primavera ou verão.

Agora, veja o que você deve fazer:

1. Se o vaso tem poucas flores e folhagem intensa, é sinal que você está usando excesso de adubo. Como a aplicação recomendada é a cada 15 dias, pare de adubar durante algum tempo. Mais tarde, providencie um fertilizante do tipo NPK com menor porcentagem de nitrogênio na fórmula.

2. Quando os ramos forem longos e houver muita distância entre as folhas, sua planta está recebendo pouca luminosidade. Mude-a para um local com mais iluminação, de preferência fora de casa, onde ela poderá receber sol direto.

3. No caso de você verificar insetinhos brancos, voando ao redor da planta, tome imediatamente uma providência, do contrário elas acabarão comprometendo a saúde do gerânio. Pulverize as folhas com um inseticida apropriado, facilmente encontrado nas casas especializadas,

4. Se por acaso você notar que as folhas mais baixas ficaram amareladas, com manchas marrons, é sinal que o solo está excessivamente seco. Regue com regularidade e mantenha o vaso em boas condições de ventilação.

5. Quando as folhagens e os caules ficam avermelhados é porque está havendo quedas acentuadas da temperatura durante a noite. Mude o vaso para uma área mais protegida e quente.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

10 comentários:

Pedro Claus Kube disse...

...a gente continua apredendo , lindo e informativo Blog.
Ja esta nos meus Favoritos!
obrigado.
Pedro Claus

cristina disse...

Adorei,obrigada.\comprei meu primeiro geranio hoje, para matar as saudades de minha avó, que tinha lindas jardineiras dessa flor, sempre lindas na varanda de sua casa.
Um abraço
Cristina Moreno

Unknown disse...

Bom Dia. Nas dicas não encontrei o q preciso. Meus gerânios plantados em vasinhos tem flores e pouquíssimas folhas. Por favor resposta para cdtorrescasana@hotmail.com Não sou mais assinante do Brturbo e sim Netcomb então o outro endereço não tenho mais como acessar. Obrigada pela atenção. Carmem

Cassandra disse...

Olá, gostaria de saber se há como consertar um caule das flores que quebrou quando trouxe o gerânio para casa. Ainda tem vários botões para abrir e eu não queria ter que cortá-los... Existe alguma maneira? Meu email é cassandravinteum@yahoo.com.br
Obrigada!

Esther Alcântara disse...

Parabéns pelo lindo blog, Sonya. Já estou seguindo! Hoje comprei muitas mudas de gerânio e suas dicas vão me ser bem úteis. Vou encher uma jardineira de 3m da minha sacada com gerânios pendentes de várias cores. Só estou com medo de eles não tolerarem o vento, pois aqui é 15 andar, face Sul. Tem sol direto só no verão e de manhã. O que acha? Tem alguma dica? Acho que tenho de maneirar na água nos meses frios, né? Obrigada! Bjs.

Sonia Oliveira disse...

Olá Esther, boa tarde!!
Obrigada por ter gostado do blog.

Quanto às suas dúvidas
Para que as floradas de seus gerânios tornem-se mais intensas e exuberantes precisam, além de muita luz, duas ou três regas por semana, sempre de acordo com a temperatura ambiente. Entretanto, tenha o cuidado de observar, se o vaso ou mesmo a jardineira, oferecem boas condições de drenagem, pois a água empoçada pode fazer com que as raízes apodreçam. Ao regar a planta não borrife as folhas, como você costuma fazer com as outras plantas, os gerânios gostam de atmosfera seca.

Depois da floração, pode os galhos pela metade. Isto vai estimular o aparecimento de novas flores. Replante a cada primavera ou verão.

Agora algumas orientações para que você tenha sempre sua jardineira bonita:
Se o vaso tem poucas flores e folhagem intensa, é sinal que você está usando excesso de adubo. Como a aplicação recomendada é a cada 15 dias, pare de adubar durante algum tempo. Mais tarde, providencie um fertilizante do tipo NPK com menor porcentagem de nitrogênio na fórmula.

Quando os ramos forem longos e houver muita distância entre as folhas, sua planta está recebendo pouca luminosidade. Mude-a para um local com mais iluminação.

No caso de você verificar insetinhos brancos, voando ao redor da planta, tome imediatamente uma providência, do contrário elas acabarão comprometendo a saúde da planta. Pulverize as folhas com um inseticida apropriado, facilmente encontrado nas casas especializadas,

Se por acaso você notar que as folhas mais baixas ficaram amareladas, com manchas marrons, é sinal que o solo está excessivamente seco. Regue com regularidade e mantenha o vaso em boas condições de ventilação.

Quando as folhagens e os caules ficam avermelhados é porque está havendo quedas acentuadas da temperatura durante a noite. Veja se tem como você mudar a jardineira para uma área mais protegida e quente.

Não há problemas nenhum quanto a ventos, desde que não sejam demasiados fortes que venham desfolhar a planta.
Você deve cortar sempre as flores fenecidas e as folhas secas para evitar que pare a emissão de novos botões.
Adube a cada 3 meses com adubo granulado tipo N-P-K fórmula 10-10-10, colocado em água e regar o substrato somente sem tocar na planta.
As regas devem ser regulares, mas não abundantes.
O gerânio adapta-se a climas amenos de algumas regiões brasileiras desde o sul ou serenas do sudoeste.
Em regiões muito frias, ou no inverno por exemplo, usa-se pouca água, evitando assim o aparecimento de folhas amareladas que o prejudicam.
Para uma floração bonita, além dos adubos existentes no mercado fáceis de usar (a adubação nos gerânios só não é feita no inverno, porém no caso do nosso pais, onde o clima é ameno, quase o ano todo pode-se proceder normalmente).


Espero ter lhe ajudado.

Abraços

Anônimo disse...

Oi, adorei teu blog. Adoro Gerânios e os tenho na minha varanda, e gostaria de aumentar o nr de vasos com está flor. Como aqui na minha cidade não tenho encontrado mudas, gostaria de saber como fazê-las a partir das plantas que eu já tenho. Elas pegam de galho? Obrigada pela a tenção e espero que possas me ajudar.

Vera disse...

Oi, adorei teu blog. Adoro Gerânios e os tenho na minha varanda, e gostaria de aumentar o nr de vasos com está flor. Como aqui na minha cidade não tenho encontrado mudas, gostaria de saber como fazê-las a partir das plantas que eu já tenho. Elas pegam de galho? Obrigada pela a tenção e espero que possas me ajudar.

Sonia Oliveira disse...

Olá, tudo bem?

Então, é bem fácil multiplicar Gerânios por estacas dos ponteiros. Basta quebrar uma ponta com uns 10 cm e enterrar o primeiro terço (da base) na terra.

Quando preparar o vaso, coloque no fundo dele brita ou cacos de vaso no fundo, colocando areia úmida e depois o substrato, com uma mistura de terra vegetal, areia grossa e fertilizante orgânico (pode ser húmus de minhoca) para que assim a planta tenha uma boa quantidade de nutrientes, além de uma boa drenagem, o que evita o acúmulo excessivo de água que pode matar a planta.

Regue a mudinha diariamente, porém lembre-se que não deverá ser encharcada.
As raízes irão aparecer em torno de 4 semanas, arrume de 1 a 3 mudas por vaso para que fique bem cheio e ornamental.

Semestralmente adicione adubo NPK rico em fósforo e um pouco de fertilizante orgânico ao substrato dessa planta para garantir que ela cresça bem e tenha uma floração vigorosa (o fósforo auxilia a floração).

Espero ter lhe ajudado.

Abraços e boa sorte!

magali disse...

oi, para quem perguntou, gerâneo pega de galho e pega muito fácil
tenho muitos e comecei com uns galhos que pedi para u jardineiro que estava podando
em uma casa enquanto caminhava
não é precisao comprar, é só pedir um galhinho
bjocas