Dicas de como cultivar bromélias em vaso

As bromélias são plantas típicas de florestas tropicais. A família das bromeliáceas tem mais de 2.800 espécies e flores de cores variadas, como vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco. Para cultivá-las em vasos, siga estes passos.

Nunca toque nas flores de uma bromélia, porque elas são muito sensíveis. Para transportar uma bromélia, acomode-a em uma posição firme e proteja as laterais até acima do fim da planta;

Retire o envoltório usado para proteger a planta, tomando cuidado para não dobrar as folhas;
Este tipo de planta precisa de uma temperatura ambiente entre 16º C e 24º C;

Coloque o vaso em um lugar bem luminoso, mas onde não bata sol;

Regue a bromélia pelo menos uma vez por semana. Jogue a água no copo das folhas e um pouco na terra do vaso;

Após a floração, você notará o surgimento de pequenos brotos junto à base da planta. Deixe que eles cresçam até alcançarem a metade do tamanho da planta mãe;

Quando tiverem raiz, separe as bromélias novas e passe-as para outro vaso. Utilize húmus como substrato para elas;

As bromélias podem florescer em qualquer época do ano. Não é necessário usar fertilizantes para cultivá-las.



Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

16 comentários:

ಌ ಌஜ ಌ ESPAÇO KICHIQUEಌ ಌஜ ಌ disse...

ADOREI AS DICAS SOBRE AS BROMÉLIAS GANHEI UMAS QUE DÁ UMA FLOR ROSA E REDONDA MAIS NÃO SABIA COMO CUIDAR!!

Cecilia disse...

ganhei uma bromélia ,qnd estava com a flõr ainda ,meu gato derrubou e quebrou,tudo bem.....,depois cuidei agora q ela está crescendo ,o outro derrubou de novo ,agora quebrou o vaso ,e comprei outro maior,mais cor de terra (plastico) posso plantar em um vaso de xaxim q eu tenho a muito tempo? agradeço se alguem me responder,quero q ela volte a dar flôr.obrigada

Anônimo disse...

Bom Sonia.A minha bromélia já deu flores de cor roxa,agora ela está queimada nas pontas onde deu flores.As folhas continuam verdes. Ela é de folhas estreitas e durinhas,e tem brotinhos.O que eu posso fazer pra que ela fique viva? Não quero que ela morra.Obrigada.

Unknown disse...

Tenho uma brolélia tamnho grande, a uns 4 anos, ela deu uma flor linda vermelha, depois disso a flor foi ficando verde e secando, agóra ela está com as folhas como que queimadas; o que devo fazer pra recupera-la?

Unknown disse...

Comprei um vaso com tres mudas de bromélia de flores vermelhas que se tornaram verdes. O que devo fazer para recuperar a cor vermelha das flores?

Eu disse...

Tenho uma bromélia (Tillandsia cyanea - flor violeta e a bráctea magenta), ocorre que a bráctea ficou verde, como proceder para voltar o avermelhado??? Cultivo-a dentro de casa, será falta de sol???

liliane disse...

pelo amor de Deus,como recuperar a minha bromélia que está muchando?tem uma semanaque ganhei acho que molhei demais.não quero perder a minha planta.o que poço fazer.

Deuseni Felix disse...

comprei uma bromelia lida, cor meio amarnela-laranja, as folhas estao secando, e o meu coraçao tambem, sera que ela esta morrendo, ela esta no apartamento, moro em Cuiaba, clima muito quente, o que devo fazer, estou super triste, me ajudem por favor.

Anônimo disse...

Ola, tenho diversas mudas de bromélia Guzmania e estao dando varios brotos laterais, porem as flores parecem estar morrendo.O q devo fazer? devo arrancar as flores "velhas"? devo arrancar os brotos? nao devo fazer nada? helppp!

ceisa disse...

ceisa disse,eu adorei os comentarios das bromelias,pos tenho uma aequimeia de flor rosa muinto linda chama muito atençao por ter suas folhas e flor grandes.21 de fevereiro 2012 17;48

Nedy disse...

Nedy, comprei uma bromélia, estou pesquisando como cultivar e mante-lá viva, aqui encontrei as dicas de como cuidar, vou colocar em prática, adoro plantas..........

Claudia Helena disse...

Bom dia. Tenho umas bromelias plantadas num canteiro de onde trabalho, pega sol, rego 1 vez por semana, mas elas estão com as folhas secas 1 delas esta bonita mas as outras estão aparentemente morendo. O que devo fazer para não perde-las?

Sonia Oliveira disse...

Bom dia Claudia!

Essas folhas secas podem ter sido queimadas com o sol, também pode ter sido regada e a água agiu como lente sob o sol, queimando a folha.
Adubação demais pode apresentar sintomas parecidos, mas a queimadura começará nas pontas da folhas.

Abraços.

Anônimo disse...

Agradeço pelas dicas são funcionais!!

Unknown disse...

Adorei as dicas. Muito úteis. Obrigada

Unknown disse...

Adorei as dicas. Muito úteis. Obrigada