Jasmim Urugaio (Guettarda uruguensis)


Nombre científico: Guettarda uruguensis
Familia: Rubiaceae
Origen: Uruguay
Nome popular: Veludinha


Arbusto lenhoso decídua entre 3 e 5 metros de ramos altos. Próprias para serem plantadas em áreas de córregos de água doce, lagoas, riachos, etc.
Suas folhas são simples, ovais, opostas e pouco pubescentes, chegam a 3 a 6 cm de comprimento, de cor verde escuro na parte de superior e verde claro na parte inferior.
Inflorescência de muitas flores com hastes longas, corola branca e perfumada, com 1,5 cm de comprimento.

Em jardinagem é muito ornamental e é útil para coberturas ou para crescer encostado a paredes e muros, ficam lindas também quando plantadas em grupos por várias espécies. Pode ser cultivadas em vasos de e não toleram regiões com inverno muito prolongado e de frio intenso.

Ela floresce na primavera e no verão.

Aprecia a meia-sombra, mas suporta um local ensolarado em regiões temperadas.

O solo deve ser ligeiramente ácido com boa porcentagem de matéria orgânica, e boa drenagem.
Mistura para o solo: 1 parte de terra de jardim, 1 parte de adubo (húmus) e 1 parte de areia.

Muita irrigação na fase de crescimento, dependendo do grau de umidade. No período de dormência somente a água das chuvas será suficientes.

Quanto à poda, cada jardineiro deverá decidir, vai depender do tamanho que você desejar que ele fique.


Não é necessária a poda de limpeza atinge na idade adulta, mas nos período de crescimento pode ser pinçada rebentos para obter maior exuberância.

Propagação por sementes no fim do Inverno, abrigada, bem colocado no substrato móvel composta de: 2 partes de terra preta, 1 parte de areia grossa e 1 parte de composto ou estrume. Semeando a uma profundidade de duas vezes a largura e seu lugar na sombra parcial, regar o suficiente para que o substrato permaneça úmido.
Você também pode multiplicar por semi-estacas de madeira dura, tiradas no fim do Inverno ou início da primavera.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

Unknown disse...

adorei amei volto p/ fazer o comentario estou com muito sono Boa Noite

Anônimo disse...

Adorei a materia queria saber onde posso obter algumas sementes? estou em São Paulo capital meu email paulosalem@ahoo.com.br