Informações importantes com a chegada do Verão


No verão, devido ao aumento de temperatura e as deliciosas chuvas de verão, as plantas requerem cuidados especiais. Resumidamente, vamos tratar aqui sobre estes cuidados.

Cuidados de Verão:
No verão, o calor estimula o rápido crescimento das plantas. Todavia, tal crescimento pode ser prejudicado quando o clima estiver muito quente e seco. Assim, são imprescindíveis para esta época as adubações regulares e regas (que devem ser feitas sempre no começo da manhã ou ao entardecer, evitando o sol forte). Muitas plantas precisarão ser amarradas a suportes ou tutores e ao menor sinal de pragas ou doenças, será preciso agir prontamente.

Início do Verão:
Regue, moderadamente, todas as plantas ornamentais para evitar a queda dos brotos em desenvolvimento;
Corte sempre o gramado, mas não muito curto, especialmente em tempo quente e seco;
Controle as ervas invasoras ou daninhas.

Meados do Verão:
Adube as plantas que produzam flores com fertilizantes com alto teor de fósforo, a fim de estimular a floração;
Retire as flores murchas para estimular a formação de novos botões e o crescimento.

Fim do Verão:
Plante bulbos, como Amarílis e trevo de quatro folhas (obs: tulipa é bulbo, mas não nasce em clima tropical como o nosso);
Continue a retirar as flores murchas das plantas, a não ser que você queira recolher as sementes;
Continue a regar o gramado de modo regular e abundante durante o tempo quente e seco, principalmente após a aplicação de fertilizante.

Observações:
Já que citamos a questão dos adubos, é importante que conheça melhor o mais comum deles, o N – P – K, onde N = Nitrogênio, P = Fósforo e K = Potássio.

Combinados, transformam-se em ótimo adubo. Na sua combinação 10-10-10, são ideais para verdes, como gramas e todas as folhagens. Já a combinação 4-14-8, o fósforo alto auxilia na floração.

Chuva de Verão:
Tempestades são comuns e quase diárias no começo do ano. Todavia, quando a intensidade das chuvas aumenta, passando dias e noites inteiras sem dar trégua, bichinhos como fungos, pulgões, lesmas etc, costumam proliferar em suas plantas. Para combatê-los, cada espécie de doença necessita de um tipo de tratamento. Temos tratamento com venenos fortes e até fazemos com plantas medicinais. É só nos consultar!!!

Mas se tiver pressa: no caso de haver lesmas de montão em suas plantas, uma boa e fácil dica é embeber cerveja em gardanapos de papel e deixar da noite para o dia sobre a terra. É que as lesmas, ao que parece, adoram cerveja. Pela manhã, é só recolher os guardanapos com os bichinhos... Pode-se repetir o procedimento até que elas acabem por completo.

Quanto às vaquinhas (joaninhas verdes), pode-se pulverizar as plantas com o seguinte preparado:
500 gramas de pimenta vermelha;
4 litros de água;
5 colheres de sopa de sabão de côco em pó.
Bater
no liquidificador as pimentas com 2 litros de água. Coar. Misturar o sabão e depois acrescentar os 2 litros restantes de água. É só coar e pulverizar.




Fonte(s) : Revista Natureza


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Vânia disse...

Fui replantar mudas de callas e cortei o bulbo ao meio para separar as mudas. Esse processo está correto ou vou perder minhas mudas? Gostaria que me respondessem.
Muito obrigada
Vânia