Urumbeta (Nopolea cochenillifera)

Nomes populares: cacto, nopal, palma-doce, palmatória-doce e cardo-de-cochonilha

Origem: México

Portes: de 2 m a 4 m de altura

Folhas: planta suculenta com folhas ovaladas, carnosas e revestidas por pequenos espinhos

Clima: tropical

Luminosidade: pleno sol

Irrigação: duas vezes por semana é mais do que suficiente

Dificuldade de cultivo: nenhuma, mas não tolera geadas

Adubação: matéria orgânica

Multiplicação: por meio dos artículos (palmas) que podem ser postos para enraizar

A urumbeta é uma planta xerófita, isto é, bem adaptada ao clima seco, como muitas cactáceas. Seu caule é cilíndrico e os ramos são os artículos achatados, carnosos e ovalados, conhecidos popularmente por “palmas” e cientificamente por “cladódios”. Estes artículos é que são responsáveis pela fotossíntese da planta, pois as folhas encontram-se reduzidas a espinhos pequenos e esparsos, ausentes em algumas variedades.

Esta adaptação reduz a transpiração da planta, que consegue suportar a falta de água por mais tempo. Suas flores surgem o ano todo, mas principalmente de setembro a março, e são firmes, de coloração alaranjada, rósea ou vermelha e com numerosos estames cor-de-rosa, muito longos.

A urumbeta é uma planta rústica, adequada para o plantio isolado ou em grupos, assim como em renques, tornando-se uma cerca-viva bastante defensiva quando utilizadas espécimes com espinhos. Sua beleza e singularidade são evidenciadas em jardins de pedra. Pode ser plantada também em vasos grandes, com o substrato coberto por pedriscos.


Fonte (s): Guia de Plantas e Flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: