Flamboianzinho - Caesalpinia pulcherrima


Nome Popular: Flamboianzinho, barba-de-barata, flor-do-paraíso, flamboyam-de-jardim,

O flamboianzinho é um arbusto ou arvoreta perene, originária das Antilhas e muito popular no paisagismo tropical. Ele apresenta caule lenhoso, ramificado e cheio de espinhos. Suas folhas são grandes e de coloração verde, com numerosos folíolos ovalados.

As inflorescências são compostas por flores vermelhas, vermelho-alaranjadas, vermelho-rosadas ou amarelas, de acordo com a variedade, todas caracterizadas por longos estames. A floração ocorre na primavera e verão. Os frutos são do tipo legume e surgem no outono.

De rápido crescimento é apropriado para o plantio em maciços ou grupos lineares, formando excelentes cercas vivas. As podas deixam a planta com aspecto mais compacto. Também pode ser plantado em vasos grandes, ou conduzido como arvoreta em calçadas, podendo alcançar 3 a 4 metros.

Deve ser cultivado sob sol pleno ou sombra parcial, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e muito bem drenado. As adubações anuais estimulam uma intensa floração. São tolerantes ao frio leve, em climas subtropicais ou mediterrâneos, perde as folhas no inverno e multiplica-se por sementes.

Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

4 comentários:

Nas Quatro Estações disse...

Parabéns pelo blog. Muito bom mesmo.
Convidamos a nos visitar no facebook mural Nas Quatro Estações com muitos artigos e fotos.

Hermes Roberto disse...

Esse blog é tudo de bom...seguidamente venho buscar dicas sobre orquídeas e outras plantas.
Apenas hoje estou me apresentando.
Parabéns e obrigado...além de bonito é bastante útil.

Hermes Roberto disse...

Esse blog é tudo de bom...seguidamente venho buscar dias sobre orquídeas e outras plantas. Apenas hoje estou me apresentando.
Parabéns...além de bonito é bastante útil.

Sonia Oliveira disse...

Olá Hermes, tudo bem??

Obrigada por visitar o blog e também pelas palavras de incentivo.

Um abraço,