Use a técnica de estacas para multiplicar as suas plantas

Seguindo estes simples passos você pode ter plantas novas a partir de um galho da planta-mãe e de uma garrafa de plástico, usada como estufa.


Você precisa de

Garrafa de plástico transparente 1 (por estaca)

Areia grossa 1 xícara

Vermiculita 1 xícara

Terra preta 1 xícara

Tesoura de podar


Passos

1 - Corte a garrafa transversalmente a aproximadamente 10 cm da base.

2 - No recipiente feito com a base da garrafa coloque partes iguais de areia, vermiculita e terra preta. Misture bem os materiais para obter um substrato fofo e rico em nutrientes, próprio para reproduzir as plantas. Reserve-o.

3 - Escolha caules da planta que você quer reproduzir, e corte-os em pedaços de 15 a 25 cm. Cada estaca deve ter, pelo menos, dois ou três nós porque nesses pontos se encontram as gemas portadoras dos tecidos de crescimento.


4 - Com uma tesoura de podar corte o ápice (extremo superior da estaca) na diagonal, formando uma ponta.

5 - Faça um furo de 5 ou 6 cm de profundidade no substrato preparado, usando o seu dedo indicador. Coloque a estaca dentro dele com a ponta cortada na diagonal para cima.

6 - Com muito cuidado para não quebrar a estaca, coloque a outra parte da garrafa cobrindo a nova planta. Sobreponha as partes da garrafa, encaixando-as.

7 - Escolha um lugar que receba muita luz do sol para colocar essa estufa e mantenha a umidade do substrato constante. Você pode regar a estaca pela abertura superior da garrafa, que deve ficar destapada para permitir a ventilação da planta.

8 - Quando você notar que a estaca se enraizou e que as gemas brotaram, transplante-a para um vaso ou para o jardim.

Importante
Se as estacas estiverem cortadas, mas você não puder plantá-las logo em seguida, embrulhe-as com papel de jornal umedecido para não desidratarem. Você pode substituir a terra preta por adubo. A vermiculita pode ser substituída por pedra-pomes em pó.




Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

8 comentários:

diego disse...

oi adorei estes postes estou querendo fazer um jardim aqui na minha casa que me proporcione flores para ornamentação de ambientes, principalmente quando recebo em casa quais eu poderia plantar?
Se poder me dar um a dica eu fico muito feliz. bq.diego@gmail.com
E dá para fazer isso que vc endinou com as rosas pq as vezes tento tirar uma parte dela mais acaba morrendo!

Ribeiro disse...

Parabéns pelo blog, está lindo!

Unknown disse...

gostaria de saber se vc pode me dar algumas dicas sobre como cuidar da planta conhecida aq como boca de lobo
poi tenho um pé e antes de por em um vaso ela floria bastante depois ela ficou com as folhas muito pequeninas e parecia q tinha sido jogado agua quente em cima e sua folhagem ficou amarelada, cuido bastante delamas nao tenho obtido exito...se puder me dar algumas dicas desde já agradeço e parabéns pelo blog bons post.(valeriatsousa@hotmail.com)beijos

Unknown disse...

acabei de descobrir o nome verdadeiro da minha planta é torênia... vi no seu novo endereço com tema tipo de forração...obrigada pela resposta anterior. beijos...

Regina Lamarca Kaczmarek Corrêa disse...

Tenho em casa um xaxim antigo e que está brotando folhas, por favor você sabe como faço para cultivá-lo. Como faço as mudas. Meu e-mail reginalamarca@ig.com.br, por favor me contate para que eu possa realizar essa plantação. Grata.

Kassia Duarte disse...

amei tudo que vi adoro plantas,parabens

Blog da tia dê disse...

Ola sonya ! coloquei um link seu na minha lista de blog .espero que não fique chateada,pois sempre que da sigo vc bjsssssss

Sonia Oliveira disse...

Olá!!
De maneira alguma eu ficarei chateada por você divulgar meu blog em sua lista de blogas preferidos. Eu tenho mais é que agradecer.

Um beijão.