Cuidados com os bolbos da tulipa


Plante os bolbos no princípio do Outono para obter flores desde os meados até ao fim do Inverno. 


Use quer recipientes estanques, quer vasos com orifícios de drenagem. Plante cinco ou seis bolbos juntos - sem que se toquem - de forma que apenas os seus vértices apareçam à superfície da mistura, que deve estar bem úmida. É igualmente indicada quer uma mistura à base de turfa, quer uma mistura própria para bolbos ( composta de duas partes de concha de ostra esmagada, uma parte de carvão vegetal esmagado e seis partes de turfa). Se utilizar esta última, umedeça-a bem, mas esprema o excesso de água antes de plantar os bolbos.


Coloque os bolbos plantados num local escuro onde a temperatura nem ultrapasse 10ºC, nem desça abaixo de 0º. A ausência de luz e calor é essencial ao bom desenvolvimento do sistema radicular antes do desenvolvimento da folhagem. 


Os jardineiros comerciais enterram os seus recipientes no chão, no exterior, sob uma espessa camada de turfa umedecida. Caso tal não seja possível, encerre cada recipiente num saco de plástico preto e coloque-o numa varanda à sombra ou no parapeito de uma janela onde também não bata o sol. Regue a mistura, tantas vezes quanto as necessárias, para mantê-la úmida mas não ensopada. Não adube.


Mantenha os bolbos no escuro e no fresco até as folhas atingirem 5-7,5cm de comprimento (provavelmente ao fim de oito a dez semanas). 
A partir de então, destape os recipientes e exponha gradualmente as plantas à luz média e à temperaturas ligeiramente mais elevadas. Regue quando necessário, como anteriormente, e mantenha as plantas num ambiente relativamente fresco (se possível, abaixo de 16ºC) até que os pedúnculos atinjam um comprimento mínimo de 7-10 cm e os botões florais se encontrem já bem afastados da folhagem. 


À medida que cresce, a planta aguenta temperaturas mais elevadas, mas não sujeite as tulipas a temperaturas muito superiores a 16ºC. A 13-16º as flores permanecerão atraentes por três a quatro semanas. O calor as fará murchar rapidamente. 


As tulipas não são geralmente cultivadas em interior por mais de uma época, caso em que a floração diminuiria ou desapareceria por completo.






Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

15 comentários:

Milongueira disse...

Saudades das tuas postagens amiga.
Está tudo bem?

Milongueira disse...

Mas eu adoro o plantasonya!!! Ele vai deixar de existir??

Anônimo disse...

Gostei do seu blog.
Tem fotos de muito bom gosto e vou anexar aos meus favoritos.
Ando sem tempo e "peguei" um galhinho de bucho (5 cm)na tentativa de formá-lo em um vaso que ia para o lixo (Morava em uma casa e estou hoje em apto muito pequeno, cheio de tralhas que tenho apego e não consigo me desfazer).
Arrumar espaço e tempo para alguns vazinhos será uma tarefa difícil de concretizar, em todo o caso, tentarei.
Abs.
Carlos.

Marcelo Costa disse...

li sua materia sobre o repolho ornamental...muito util,fiz u trabalho com ele que ficou bonito depos ver se aprova la no meu blog...t mas....grato

Anônimo disse...

ola, estou precisando de dicas pra cuidar melhor dos meus copos de leite tenho alguns vasos dele quero saber o que faço , pois estao com as folhas amareladas e com aparencia de murchas. Se possivel me ajude, desde ja fico grata. (alia.ag@hotmail.com)

JAIRCLOPES disse...

Sou Orquidófilo e gostei muito do conteúdo do blog, penso que a blogsfera só tem a ganhar com saites assim. Aproveito para dizer que em meu blog: www.jairclopes.blogspot.com publiquei uma matéria interessante sobre GENTILEZA que gostaria que você lesse e comentasse.

PAULO TAMBURRO. disse...

OLÁ SONIA.

SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER UM DOS MEUS BLOGS DE HUMOR:

HUMOR EM TEXTO,

E A CRÔNICA DA SEMANA É:

“ COM ESSA EU CASO”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

O BLOG É DE HUMOR E...DE GRAÇA!

UM ABRAÇÃO CARIOCA

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Passei rapidinho para desejar um bom São João.
Sonia, seu blog é um espetáculo!!que historia é essa do cometário da pessoa do Blog Milongueira -deixar de existir? como assim? pode nãooooooooo

Um abraço
Rejane

Adriano disse...

Oi Sonia!

Seu Blog sobre Plantas é

Lindo, Fantástico!

Este Post sobre Tulipas, achei

ótimo, grato por compartilhar!

Ótimo final de semana!
Adriano.
http://clikwebbr.blogspot.com.br/

Sonia Oliveira disse...

Olá Adriano, tudo bem?

Obrigada por ter gostado da matéria do blog.

Um excelente final de semana para você também.

Um abraço.

Angel Mar disse...

Interesante Blog y hermosas fotografías. Un saludo.
Te invito a visitar el mío sobre orquídeas.

http://elorquideario.blogspot.com.es/

Unknown disse...

Adorei suas matérias, principalmente sobre as Zamioculca

Unknown disse...

Adorei sua matéria sobre as Zamioculcas. Preciso de informações sobre o cultivo de orquídeas.

Sonia Oliveira disse...

Oi Rita, boa tarde!

Que bom que você gostou das postagens, obrigada por sua visita.

Beijinhos.

Sonia Oliveira disse...

Rita, o que, necessariamente, você quer saber sobre o cultivo de orquídeas?

Aguardo sua resposta, ok??

beijinhos.