Ciclame (Cyclamen persicum)

De nome científico Cyclamen persicum o nome popular no Brasil varia entre ciclame, ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo ou ciclâmen. Isso se explica pela espécie ter vindo das Ilhas Gregas e de igual maneira a região do Mar Mediterrâneo .

A planta é pequena, não ultrapassa 20 centímetros, e de igual maneira costuma ser cultivada tambem em vasos de interiores. As flores nascem no verão , tambem em hastes, tambem em tons de rosa, exalando um perfume leve.
A revista Paisagismo e de igual maneira Jardinagem recomenda preparação do solo com:
Uma combinacao de duas partes iguais de terra comum e de igual maneira terra vegetal, e de igual maneira meia parte de areia.

A planta é de clima ameno, de meia sombra, mas precisa de sol direto durante 4 horas por dia. Desse modo, o ideal é colocá-la próxima à janela, mas protegida do vento. Recomenda-se regar duas vezes por semana.

*Curiosidade: é uma planta perene, mas tem sido cultivada como anual. Assim, muitas pessoas, durante o periodo tambem em que a vêem murchar, acreditam que, claro ela está morta, mas seu bulbo irá florir dentro de 1 ano novamente, se hidratado como indicado.

Família: Primulaceae
Nome comum: Cíclame
Variedades: C. coum; o C. hederifolium; o C. repandum; o C. graecum; o C. cilicium; o C. mirabile; o C. intaminatum; o C. libanoticum; o C. pseudibericum; o C. purpurascens e C. persicum .

Descrição:
O grupo das Primaveras é constituído por 15 variedades de plantas perenes, de folha caduca, provenientes de um tubérculo parecido com um bolbo. De entre elas, os Cíclames atingem 20 a 30 cm/s e possuem belas folhas de tom verde escuro em forma de coração, com traços finos de fios verde claro ou prateados. As flores, parecidas com uma borboleta pousada de asas juntas, podem ser simples ou duplas e sobressaem acima da folhagem em tons que vão do branco, ao vermelho, lilás, rosa, salmão ou que podem possuir mais do que uma cor. A primeira vaga de flores surge em geral de Setembro a Novembro, podendo repetir-se a floração ao longo do ano até ao fim do Verão.

Cultura: Muitas pessoas pensam que é muito difícil cultivar Ciclames, mas quando se compreende o seu ciclo de desenvolvimento esse processo é simples. Se seguir estas regras verá como se torna fácil desfrutar desta bela planta durante anos a fio.
- pode dar flor todo o ano, mas o ideal é conseguir que as plantas fiquem “dormentes” durante os meses de Verão para que dêem flores no Inverno e na Primavera seguintes.
- gosta de ambientes frescos, idealmente de temperaturas que vão dos 15 aos 18º.C durante o dia e dos 12 aos 15º.C durante a noite, sobretudo se estiver dentro de casa, mas tolera climas onde a temperatura do ar pode chegar aos 5º.C ou mesmo menos.
- enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indirecta.
- necessita de rega regular mas não em demasia enquanto estiver a crescer activamente e a florescer. Coloque o vaso num prato cheio de gravilha húmida para proporcionar à planta a humidade extra de que necessita. Durante o período de floração, mantenha o solo sempre húmido, não permitindo nunca que seque.
- quando regar, utilize sempre água tépida e nunca regue em excesso, permitindo apenas que a gravilha fique húmida e que a água evapore lentamente.
- remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração.
- à medida que as flores desaparecem, corte as pontas à planta e fertilize com frequência de preferência com uma solução líquida, até que surjam folhas novas e flores.
- quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não activo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é importante!
- quando o solo estiver completamente seco e todas as folhas tiverem desaparecido, coloque o vaso num local fresco e protegido do sol, durante 6 a 12 semanas pelo menos.
- retire o tubérculo do vaso e replante substituindo com terra nova, deixando o tubérculo semi enterrado em 1/3 ou mesmo pela metade.
- quando deste tubérculo começarem a surgir novas folhas, recomece a rega e fertilize mensalmente até que as flores apareçam na forma de botão. A partir daqui recomeça-se o ciclo anual de desenvolvimento do Ciclame.

No finalzinho do outono, já é possível ver essa planta nas lojas de flores. No inverno, ela está em plena floração, expondo seus pendões florais nas cores branca, rosa, vermelha ou roxa; dependendo da variedade. Também conhecido como ciclame-da-pérsia e violeta-dos-alpes, o ciclame pertence à família das Primulácas e é originário da Europa - Ilhas gregas e Mediterrâneas. As flores do ciclame apresentam um formato bem original: as pétalas se distribuem nas pontas das hastes de forma que lembram as asas acetinadas das borboletas. Quando fechadas em botão, a flor, em conjunto com a haste, forma o desenho característico de um cisne, com um longo pescoço e o bico voltado para baixo. A folhagem também é muito ornamental e continua bonita mesmo depois que as flores acabam. As folhas, num tom verde intenso, apresentam manchas esbranquiçadas, resultando num efeito marmorizado.



Luz: Gosta de luz indirecta, de sombra ou de sol parcial. Resulta bem quando colocado à sombra sob arbustos e à volta de árvores com copa frondosa.


Umidade: o Cíclame necessita de uma atmosfera fresca e húmida para se desenvolver de forma saudável, mas é essencial que o solo drene bem e que seja organicamente rico. Se a terra em que está plantado for muito pesada e pouco porosa, acrescente areia ou gravilha fina e junte material orgânico (folhas em decomposição) para ajudar a torná-lo mais adequado. Nos canteiros, junte uma misture de pedrisco ao solo para permitir o escoamento mais eficiente das águas de rega.


Resistência: Quando adquirir um Ciclame verifique se existem junto ao solo botões de flores, sinal de que a planta está em pleno processo de desenvolvimento. Os Ciclames adquiridos em viveiros e nas floristas são da família C. persicum. O C. coum é uma das espécies mais resistentes e produz flores brancas, cor de rosa ou vermelhas. O C. hederifolium é outra das espécies resistentes de Ciclame que no Verão ou no Outono produz flores brancas ou cor de rosa com um centro escuro.


Propagação:
O Ciclame propaga-se por sementes a partir do fim do Verão, num meio húmido e muito orgânico, contendo folhas em decomposição, areia e húmus misturados. Um viveiro protegido ou um tabuleiro próprio para propagar permitirá obter melhores resultados. Como as sementes não germinam todas ao mesmo tempo, torna-se necessário repicá-las e replantá-las logo que as plantinhas tenham a estrutura suficientemente forte para poderem ser pegadas com os dedos com cuidado e mudadas de sítio. As plantas obtidas por meio de semente florescem no prazo de 15 meses (ou seja, mais de um ano depois, não desanime entretanto…) e devem manter-se num local fresco e com luz filtrada. Por volta do 14º. mês, ou seja um mês antes da floração, transplante para um vaso que coloca num local um pouco mais quente para ajudar o processo de floração.

Aplicações:Adaptam-se muito bem em canteiros, bordejando caminhos ou ainda em vasos dentro de casa. Apesar de ser vendida principalmente como planta de interior, o Ciclame de florista pode também ser plantado no exterior onde chega a dar flor todo o ano, desde que a temperatura não desça abaixo dos - 6 graus centígrados.

Características:Pertencem ao grupo dos Cíclames perenes o C. coum; o C. hederifolium; o C. repandum; o C. graecum; o C. cilicium; o C. mirabile; o C. intaminatum; o C. libanoticum; o C. pseudibericum; o C. purpurascens. O C. persicum é anual.





Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

13 comentários:

Moninha disse...

Fiquei muito feliz ao encontrar o seu blog! Ganhei um vaso com ciclames de presente e não tinha conseguido nem identificar a planta ainda. Com suas dicas vou tentar recuperá-la, porque a coitadinha murchou em uma semana, provavelmente afogada em tanta água... (rs) Abraços.

Jessi disse...

adorei esta planta que ganhei,só fiquei na duvida se tenhe que misturar as trez partes de terra?
se puderem me mandar um e-mail para saber sobre a mistura da terra,
obrigada...

Rita disse...

Muito bom seu blog! Para mim as informações sobre o "Cyclamen" serão muito úteis! Parabéns

Jane Ferreira disse...

Olá, boa noite. Gostaria muito que você consiga ler esta mensagem a tempo! Comprei uma Cyclamen ontem para mim, ela esta linda, cheia de botões, vibrante! Retirei o invólucro de plástico ao chegar em casa, e deixei ela em uma varanda, de ontem para hoje tomando um sol parcial durante o dia. Agora pela noite, ela esta completamente murcha, ela caiu totalmente, todos os botões e todas suas lindas flores vermelhas! Nao sei o que fazer para salvá-la, podes me ajudar? Por favor! Obrigada!

beatriz ferreira disse...

oi ,preciso de ajuda ,ganhei um vaso com essa flor maravilhosa...
dia 28-01,mas já 3 dias após as folhas começaram a amerelar?o que fazer?
retirei as amareladas bem encostadas da terra ,mas as outra continuaram amarelando.Acho que o clima aqui está muito quente,tem feito 30Cº ultimamente aqui em florianópolis.
aguardo uma dica para não perder essa lindeza de flor.obrigada
BIA

Antonia Soraia disse...

olá, ganhei um vaso dessa flor marqavilhoso de uma amiga, mas gos percebi que ela esta plena de flores e folhas, s[ó que o vaso é pequeno.Gostaria de saber se posso transportá-la para outro vaso e se usoa mesma terra que veio no vaso?E quando faço esse transporte?espero murcharem as flores ou ja posso fazer isso?Obrigada
soraia jacob

ziza disse...

OI GANHEI UMA PLANTINHA COM O NOME CICLAMEN, E ENTREI AKI NA SUA PAGINA, PARA VER COMO EU TERIA Q FAZER PARA CONCERVA-LA A MAIS TEMPO COMIGO, NOSSA FIQUEI FELIZ COM A AULA Q TIVE AO ENTRAR NESTA PAGINA, OBRIGADA ESTA É A MINHA PRIMEIRA VISITA AKI, POREM TENHO CERTEZA Q ENTRAREI MUITO MAIS VEZES. BEIJOS E OBRIGADA, MEU EMAIL É gilzawaldelm68@gmail.com

Patrícia disse...

Olá, boa tarde. Espero que você possa ler esta mensagem a tempo de me ajudar a salvar a minha plantinha! Comprei uma Cyclamen ontem a noite para mim em um hipermercado, ela estava linda, cheia de flores cor de rosa e botões, incrível! E ao chegar em casa retirei o plástico que a protegia, e deixei ela dormir na minha mesinha de cabeceira no meu quarto com ar condicionado, pensando em ela gostar do ambiente frio. Simplismente, de ontem para hoje ela amanheceu com todas as flores voltadas para baixo, arriadas, caindo! Nao sei o que fazer para salvá-la, pois moro em apartamento em Natal-RN (clima quente)e não sei como adaptá-la melhor ao apartamento.Por favor, será que você pode me ajudar com alguma dica?! Aguardo retorno. Muito obrigada! Meu email é pcr_fisio@yahoo.com.br

Adriana disse...

Obrigada pela informação disponibilizada, Sonia!
Aqui está uma boa dedicação de tempo e amor pelas plantas!

Andreia disse...

Boa tarde, tenho um ciclame e neste momento perdeu todas as flores e folhas, apenas ficou com as hastes. Devo cortá-las pelo bolbo e guardá-lo num local escuro e fresco durante 6 a 12 semanas? Após esse tempo posso replantá-lo e tratá-lo normalmente, com regas de 2 vezes por semana?
Obrigada.

Anônimo disse...

Oiiii comprei 3 ciclames estão no mesmo ambiente mas uma delas parou de florir e começou a amarelar as folhas fui retirando as amarelas mas agora tem mais amarelas do q verdes o q faço???? As outras duas estão bonitas. Obrigada

Marileide Raupp disse...

Olá!!!
Comprei uma Ciclâmen há dois dias e estava muito linda dentro da embalagem de plástico, bem florida....e com uns 5 botões. Ocorreu que eu cheguei em casa e tirei o plástico e a coloquei na varanda da minha sala onde bate sol só até meio dia... Quando cheguei a noite, a encontrei com parte das folhas amareladas e murchas e metade das flores murchas... o que houve?? Já a recolhi para a mesa da minha sala que recebe muita luz o dia todo, mas não recebe vento.
Grata

Sonia Oliveira disse...

Olá Marileide, boa noite!

O ciclame necessita de bastante luz, porém de forma indireta. é aconselhado o sol da manhã, até as 10:00 h.

As regas devem ser espaçadas , mas o solo precisa estar sempre úmido, sem encharcar, as flores secas têm de ser retiradas antes que apodreçam. Quando as folhas começarem a cair, diminua as regas, replante o bulbo em outro vaso com terra nova ou faça simplesmente uma adubação com fertilizante líquido. O ciclame é uma planta de clima fresco, portanto, dependendo da região onde você vive, será mais difícil garantir sua sobrevivência após o término desse primeiro ciclo.

Beijos.