Existem muitas variedades, e de um modo geral, se desenvolvem em locais sob luz indireta, com temperatura entre 12 e 21ºC, e em solo fértil, de boa drenagem e que deve ser irrigado sempre que necessário.
Propagação:
É realizada através de estacas, obtidas a partir de ramos sadios, geralmente após o florescimento.
Preparo das estacas: as estacas são pedaços de aproximadamente 20 cm, cortados de ramos com diâmetro em torno de 1 a 1,5 cm. O corte da base é feito em bisel, abaixo de um nó ou gema e o da ponta também acima de um nó; tem se o cuidado de retirar as folhas da base deixando-se somente 2 ou 3 da parte superior. São colocadas para enraizar em estufas, local telado ou em canteiros a pleno sol.
Substrato de enraizamento:
Pode-se utilizar uma mistura de 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia fina, onde serão fixadas as estacas de maneira que as folhas fiquem expostas. Após 30-90 dias as estacas estarão com brotos, realizando-se então o transplante para recipientes individuais ou canteiros.
Preparo do canteiro:
Deve ser preparado com antecedência, revolvendo-o e acrescentando uma mistura de esterco bem curtido e fertilizante, na proporção de 2,5 kg para cada 30 m.
Ambiente e Cultivo:
São plantadas em jardins. Gostam de clima ameno e de solo arenoso e rico em matéria orgânica. É preciso rega três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nos meses frios. Preferem sol pleno em locais frios e meia sombra em locais quentes. É bom poda-las anualmente para a sua renovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário