O que é húmus de minhoca?

O húmus de minhoca é o material que é depositado após passar pelo sistema digestivo das minhocas da terra.

Porquê usar o húmus de minhoca?

À excepção da água e da luz, nada pode ser mais natural para o teu jardim do que o húmus de minhoca. Nem estrume de vaca, nem estrume de galinha, nem solução de peixe é mais natural para o teu jardim do que o húmus de minhoca! Afinal de contas já alguma vez encontras-te uma vaca, uma galinha ou um peixe enquanto escavavas no teu jardim? Claro que não, o que encontras-te foram minhocas. A mãe natureza criou as minhocas à 570 milhões de anos atrás para tratarem da vida das plantas através da correcta preparação dos solos. As minhocas fazem a sua alimentação através do solo, comendo bocados de terra e assimilando restos de plantas (matéria orgânica). O resultado é a comida mais rica que as tuas plantas alguma vez encontraram e que nunca as irá prejudicar! As minhocas da terra têm a habilidade única de aumentar os nutrientes e minerais na terra por cerca de 10 vezes mais do que as plantas iriam encontrar naturalmente. Estes minerais e nutrientes estão acondicionados de forma a garantir o melhor crescimento das raízes e respectivo desenvolvimento das plantas com a grande vantagem de não libertar qualquer cheiro desagradável!


O húmus de minhoca contem muitas bactérias benéficas. Estas bactérias são responsáveis por tornar o amónio do solo em nitratos. Nitratos são a forma mais simples de absorção de nitrogénio para as plantas. Assim como contêm estas bactérias benéficas, também contêm aminoácidos que ajudam no crescimento e no desenvolvimento das plantas. Para cultivo hidropónico, o húmus de minhoca está disponível em líquido para assegurar todas as fases do desenvolvimento das plantas ou em aditivos para fornecer às plantas um crescimento explosivo. O húmus de minhoca representa um investimento eficiente para fornecimento de nutrientes indispensáveis às plantas e encontra-se disponível em qualquer local.

Como utilizo o Húmus de minhoca?

O húmus de minhoca é muito simples de usar. É um excelente aditivo quer para plantas em vasos quer para plantas no solo.

25% de húmus de minhoca misturado com 75% de terra é uma mistura comum.

Para plantas em crescimento, junta cerca de 1cm de húmus de minhoca à volta da planta que vai ser regada e fertilizada. Certifica-te que o húmus de minhoca que compras é puro e de alta qualidade.

Posso colocar minhocas no meu jardim e fazer o mesmo?

Minhocas no jardim são sempre bom sinal. Simplesmente pelos túneis que constroem as minhocas partem blocos de solo compactado permitindo que a água e o ar circulem melhor.
Acontece que no jardim as minhocas podem se movimentar tornando mais difícil a concentração de puro húmus de minhoca necessário para fazer a diferença. Se fores capaz de colocar puro húmus de minhoca em quantidades superiores às encontradas na natureza irás encontrar como resultado o crescimento de plantas vigorosas, melhorando as características físicas do solo, aumentando as capacidades de retenção de água e melhorando o arejamento do solo.

Minhocas no teu depósito de compostagem fazem um excelente trabalho, reduzindo o volume do teu desperdício e lixo orgânico tornando os em vermicompostagem (composto de minhoca).

Nota: Composto de minhoca é diferente de húmus de minhoca da terra:

Húmus de minhoca da terra provem só do corpo da minhoca. Composto de minhoca da terra contem húmus de minhoca mas também contem uma serie de criaturas que tratam o teu lixo doméstico por casa e alem disso uma serie de pedaços de matéria orgânica em determinados estados de decomposição.

O Húmus de minhoca é todo igual?

É verdade que todo o húmus de minhoca provem dos seus corpos. Apesar de tudo, dependendo da sua alimentação será determinada a qualidade do húmus produzido. Por exemplo, se as minhocas se alimentarem de um só ingrediente, alface, só vão processar nutrientes e minerais encontrados na alface. Isto será o oposto a minhocas bem alimentadas e com uma dieta equilibrada.

Hoje em dia novas técnicas de alimentação e de cultivo de minhoca estão a produzir húmus mais puro, mais equilibrado e com alta qualidade que é vendido e distribuído por todas as lojas .

Seu jardim tem muitas minhocas?

Se seu jardim tem muitas, mas muitas minhocas, então vamos aproveitar essa fartura para fazermos um adubo orgânico muito bom para seu jardim e suas plantas. Fiz pesquisas no google e sempre apareciam sites complicados, coisas pra profissionais da minhoca. Depois de muito tentar encontrei um bem simples, para criança mesmo. Vou colocar aqui o passo a passo pra fabricação do humus em casa. Dá para fazer em qualquer espaço do quintal. “É muito fácil fazer adubo orgânico com a ajuda das minhocas. 1. Arranje uma caixa grande e forre com plástico, lembre-se de fazer uns furinhos no fundo para não
acumular água;
1. Coloque uma camada de terra (2 centímetros) no fundo da caixa;

2. Adicione restos vegetais picados (cascas de legumes, restos de verduras ou grama verde recém-cortada, por exemplo), formando uma camada de mais 2 centímetros;

3. Coloque uma camada de 2 centímetros de esterco seco de boi, de galinha ou coelho (use sempre luvas de plástico para lidar com o esterco); 5. Cubra com uma camada de terra de mais 2 centímetros;

4. Repita os passos 3, 4 e 5 até encher a caixa;

5. Regue com um pouco de água, de modo que fique tudo bem úmido. Mas não deixe encharcar;

6. Coloque duas ou mais minhocas (você pode encontrá-las na terra em locais úmidos e frescos do jardim);

7. Cubra tudo com um pouco de palha seca (restos de grama), para manter a umidade e ficar bem fresquinho. Mantenha a caixa na sombra e protegida da chuva. Reponha mais água, sempre que necessário e observe as minhocas trabalharem. Lembre- de lavar bem suas mãos sempre que lidar com composteira. O húmus estará pronto quando você não conseguir identificar mais as diferentes camadas que foram colocadas na caixa. O adubo assim produzido é conhecido como húmus de minhoca ou vermicomposto e é ótimo para as plantas caseiras e para a horta também.



Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

Nenhum comentário: