Clematite

A vasta variedade de tipos e cores que a destaca, faz da Clematite um exemplar muito desejado em diversos países do mundo, porém sua sensível beleza não é muito constante em nossos jardins, provavelmente por ser considerada uma planta de difícil trato, fato este que não corresponde à verdade.

Essa herbácea trepadeira pode chegar a cinco metros de altura quando escorada em alguma árvore que lhe empreste o tronco. Possui belíssimas e atraentes flores brancas que lhe reservam uma preferência entre os amantes de flores.

São constantes na primavera e no verão, sendo comumente encontradas em muros, paredes e jardins das cidades européias. Seu perfume se assemelha ao do jasmim.

Para o cultivo da Clematite, é necessária uma irrigação moderada e freqüente. No entanto, são várias as determinantes neste caso, tais como o fato dos solos arenosos exigirem mais água do que o solo argiloso ou o de outro tipo. Além disso, as flores pequenas pedem menos água. O vento é outra condição que pode favorecer ou desfavorecer o plantio, dado que quanto mais ventos, maior necessidade de líquidos tem a planta.

O principal inconveniente para o cultivo dessa planta, com relação à irrigação é o excesso de água. A água não pode ser acumulada, correndo-se o risco de prejudicar o desenvolvimento da planta, pois os nutrientes que se encontram no solo são dispersos e causariam um afastamento das raízes e, conseqüentemente, a morte da planta.

A Clematite é uma planta que possui propriedades medicinais, sendo muito utilizada na composição dos remédios florais. É recomendada para diversos males, servindo para despertar o raciocínio, causar o equilíbrio, melhorar a auto-estima, o poder de realização e de sedução.

Segundo a terapia floral, essa é uma planta que pode ajudar o indivíduo a se tornar lânguido, astuto, sedutor e maleável, de maneira a se adaptar a quaisquer situações, por mais complicadas que sejam.

Não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um gesto alegre. Presentear com um ramalhete de Clematite significa desejar felicidades a uma pessoa de alma doce e bela.

Curiosidade

Na Europa essa planta é conhecida como Alegria dos Viajantes, por sua abundância nos campos ingleses, lugar de sua origem.




Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

Nenhum comentário: