Bromélias (Bromeliaceae)

As bromélias são divididas em grupos chamados gêneros, hoje são mais de 50.
A maioria das espécies de um mesmo gênero tem características e exigências iguais.
Gêneros diferentes requerem diferentes variações de luminosidade, rega e substrato.
No cultivo, os gêneros mais comumente encontrados são:
AECHMEA, BILLBERGIA, CRYPTANTHUS, DYCKIA, GUZMANIA, NEOREGELIA, NIDULARIUM, TILLANDSIA, VRIESEA.
Plantio:
A maioria das bromélias podem ser plantadas em vasos mas podemos tê-las sobre troncos ou xaxim.
As Tillandsias, de folhas acinzentadas, não se adpatam ao plantio em vasos preferindo os troncos.
As bromélias crescem em quase todos os solos, levemente ácidos, bem drenados, não compactados e que propiciem condições de bom desenvolvimento do sistema radicular.
O substrato deve ter partes iguais de areia grossa ou pedriscos, musgo seco (sphagnum) ou xaxim e turfa ou mesmo humos de minhoca; o importante é que a mistura possibilite uma rápida drenagem.

Algumas regras para o plantio correto:
1 - Não enterre demais as bromélias, mantenha a base das folhas acima do solo.
2 - Não use um vaso muito grande, pois há perigo de umidade excessiva nas raízes.
3 - Não permita que a planta fique "balançando", fixe-a bem, pois isto poderá danificar o tenro desenvolvimento das novas raízes.
Estaqueie a planta se necessário, até que as raízes estejam bem desenvolvidas.
4 - Coloque sempre uma boa camada de cacos de telha ou pedriscos no vaso, que deve ser sempre furado nas laterais ou no fundo.

Rega:
As bromélias gostam de ter suas raízes molhadas, mas sempre de forma bastante moderada, o mais importante é molhar as folhas e manter sempre o tanque central com água.
Quando a temperatura ambiente estiver muito alta, borrife com água as folhas, mas nunca sob luz solar direta e nas horas mais quentes do dia. Plantas de folhas macias, apreciam ambiente mais úmido do que plantas de folhas rígidas.

Luminosidade:
Bastante claridade em luz difuza é apreciada pela maioria das bromélias.
Em geral plantas com folhas rígidas, estreitas e espinhentas, tal como folhas de cor cinza-esverdeada, cinza, avermelhada ou prateada gostam de maior luminosidade durante maior período de tempo, alguns até mesmo sol pleno.
Plantas de folhas macias, de cor verde ou verde-escuro, apreciam lugar com menor intesidade de luz, mas nunca um local escuro.
Nidulariuns requerem pouca luz enquanto as Neoregelias se encontram no outro extremo. O intenso e atraente vermelho translúcido visto em muitas Neoregelias, desaparecem quando a planta é transferida para um local de menor luminosidade.
Como sintomas de pouca luminosidade as plantas apresentam folhas escuras ou pobres em côr, frequentemente macias, caídas e bem mais longas que o normal (estioladas).
Como sintomas de excesso de luz, temos folhas amareladas, com manchas esbranquiçadas, ressecadas e até com verdadeiras queimaduras.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: