Cuidados básicos para o cultivo do Bonsai

Considerando as espécies mais utilizadas pela bonsai podemos dividí-las nas classes Exterior e Interior.

Para EXTERIOR deveremos ter uma exposição a luz solar direta de pelo menos 4 horas diárias. Nesta classe podemos citar como exemplo as coníferas ou popularmente chamados "Pinheiros"

Para INTERIOR é necessário que o bonsai receba luz direta e/ou indireta durante 4 horas diárias, é aconselhável que uma vez por semana o bonsai seja exposto a luz solar direta, se possível no período da manhã, durante 3 a 4 horas.

- Regar diariamente, mantendo a terra úmida ao toque, porém deve-se tomar o cuidado de não deixar encharcado, água empoçada. Lembre-se que o nível de umidade determinará a periodicidade da rega.

- Bonsai para Interior - Dispor o vaso onde a luz solar seja abundante. Para um melhor desenvolvimento do Bonsai, é aconselhável que seja exposto a luz solar direta pelo menos uma vez por semana, sendo o período da manhã o melhor.

- Bonsai para Exterior - O vaso deve ser disposto em local onde possa receber luz solar direta de no mínimo 4 (quatro) horas diárias.

- Recomenda-se adubar 1 (uma) vez por mês. Pode ser usado Torta de Mamona com Farinha de Osso em proporções iguais, 2 colheres de chá para vaso pequeno (aproximadamente 6x9 cm.), e 3 colheres para vaso grande (20x30 cm.), ou Adubo Líquido NPK (5,5,6) sendo 3cc. para 1 litro de água.

- Devem ser consideradas as características peculiares ao cultivo de cada espécie de planta e muito carinho e dedicação.

Espécies mais Uilizadas

Poderemos cultivar como bonsai quase todas as plantas de caule lenhoso. Dê preferência para plantas com folhas pequenas, no caso de frutíferas que os frutos não sejam muito grandes.

Lembrar que cada planta (espécie) tem cuidados específicos.Escolha plantas de sua região pois será mais fácil cultivá-las por que já estão adaptadas ao clima.

Uma pequena lista:
Ácer, Amoreira, Romãzeira, Thuya Jacaré, Ardísia, Árvore da Felicidade, Salgueiro-Chorão, Azalea, Bambu, Buganvillea, Thuya Hinoki, Buxus, Caliandra, Cedrinho, Podocarpos, Cerejeira, Murta, Ficus, Pitangueira, Gardênia, Jasmin, Jabuticabeira, Resedá, Junípero, Laranjeira, Limoeiro, Pessegueiro, Manacá, Marmeleiro, Serissa, Pinheiro, Mexeriqueira, Nan-Ten, Pau-Brasil, Piracanta, Pereira, Thuya Degenerada, Acerola, Fuji, Matsu, Macieira, ...

Poda Aérea - Galhos e Folhas

Podar quer dizer tirar galhos em excesso e ao mesmo tempo dar direcionamento.
Depois de já definido a posição dos galhos, a medida em que o broto cresce, periodicamente é só cortar e reduzir o tamanho dos brotos e galhos para manter sempre a harmonia visual. A época da poda dependerá da espécie de planta cultivada e da estação do ano.

Poda das Raízes

Início da primavera é o período mais indicado para realizarmos poda de raízes e re-envasamento.

A espécie e sua idade determinarão a periodicidade das podas. Plantas mais jovens, onde seu sistema radicular está em plena atividade, as podas são mais freqüentes, a cada 1 ou 2 anos; Já em plantas idosas, este intervalo é maior devido ao seu ciclo vegetativo estar com crescimento bem diminuído.

As raízes poderão ser diminuídas em até 1/3 do seu total.

É importante usar ferramentas adequadas para não danificar as raízes.

A poda de raízes é uma das tarefas mais delicadas na técnica do cultivo, se você é principiante deverá pedir ajuda a alguém que tenha experiência em jardinagem ou em bonsai.
Para iniciar um bonsai uma espécie adequada seria a Serissa, resistente aos diversos climas do Brasil e podendo ser cultiva no interior ou exterior.

Após a poda de raízes, não exponha o bonsai a ventos fortes e deixe-o em meia sombra por um período de 50 dias e, após este período, introduzir o sol direto gradativamente até poder expor ao sol pleno. Comece com 1 hora e aumente na razão de 1 hora de 2 em 2 dias até atingir 6 horas. Poderá então deixá-lo o dia todo (sol pleno).
Não aplique adubos por um período de 30 a 40 dias.

Tipos de Vaso

Existe uma variedade de vasos para bonsai, considerando que o vaso é parte integrante do bonsai, este deverá ser escolhido de acordo com o estilo de bonsai desejado. Quando se cultiva um bonsai no estilo cascata o vaso é alto pois deverá garantir a sustentação do bonsai de maneira estável.

O vaso deverá ter furos de drenagem evitando que a água fique empoçada.

A cor do vaso deve estar em harmonia com colorido da planta.

Terra

A composição da terra poderá ser dividida em dois tipos básicos, sendo um para coníferas e outra para não coníferas. Dentre esses dois tipos básicos temos pequenas variações na composição da terra, essas variações são devidas a necessidades diferentes de cada espécie.

Os componentes mais utilizados nas misturas são:

- terra preta
- terra vermelha
- areia grossa
- esterco curtido
- fibra de xaxim
- pedriscos

Na figura (vaso) o número 1 representa o pedrisco e o 2 a composição da terra para cada tipo (espécie) de planta.

Adubação

Adubação, poderá ser mensal, diminuindo nos meses de inverno. Pode ser usado :
Torta de Mamona + Farinha de Osso misturados em quantidades iguais, deve ser colocado na superfície do vaso, longe do tronco, em montinhos, após a rega. Farelo de peixe ou adubo químico também poderão ser utilizados. Siga a dosagem indicada pelo fabricante

É importante fornecer Nitrogênio, Fósforo e Potássio para a planta.

Pragas e Doenças

Tanto árvores na natureza, como as cultivadas em vaso, são susceptíveis a pragas e doenças. Podemos usar preventivos em alguns casos, mas, o que dará mais resultado é com certeza a atenção dispensada, por exemplo na hora da rega, examinando suas folhas e caules para constatar presença de alguma praga e detê-las quando ainda estiverem em sua fase inicial.

Pragas mais comuns.

- Pulgões
- Ácaros
- Cochonilhas

Doenças mais comuns

- Míldio
- Oídio
- Ferrugem

É importante colocar o bonsai no sol para que através do processo de fotossíntese crie seus próprios meios de defesa e cresça compacto e sadio.

Literatura Básica

Revista:
A revista "Natureza" (Editora Europa), tem uma edição especial de bonsai, poderá ser encontrar nas bancas de revistas ou encomendadas diretamente da editora.

Livro:
"Cultivando Bonsai no Brasil"
Fabio Antakly Noronha
Alianca Cultural Brasil-Japao

Existem uma infinidade de livros sobre bonsai, para iniciantes e iniciados. Livros sobre jardinagem também poderão ajudar ao iniciante, apresentando conhecimentos básicos no trato com as plantas.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, moro no rio grande do sul e nunca tive um bonsai, gostaria de começar o hobby e gostaria de ter um que desse flores, queria saber qual seria o mais indicado para o clima do sul?