Kalanchoê







Nome científico: Kalanchöe blossfeldiana

Família: Crassuláceas

Origem: África e Madagascar

Características: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.

Época da Floração: entre o final do outono e início da primavera.

Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.

Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.

Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.

Adubação: Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.

Podas: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.

Cuidados: É uma planta razoavelmente rústica e se as suas necessidades básicas forem atendidas, dificilmente surgirão problemas como ataque de pragas ou doenças.

Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.

Obs.: Plantas suculentas são aquelas que armazenam água em suas hastes ou folhas. O formato das folhas dessas plantas variam bastante: existem suculentas com folhas grossas e carnudas (ex: Cotyledon undulata e Crassula arborescens) e também as de folhas finas estreitas, como as da Euphorbia milli, popularmente conhecida como coroa-de-cristo.

O kalanchoe, também conhecido como flor da fortuna, pertence a família das crassulaceas, originado da África, das áreas montanhosas e secas da ilha de Madagascar. É uma planta que possui folhas suculentas e é resistente ao calor como também à pouca água. Existem flores com tons de vermelho, alaranjado, amarelo, rosa, lilás e branco. Normalmente alcança uma altura máxima de 30 cm e se adapta a um solo solto, poroso, bem drenado e fértil.

Selecione sempre plantas saudáveis, com folhas inteiras, brilhantes, viçosas e sem manchas e/ou insetos e hastes das inflorescências firmes. É importante observar o número de botões, pois plantas que possuem grande número de botões fechados ou pouco abertos provavelmente terão maior durabilidade. Aspectos como: planta mal formada, desproporcional ao vaso, folhas desuniformes, poucas folhas e flores, são indesejáveis.

CUIDADOS EM CASA

Num ambiente domiciliar podemos ter várias fontes de calor, correntes de ar, gases de combustão, luz direta e pontos de passagem constante, que devem ser evitados na hora de colocar as plantas. Evite colocar o kalanchoe em lugares muito escuros, pois as folhas amarelecem e as flores murcham. Lugares bem iluminados, como varandas e jardins, são bastante indicados, pois a planta é bastante resistente.

Tome algumas precauções: não use água fria, isso causa manchas nas folhas. Evite molhar as folhas e principalmente as flores, porque muitas vezes podem apodrecer. O excesso de água é ruim; deve-se regar com pouca água, o suficiente para que um pouco escorra no pratinho. Não se deve encharcar o vaso, ou deixar muita água no pratinho, pois causa apodrecimento de raízes. Pouca água, duas vezes por semana no verão e uma vez no inverno, é mais do que suficiente.

Existem muitos produtos no mercado, siga corretamente as instruções do rótulo.

Muitas das doenças que causam podridão estão associadas ao uso excessivo de água. Separe a planta doente das outras e caso essa podridão esteja concentrada em uma folha ou flor, elimine-a e diminua as regas. Remova os insetos, passando um pano úmido com sabão neutro e separe a planta das outras.




Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

17 comentários:

Anônimo disse...

Oi meu nome é Andrei, e tenho 13 aninhos. Eu fui na 27ª Expoflora de Holambra/SP, e comprei varias plantas para mim poder cuidar. E vc Sonya me ajudou muitooo !!!

Muito Obrigadoo.. Beijos

lyana disse...

o post mais completo q já li até agora sobre essa plantinha!!! aadooreiii!!
mtissímo obrigada pela ajuda!!!

Katia Pinheiro disse...

Tenho dois kalonchoes que eram lindos quando os comprei mas depois as flores caíram e as folhas foram murchando. Nasceram novas folhas só que bem pequenas e não mais nasceram flores. É normal? O que faço?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Sonia, moro no interior do Maranhão, a minha cidade é quente mas até q é ventilada. Comprei muda de hortensias com +ou- 40centimetros com flores lindas e outras q ainda não abriram,no dia seguinte a plantinha estava murcha e quase sem vida, reguei e botei em uma janela para pegar o sol da manhã mas não mudou nada. O que faço? Me ajuda...

Anônimo disse...

Oi Sônia, tudo bem??
Meu nome é Ionara e também gosto muito de kalanchoe...tenho vários que enfeitam minha cozinha, lugar , que por incrível que pareça eles gostam muito...rs. Adorei as dicas de cuidados.
Abração!!

Ana Caruso disse...

Ganhei uma kalanchoe há um ano e meio atrás e não sabia muito bem com cuidar dela. Não fiz as podas depois da flores e ela foi "esticando" e ficando mirrada e retorcida. Achei até que ela estava morta, mas em agosto floreceu. Agora que as flores estão secando, fiz a poda dos talos e cheguei fiquei assustada porque por ela estar retorcida e mirrada, não sobrou muita coisa. Existe forma de recuperá-la? Tenho fotos, tem pornde onde mandar? Não queria perder essa planta em especifico, mas tb não quero que ela fiquei mais tão reorcida...

Ana Caruso disse...

meu email é enbaoli@gmail.com, se puder me responder.

obrigado!

juliana martins disse...

oi meu nome é juliana, e na minha casa tem varias plantas kalanchoe de todas as cores, mas uma delas começou a morrer, a raiz começou a ficar preta e tomando conta de toda a plantinha, mas eu nao sei o qé é isso,voces poderiam me dizer o que ocorreu? porque outra está começando a ficar do mesmo jeito!
obrigada!
juliana-embu sp
o meu e-mail é juliana.love.m@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá, ganhei algumas plantas mini kalanchôe e ñ sei cuidar delas. Tirei algumas duvidas no seu site. Mas tenho ainda algumas duvidas, algumas delas estão com buracos nas folhas e bolinhas pretas tbm, queria saber se são bragas e se tem q podar? E elas vieram em potinhos peq. posso deixar ou tenho q retirar e colocar em vaso maior e colocar a mistura q marca no seu site? Muito grata se puder me ajudar. fran_brayan13@hotmail.com

Maria Auxiliadora disse...

OI... Meu nome é Dôra. Adorei seu post...todo muito bem explicadinho, mas tenho mais dúvidas: minhas Kalanchoes estão ficando compridas,e as flores e folhas começaram a cair.Encontrei uns "algodõezinhos" agarrados no caule e nas folhas. Tirei com pincel, mas estão voltando. O que devo fazer? Me ajude.
Obrigada,
Dôra

Unknown disse...

Ótimo post! Kalanchoe traz uma vida incrível na casa. Minha plantinha predieta. :)

Anônimo disse...

zeroisaura :foi o comentário mais completo que eu vi, me foi bastante ultil, muito obrigado ,eu adoooooorei boa sort para vcs até a proxima...........

Anônimo disse...

Olá, tenho várias kalanchoês em floreiras na minha sacada, notei ao regar e mexer na terra que estão com vários pontinhos pretos nos talos, o que seria isso? o que posso fazer? Obrigada! Email: suzana.tassinari@hotmail.com

Unknown disse...

Olá. Minhas calandivas estão morrendo pretas e muito secas. O que pode ser? Já perdi 6. Estou muito preocupada. Aguardo resposta o mais breve possível. Obrigada tatierbarcellos@hotmail.com

Sonia Oliveira disse...

Olá Tátier, boa tarde !

As calandivas não suportam muito calor e sol forte. Eu sugiro que vc corte as partes secas da planta, regue-as pelo menos duas vezes por semana e as coloque num local onde não peguem sol, somente uma boa luminosidade. Ela se recuperará novamente.
Abraços e boa sorte !

Unknown disse...

Oi adorei o seu post, comprei as minhas tem umas duas semanas mas uma delas está apodrecendo, parece que o seu caule já está todo amarronzado e as folhas já mucharam , ainda da pra salvar ela? O q eu faço?

Sonia Oliveira disse...

Olá Ellen, boa noite !!
Você deve estar regando demais sua planta. O kalanchoê é uma planta suculenta e seu caule e folhas armazenam água por algum tempo, portanto as regas só devem ser feitas quando sentir que a terra está seca.
Quanto à que já está com o caule marrom e as folhas secas, é sinal que já está apodrecida e sem chance de recuperação, o jeito é se desfazer dela.

Abraços.