Quero ter um jardim bonito

Todo mundo, bem lá no fundo da alma, sonha com um jardim... Não?
Ou você é muito alérgico, ou nunca pensou seriamente no assunto!
Veja só: um jardim para você plantar e ver as flores crescerem acaba com seu stress.
Plantas, verdinhos e flores alegram a vida, filtram o ar que a gente respira, são decorativos, e - isto é incrível! - plantas, em geral, ainda têm um preço que não vai abalar o seu orçamento, que já deve estar balançando mais que dente de leite.

Combata seu stress!
Se você mora em casa então, é tranqüilo: sabe aquele canto onde todo mundo guarda os "tesouros" para um dia, quando tiverem tempo, consertar, pintar, arrumar ou pensar sobre o assunto? Se estão lá há mais de um ano, então esse dia, muito provavelmente, vai ser o "Dia de São Nunca". Limpe tudo, dê um fim, e você vai achar um espaço legal, além de resolver o problema de consciência de todos!

Se você mora em um terreno grande então, ponha sua imaginação para funcionar, hoje existem mil coisas bonitas para se colocar num jardim! Que tal um banco, um balanço, ou até uma fontezinha diurética? Não sei se acontece com vocês, mas aquele barulhinho de água me acalma, mas me dá uma vontade de... lavar a mão!
Uma fonte no muro vai bem!
Vasos agrupados também são uma solução Mas se você não tem essa sorte nem esse jardim todo: uma parede ensolarada pode virar um jardim vertical, um canto árido e cimentado com vários vasos combinando, um jardim alegre e florido. Vasos, floreiras, containers em geral, são ótimos para encher um espaço meio bobo, esconder o que não deveria ser visto, e têm mil e uma utilidades! Mesmo em um apartamento, existe sempre uma janela pronta para receber mil plantinhas que já vão colorir sua vida.
Certo... Então, mãos à obra! prepare aquela terra bem apetitosa: dua medidas de terra de jardim, uma de areia de construção), e mais uma de terra vegetal ou composto orgânico. Misture bem e...

Plantar o quê? O que plantar? Oh dúvida cruel...
Tudo o que você quiser, o que gostar! É...bem...na verdade também vai depender das exigências
das espécies que você pretende adquirir. Como não se pode ter tudo na vida, não se sinta frustrado se acaso o ambiente que você não é propício a planta que você deseja.
Dê uma pesquisada, repare nos jardins à sua volta, veja o que vai bem com o clima de onde você mora... Depois, é só planejar um pouco, pois algumas plantas são como as crianças e os cachorrinhos, crescem num instante e um dia você pode acordar como o "Joãozinho e o pé de feijão": pendurado, com casa e tudo num galho de árvore.Exageros à parte, lembre-se que elas também crescem para os lados, se espalham e multiplicam. Então, quando for às compras e ficar querendo comprar o viveiro de plantas inteiro, pense no "sufoco" dos elevadores dos shoppings no tempo de Natal e compre só o necessário. Neste caso, e só neste, pouco entusiasmo!
Não plante uma árvore grande demais!
Outra dica: para tudo ficar mais organizado e harmonioso, veja bem se as plantas combinam entre si no tamanho, na forma e nas cores, ou seu jardim pode ficar parecido com uma travessa de salada em mesa de rodízio.

Difícil? Que nada!
Veja que organizado! Violetas e rosas, por exemplo, delicadinhas que são, não se dão bem com bromélias, cactos, dracenas, etc. Concordam? É só colocar seu bom senso e gosto artístico de plantão e pronto. Pense também no tempo que você vai ter para cuidar delas antes de se entusiasmar por aquela muda linda rara, cara e cheia de lero-lero, verifique se seu ambiente será adequado para recebê-la, isto é, se haverá condições para que ela se desenvolva bela e saudável.
Tudo pronto, planejado, vamos plantar:
Maiores atrás, para não esconder as menorzinhas, agrupando algumas da mesma espécie, e finalizando o canteiro com algo rasteiro, para dar acabamento. Ficou lindo, aposto!
Vou dar uns palpites de plantas simpáticas coloridas e fáceis de cuidar.Dentre as maiores, você tem como opção:
Azaléia - Rhododendron indicum
Abélia - Abelia grandiflora
Esponjinha - Callistemum viminalis
Hibisco - Hybiscus pernambucensis
Dracena - Dracaena marginata e outras
Crótons - Codiarum variegatum pictum
Nandina - Nanadina domestica
Acalifa - Acalypha wilkesiana
Ligustro - Ligustrum sinensis

As médias:
Afelandra - Sanchesia nobilis
Lantana - Lantana camara
Calateia - Calathea makajana
Maranta - Maranta leuconeura
Camarão - Pachystachys lutea
Ixora - Ixora coccinea
Lirío da paz - Spathiphyllum clevelandii
Ardísia - Ardísia crenata
Antúrio - Santhurium schezerianum
Russelia - Russelia equisetiformis Mussaendas

E, para dar acabamento:
Piléia - Pilea cadierei
Peperomia - Peperomia caperata, sandersii e outras
Begônia - Begonia semperflorens
Gazania - Gazania longiscapa
Impatiens ou Maria-sem-vergonha - Impatiens sultanii
Vedélia - Wedelia paludosa
Periquito - Alternanthera amoena
Asparagus - Asparagus sprengerii
Se tiver lugar para uma árvore, que maravilha! Logo, logo você vai ter sombra e passarinhos cantando, é só escolher uma que não atrapalhe calçamentos nem encanamentos, como a Bahuinia (Bahuinia galpinii), o Resedá (Lagerstroemia indica), a Clusia, o Ipê de jardim (Stenolobium stans), a Cássia (Cassia leptophylla), a Acácia Mimosa (Acacia podaliriaefolia), o Louro ou então, unindo o útil ao agradável, a Pitanga, a Amora, a Romã, a Laranjinha Kinkan, o Araçá amarelo ou Uvaia, que dá um suco que é uma delicia!!!
Se você precisar de uma trepadeira para o muro, que tal a Tumbérgia (Tumbergia grandiflora), o Amor-agarradinho (Antigonium liptopus), o Clerodendro (Clerodendron splendes), a Lágrima de Cristo (Clerodendron thompsonae), a Madressilva (Lonicera japonica), ou a Sete-léguas (Pondranea ricasoliana)?
Deixe um lugar para as crianças brincarem, mas encha o resto de flores, cores e coloque uma rede num canto, para descansar de vez em quando e aproveitar o seu lindo jardim. Você merece!!!

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Um comentário:

Unknown disse...

Amiga, muito bom seu blog, me inspirou a plantar um jardim lá em casa, tenho muito espaço e você me deu algumas idéias. Obrigada!.