Pomar

Prefira o lado Norte para plantar árvores frutíferas pois elas não gostam de ventos fortes. É recomendável fazer a poda das árvores de preferência no inverno. Cortar os galhos velhos e doentes e também as extremidades para deixar as árvores com formato arredondado. Caso você opte por plantar as árvores diretamente na terra, o espaço entre elas deve ser de 2 metros, no mínimo. Usar apenas plantas enxertadas que produzem frutos de melhor qualidade em menos tempo. A terra deve ser adubada três vezes ao ano e não deixá-la nem muito seca e nem encharcada. Em geral as plantas frutíferas se dão bem com temperaturas altas. Já os morangos têm vida curta e se ressentem com temperaturas altas. A bananeira propaga-se facilmente em clima quente e úmido. A melhor época para plantio é em outubro e a colheita cerca de um ano depois. Precisa de água, mas não suporta solo encharcado. A romãzeira pede muito sol e é recomendado que se faça poda para limitar o crescimento. Suas flores são belas. O maracujazeiro é uma trepadeira de crescimento rápido. Se multiplica por mudas obtidas a partir de sementes ou por estacas. As jabuticabeiras tem flores delicadas e frutinhas que vão do vermelho ao preto. Deve-se podá-las após a frutificação. Gosta de muita luz, com sol direto e regas constantes. A pitangueira é um arbusto que pode crescer até dois metros de altura. É importante colocar terra de boa qualidade, tratada com material orgânico.

Pomar em vasos
Quem pensa que para plantar árvores frutíferas necessita ter quintal grande engana-se. Varanda ou terraço com espaço suficiente para vasos com até 80 cm de altura e 85 cm de diâmetro já é suficiente para que você possa curtir o colorido, o belo efeito ornamental e conviver com pássaros que vêm em busca das frutinhas. Acordar com os pássaros cantando e sentir a natureza em seu lar é maravilhoso. E isso pode acontecer se você escolher as plantas de acordo com suas características e não somente por beleza. Algumas árvores podem ser cultivadas e, quando bem tratadas, podem durar anos e fornecer belos frutos: caquis, nectarinas, ameixas vermelhas, romãs, pitangas, jabuticabas, limões galego, laranjas, laranjinhas kin-kan, acerolas, cerejas, pêssegos, goiabas e até mesmo bananas. Para ter frutos de melhor qualidade em menos tempo, as espécies híbridas são as mais indicadas.
Os Cuidados
As árvores frutíferas necessitam de sol, mas não precisa ser o dia inteiro. Basta que recebam sol em algum período do dia e se coloque os vasos em locais que não recebam fortes corrente de ar. Os vasos podem ser de cimento, terracota, cerâmica ou até mesmo de plástico, sempre proporcionais à espécie escolhida para garantir um desenvolvimento satisfatório. Mesmo que não cresçam muito, as plantas só sobrevivem em vasos médio e grandes, onde as raízes se expandem adequadamente.

A parte interna dos vasos de cimento e terracota deve ser impermeabilizada com produtos específicos para evitar manchas e mofos. O fundo dos vasos deve receber uma camada de argila expandida, que facilita a drenagem da água e evita o apodrecimento das raízes. Conforme o crescimento da planta deve-se colocar em vasos maiores, permitindo assim que as raízes tenham espaço para se expandirem. As regas devem ser frequentes e reguladas com as condições do tempo. O solo não deve ficar seco, nem encharcado. Uma boa dica é colocar o dedo na terra, se grudar, não é necessário pôr água.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: