Preparando o seu jardim para o inverno

Preparando plantas anuais para o próximo ano
A maioria dos jardineiros acha-se preparando para uma nova estação de cultivo quando ainda nos encontramos no meio da estação presente. Certamente, este é o melhor período para estudar seu jardim e planejar a próxima primavera. Também é a melhor época para anotar suas conclusões.
Além de fazer planos futuros, há algumas preparações básicas de jardinagem que você vai querer considerar. Aqui vão algumas dicas.
Preparando plantas de jardim para o inverno
Muitas pessoas trazem para dentro gerânios, não-me-toque e begônias em vasos para usá-las como fonte de mudas para o verão seguinte. Trazer plantas crescidas para dentro de casa para o inverno deve ser feito várias semanas antes da geada.
Desenterre a planta com um grande pedaço de solo para que as raízes não se percam. Coloque a planta no chão para que ela fique no mesmo nível em que estava no jardim. Em volta da planta, preencha com uma boa mistura para o solo e pressione o solo para baixo com os dedos para eliminar bolhas de ar. Pode a planta em 40 a 50% para reduzir definhamento. Regue com uma solução fertilizante líquida. Mantenha em local fresco fora da direção do sol por pelo menos um dia antes de movê-la para dentro de casa.

A preparação cuidadosa recompensa um jardineiro com botões cororidos
As mudas no inverno
Um método ainda melhor de manter estas plantas por invernos é tirar mudas delas e plantá-las. No final do inverno, elas serão plantas maduras de onde tirar mudas para o jardim do verão seguinte. As mudas devem ser feitas no meio do verão enquanto as plantas estão ainda em estado ativo de crescimento, já que a planta cresce devagar quando as temperaturas noturnas esfriam.

Iniciando plantas anuais a partir de sementes
Uma terceira alternativa de cultivar plantas anuais no inverno é começá-las a partir da semente. Coleus e ervas anuais como salsinha e manjericão se dão bem se tratadas desta forma, bem como flores anuais que florescem em períodos mais curtos.

Outras preparações para o inverno
Dálias, begônias, canas, calas, caládios e gladíolas são tratadas como anuais em climas mais frios. Muitas pessoas simplesmente as jogam fora a cada outono e compram novas a cada primavera. No entanto, é possível desenterrá-las e guardá-las para replantá-las na estação seguinte após a primeira geada, quando os picos murcharem. Retire os picos murchos junto com solo solto e raízes das tuberosas (ou bulbos) e guarde-os de forma livre em sacos de papel pardo em local escuro e fresco. O material que os envolve ajudará a mantê-los úmidos.
Depois, no outono, há outras tarefas a fazer. Mangueiras giratórias devem ser enroladas e guardadas, sistemas de irrigação por gotejamento devem ser drenados e as plantas mortas devem ser removidas e jogadas fora. Onde uma cobertura orgânica foi usada, uma camada adicional deve ser colocada na cobertura existente. A nova camada adicionada no outono irá repor qualquer solo perdido, cobrir áreas expostas, proteger o solo da erosão do vento ou água no inverno e combater o crescimento de ervas daninhas no final do outono e começo da primavera.

Prepare-se para o inverno e guardando as mangueiras:
Coberturas de mantas inorgânicas devem ser enroladas e guardadas para o inverno. Em climas brandos, replante com flores ornamentais de inverno como repolho ornamental colorido ou tilápia. Se você preferir deixar os canteiros vazios, espalhe uma cobertura orgânica ou sementes de grama de centeio anual ou fagópiro para fornecer uma cobertura de inverno que precisará ser virada no começo da primavera como fonte de nutrientes orgânicos (chamado de "adubo verde").
O outono é uma boa época para pegar amostras de solo e testá-las. Se nutrientes de funcionamento lento, como cal, forem necessários, eles podem ser espalhados sobre a área durante o outono ou inverno. Os fertilizantes de liberação rápida devem ser aplicados quando os canteiros estiverem prontos para o plantio da primavera seguinte.

Alguns entusiastas de plantas anuais gostam de semear as sementes em recipientes
a cada outono para que as plantas possam ser mostradas dentro de casa no inverno. Escolha aquelas plantas anuais que precisam apenas de períodos curtos para florescer. Do contrário, plante aquelas que tenham folhagens atraentes e as aprecie como plantas domésticas no inverno. Você pode até adicionar algumas ervas anuais para temperar sua culinária de inverno!
Uma prática tarefa de final de estação é anotar idéias para os anos futuros: quais plantas foram bem e quais não foram, onde adicionar plantas para iluminar pontos sem vida, quantas plantas foram necessárias para preencher uma área específica e os nomes das plantas que você admirou nos jardins de outras pessoas. Anote também onde você plantou bulbos neste outono, assim você não cavará sobre eles na próxima primavera.
Plantar flores anuais num jardim não é a única forma de apreciar sua beleza.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: