Flor-de-cera (Hoya carnosa)



A Flor-de-cera (Hoya carnosa) é uma planta perene de fácil cultivo. Pertencente à família das Asclepiadáceas, é uma trepadeira originária da China, que durante o verão produz flores duráveis, com um perfume levemente adocicado. O maior atrativo desta planta está justamente nas flores que inspiram seu nome popular: elas realmente apresentam uma aparência cerosa, como se fossem feitas de porcelana.

Dicas de cultivo:
A flor-de-cera multiplica-se bem por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma treliça ou caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se. Plante-a num solo preparado com a seguinte mistura:
2 partes de terra comum de jardim, 2 partes de terra vegetal e 1 parte de areia.

Luminosidade e temperatura:
A planta precisa de muita luminosidade, mas não tolera sol direto. O sol da manhã é tolerável. Trata-se de uma planta de clima mais para o quente, sendo que a temperatura ideal gira em torno de 20 a 25 graus C.

Regas:
No período da primavera e verão a flor-de-cera necessita de regas regulares, mas no outono e inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra. As folhas carnosas armazenam água e fazem uma "reserva".

Adubação:
A flor-de-cera não é muito exigente em adubações. Para estimular a floração e a saúde da planta, é recomendável fertilizá-la com um produto rico em potássio a cada 20 dis durante a primavera e na época de floração.

Como evitar e tratar problemas:
Providencie um local com mais umidade no ambinete.

Folhas secas e com manchas: indicam ambiente muito seco. Como medida de emergência, recomenda-se pulverizar toda a planta com água.
Manchas escuras nas folhas: geralmente são indícios de que a planta recebeu muita luz solar direta. Em alguns casos, as manchas indicam ataques de fungos.

Queda de brotos e botões: Podem ocorrer quando a planta recebe corrente de ar frio; por ter sido trocada de lugar, alterando suas condições de luminosidade, temperatura e umidade ou por calor excessivo.

Quando a planta não floresce: Pode ser por luminosidade insuficiente; pode estar faltando algum nutriente para a planta; a umidade do ambiente pode estar muito baixa ou a planta necessita ser replantada por estar muito grande.

Folhas amarelas com pontos pretos:
- Pode ser excesso de regas. A solução é cortar as partes danificadas e reduzir as regas até que a planta esteja recuperada;
- Excesso de sol. Mude a planta de lugar;
- Substrato pobre em nutrientes, especialmente nitrogênio. Forneça uma boa adubação para a planta.

Fonte: Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

10 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Sônia.
Meu nome é Lilian,moro em São Paulo e gostaria de saber onde posso comprar mudas da flor de cera.Por favor se vc souber meu e-mail é llm36@msn.com.
Obrigada

Unknown disse...

Olá! sou nany moro no ES, tenho uma flor de cera plantada em um vaso, sou paixonada por esta beleza exótica que elas possuem! sei que é rosa porque foi minha mãe que me deu a muda, ela ainda não floreceu, pois a tenho apenas a alguns meses, gostaria de saber se só existem nas cores rosa e branca ou se tem mais variedades.
Grata!
nanyoliver.es@gmail.com

Um sonho a mais disse...

Gente acho que todos que conhece esta plante si apaixona...Ganhei uma muda ,plantei...e pra minha surpresa em menos de 3 meses ela soltou um cacho...E logo o segundo e hoje o terceiro ameiiiii.Olha descobri que si colocar só a folha na terra ja si tem uma muda...muito façil e linda....beijos

Anônimo disse...

Tem uma variedade roxa no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205809522-flor-de-cera-hoya-publicalix-red-button-belissima-flor-_JM

Pauline disse...

Eu amo esta flor é linda, mas quero saber se eu plantar no pé de uma mangueira ela vai subir?

Sonia Oliveira disse...

Olá Pauline, boa tarde!!

Até pode plantá-la ao pé de uma mangueira, tomando o cuidado de oferecer-lhe suporte, como treliças ou anéis de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se.

Abraços,

Anônimo disse...

Bom dia Sonia,
meu nome é Aleandra e moro em Macaé,RJ.
Ganhei uma muda de flor-de-cera e estava lida,com flores.Após alum tempo floriu novamente ,mas após terminar a floraçao as folhas murcharam dando a impressão que a planta iria morrer .Oque acabou não acontecendo.Mas a planta continua com aspecto ruim.Então,replantei para um vaso maior.Mas continuo não sabendo o que aconteceu e aguardando que ela reaja.Pode me ajudar?

cris disse...

Ola, adoro esta planta, tenho varios exemplares, com cores diferentes, tive a oportunidade de comprar na Thaylandia aonde tem uma infinidades de cores... mas è muito delicada, a Hoya midorensis vermelha è lindissima, mas è a 3 planta que compro e morre, com mufa nas raizes, e tb. sofre muito com o ataque de afidi.
serà que alguem sabe me dizer como controlar essas doenças. obrigada

Marcela Garcia disse...

Olá. Minha flor de cera esta com folhas murchas, algumas amarelas. Afofei a terra, umedeci mais um pouco e ainda continua com folhas assim. O que faço??? Ela esta com dois metros de comprimento e fica em um canto do quintal onde bate sol pela manha e um pouco a tarde, depois é sombra.

Sonia Oliveira disse...

Marcela, você está deixando a terra da planta muito umedecida. A flor-de-cera é uma planta com folhas suculentas onde elas armazenam água, portanto deixe a terra secar um pouco antes de regá-la novamente.

Abraços e boa sorte !