Amarilis (Açucena, Açucena-laranja, Flor-da- imperatriz

Nome Científico

Hipaeastrum hybridum

A Planta

Trata-se de uma planta muito rústica e que, portanto, quase não dá trabalho. Ela é da família das amarilidáceas e se caracteriza por ser uma bulbosa perene. A amarílis costuma ser plantada na forma de bordaduras e também maciços. Sua origem é sul-americana, especificamente Peru, apresentando também outras regiões de origem, como a índia na Ásia e México na América do Norte. Sua altura varia entre 40 centímetros e 1 metro. Sua propagação se dá na primavera e através de sementes

Flores
Apresenta flores agrupadas em hastes florais, sendo o verão, e dependendo da variedade também o inverno e primavera suas épocas de floração. São flores que apresentam várias cores, destacandose o laranja.

Tipo De Folha
Linear.

Ambiente E Cultivo
É cultivada em jardins, sendo o clima ameno mais apropriado. O solo precisa ser arenoso e rico em matéria orgânica. Ela dever ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias. Para melhor se desenvolver, essa planta gosta de locais com bastante sol.

Adubação
É fundamental adubá-la pelo menos uma vez por ano com farinha de osso, farinha de peixe ou torta de algodão, usando fosforosa, superfosfato, termofosfato ou NPK rico em P.

Curiosidades
É necessário diminuir as regas no período em que a planta estiver se preparando para florescer.
Trata-se de uma planta muito rústica e que, portanto, quase não dá trabalho. Ela é da família das amarilidáceas e se caracteriza por ser uma bulbosa perene. A amarílis costuma ser plantada na forma de bordaduras e também maciços. Sua origem é sul-americana, especificamente Peru, apresentando também outras regiões de origem, como a índia na Ásia e México na América do Norte. Sua altura varia entre 40 centímetros e 1 metro. Sua propagação se dá na primavera e através de sementes.

Como podemos aproveitar as sementes? Qual a época mais propícia para plantá-las? Como cultivar estas sementes? Estas são algumas perguntas que andam me fazendo.

As "sementes" de Amaryllis podem ser semeadas logo após a maturação e coleta. A semeadura pode ser feita em bandejas ou vasos utilizando substrato e cobrindo levemente a semente, deverão germinar, no entanto poderá levar até 4 ou 5 anos quando bem conduzidas, até surgirem novas flores. Este prazo é necessário para que o bulbo atinja um tamanho ideal para florescer.


Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

9 comentários:

Unknown disse...

Olá. Temos Amarilis Ferrari que floresceu com cinco em cada pendão e agora está com sementes. Como podemos aproveitar estas sementes? Qual a época mais propícia para pantá-las? Como cultivar estas sementes?

Obrigada

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER COMO ´POSSO COMPRAR BULBOS OU SEMENTES DE AMARILIS, POIS AQUI NA MINHA REGIÃO SÓ ENCONTRO A VERMELHA OU LARANJA PRA COMPRAR... SE PUDER ME RESPONDER AGRADEÇO. ADRIANA

Anônimo disse...

Olá!!!
Ganhei uma amarilis do meu filho e estou com uma dúvida como devo plantá-la, se em vaso ou no chão.


Sem mais obrigada....

delcisa

Anônimo disse...

ilystoolá pessoal estâo interessados em comprar bulbos de açucena tem na net, escreva como comprar bulbos de açucena , e entâo, fassa sua compra .ok.

janu disse...

tenho amarilis cores vermelha,rosa,branca só que as brancas eaas rosas não florecem

Anônimo disse...

Tenho amarilis vermelha só que ao plantar no solo a flor apresenta-se esverdeada, Por que? o que está faltando no solo? Marcia agradece.

Anônimo disse...

Muito orientador seu comentário sobre as sementes da Amarilis. Taty

Anônimo disse...

dOlá! Como posso podar a Amarilis e quando podar (Em que tempo?) esta flor?

Toto disse...

Espero que você esteja bem.
Eu sou um colecionador particular de espécies de Hippeastrum na Holanda. Eu sei TAMN também várias espécies de Hippeastrum, Rhodophiala, Amancaes Ismene e Chlidanthus especiais no Peru, Bolívia, Argentina e Brasil.
Estou à procura de sementes destas espécies especiais de Hippeastrum, Você sabe de outros colecionadores, produtores, centros de jardim, jardins botânicos, fóruns ou sites que podem me informar sobre isso? Eu gostaria de estender minha coleção pessoal, e sua ajuda seria inestimável para mim.
Desde já obrigado por qualquer informação que você pode me fornecer.
Saudações da Holanda.
Ton Wijnen