Como cuidar da sua Árvore-da-Felicidade

Árvore da Felicidade fêmea
Existem duas espécies de plantas chamadas de árvore-da-felicidade. Elas se tornaram bem populares nos anos 70, quando a moda era usá-las formando um par: a “planta-macho” seria a Polyscias guilfoylei e a “femea”, a Polyscias fruticosa. Elas são espécies diferentes do mesmo gênero e ambas pertencem à família das araliáceas. A principal diferença entre elas é que a Polyscias fruticosa apresenta folhas recortadas em pequenas partes, bem afinadas, e a Polyscias guilfoylei possui folhas compostas, com uma cor verde mais intenso que a “fêmea”, lembrando a forma das folhas da salsa. Elas podem ser cultivadas com sucesso mesmo em apartamentos, pois gostam de muita claridade, mas sem sol direto. Além disso, sua
folhagem se desidrata com facilidade quando exposta ao vento. Plante a muda num vaso de bom tamanho (cerca de 30 cm de diâmetro e 50 cm de altura), para que a planta possa se desenvolver durante um bom tempo sem precisar de transplante. Para garantir uma boa drenagem - essencial para essas plantas -, use a seguinte mistura de solo:

1 parte de terra comum

1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico
1 parte de areia

Seu cultivo é fácil e um bom indicativo para as regas são as próprias folhas, que revelam a necessidade de água: nunca as deixe murchar, pois podem cair. Em geral, uma boa medida é regar uma vez por semana nos meses frios e de duas a três vezes por semana no verão. Mas não descuide de observar a planta, pois ela dá sinais de suas necessidades. Adube-as na primavera e verão.

Árvore da Felicidade macho















Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

4 comentários:

rubia disse...

Você sabe me informar se elas devem ser plantadas separadamente, a femea e a macho?

Anônimo disse...

Dei de presente para minha filha a árvore da felicidade e agora ela está murchando e caindo as flhas , o que devo fazer????Acho que molhei demais, tirei ela do vaso grande e voltei para um pequeno a terra estava encharcada.
Me ajude por favor.

Anônimo disse...

Eu plantei há 03 anos a arvore da felicidade num vaso bem grande, era pequena, cresceu, ficou linnnnda, verde, sempre, mas neste ano quando começou o inverno as folhas foram amarelando e caindo e e ficou feia e eu muuuuito triste, agora tá dando uns brotos. O que devo fazer? transplantá-la talvez, que tipo de adubo ela precisa?
Socorro!!!

Anônimo disse...

A femea da minha arvore da felicidade está soltando parece uma gordura dela chega a pingar no chão, alguém sabe o que é isso?
Martha São Paulo