Gloxínias (Sinningia speciosa)

Folhas e pétalas aveludadas, cores intensas e exuberantes: assim é a gloxínia, uma planta de grande valor ornamental, muito utilizada na decoração de interiores e de fácil cultivo

Pertencentes à família das Gesneriáceas, a gloxínia é uma planta exótica que exibe em suas cores e formas toda a beleza e exuberância das plantas tropicais. Intensamente colorida em tons avermelhados , rosados, alaranjados e arroxeados, a gloxínia ainda pode ser encontrada em variações que alternam a cor vinho ou púrpura, por exemplo, com as bordas das pétalas esbranquiçadas. Sua origem tropical pode ser notada no tamanho e características das flores e folhas: as flores, aveludadas e graúdas podem atingir até 10 cm de diâmetro e a folhagem, igualmente de tamanho considerável, apresenta folhas ovaladas e também aveludadas.

Nativa do Brasil, é uma planta tuberosa, de fácil cultivo, que floresce praticamente o ano inteiro. Apesar disso, ele passa por um período de dormência, todos anos, quando parece ficar seca, sem produzir folhas ou flores. Durante esse período de descanso, recomenda-se diminuir as regas gradualmente, até que a planta seque por completo. Os tubérculos permanecerão em dormência pelo período de um a três meses, sendo que a terra deve ficar apenas levemente umedecida. Após esse tempo, pequenos brotos começas a surgir, dando sinais de que o descanso acabou e a planta está pronta para retornar o seu crescimento. O processo de multiplicação das gloxínias é muito fácil: por meio de divisão de tubérculos ou estaquia de folhas é possível obter novos e saudáveis exemplares. Para o cultivo bem sucedido das gloxínias , recomenda-se solo poroso, podendo usar como base a seguinte mistura: 1 parte de terra, 2 partes de composto orgânico, 1 parte de areia grossa e 1 parte de farinha de ossos.

A gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não tolera a exposição direta aos fortes raios solares. Locais próximos a janelas, onde possa receber luz e calor pela manhã e à tarde, são ideais para esta planta. Durante as regas, recomenda-se não molhar as pétalas, que mancham facilmente, ficando sujeitas ao ataque de doenças. É preciso cuidado com o excesso de água: muita umidade contribui para a proliferação de fungos e insetos, que costumam se alojar nos brotos novos e na parte de baixo das folhas. No caso de ataques , recomenda-se lavar a parte afetada com água morna e sabão neutro e, depois enxaguar. Folhas e pétalas murchas ou muito atacadas devem ser removidas.

Como uma planta tropical, a gloxínia prefere temperaturas entre 22º a 24º C e nível médio de umidade. Para não errar, pode-se usar um método simples para irrigação: encha o fundo de um recipiente grande e largo com cascalhos e coloque os vasos com sa gloxínias sobre esta camada; em seguida ponha água no recipiente e deixe que a terra absorva a umidade. Gloxínia

Gloxínia

Nome Científico: Sinningia Speciosa

Família: Gesneriáceas

Portes: Pode atingir até 30 cm

Floração: O ano todo, alternando períodos de dormência

Propagação: estacas de folhas e divisão de tubérculos

Características: planta perene, ideal para cultivo à meia-sombra, com miuta luz e longe do sol forte. Resulta e belos efeitos plantada isoladamente.



Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi,tudo bom?
Para mim foi muito útil esta sua postagem. Estou com duas Gloxínias, mas uma delas está mal.Estou tentando salvá-la e espero conseguir.Precisava de algumas dicas e as encontrei aqui.
Valeu mesmo!

flores disse...

quero trocar informaçoes sobre flores pois as cultivo e tenho verdadeiro fascínio por elas!

Unknown disse...

tenho um vaso de gloxinias, onde so tem luminosidade...Porém ela esta com muitas folhas e nenhuma flor.
q cuidados devo ter??
grata

Dorneles disse...

Ganhei um vaso com a planta florida e não sabia sequer o nome dela. Fiquei surpreso com o nome, pois é muito diferente das demais plantas brasileiras. Estava precisando de informações sobre como adubar e regar e aqui as encontrei. Obrigado e parabéns pelas informações muito úteis contidas no blog!!!!

Mara Protta disse...

Muito boa a explicação. Vou começar já a cuidar das gloxínias que ganhei!

Norma disse...

Oi,tudo bem?
Estou com problemas com a minha Gloxínia (muito especial para mim). Ela parece estar morrendo, pois todas as folhas estão secando, amarelando... Agora sei que ela deve estar em seu período de dormência. Continuarei a cuidar dela, não precisando jogá-la fora. Grata pelas informações no blog.