Lisianthus - beleza pouco conhecida


Também conhecida como genciana do prado, a lisianthus é originária das regiões desérticas dos Estados Unidos (Texas, Arizona) e México e pode apresentar três cores básicas: azul, rosa e branca. Essa espécie começou a se destacar economicamente no Brasil na década de 90, mas já é amplamente comercializada em países europeus e no Japão.

Embora com grande potencial de produção e de mercado no Brasil, o lisianthus é ainda pouco estudado em condições de clima tropical, diferentemente do que acontece no Japão, onde pesquisas sobre ela vêm sendo feitas há mais de 30 anos.

É uma planta ornamental da família das Gentianaceas e o seu cultivo pode ser feito como flor-de-corte ou em vasos. Há diferenças de preferência entre os mercados consumidores: o europeu prefere o azul-escuro, enquanto o japonês e o brasileiro preferem o branco com bordas azuis.

“No Brasil, o cultivo do lisianthus é incipiente, mas promissor”, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Pedro Barrueto. Segundo ele, suas flores podem alcançar cerca de oito centímetros de comprimento e sua haste pode apresentar vários botões florais, de corte ou de vaso e, em qualquer os dois casos, a flor é de longa duração.

A planta requer vários dias para florescer e a formação das flores é problemática, pois depende diretamente das condições climáticas. No cultivo convencional de lisianthus, como afirma Barrueto, um dos principais problemas é o tamanho da semente (aproximadamente 20.000/gr), o que obriga o floricultor a um processo cuidadoso e vagaroso de manipulação nas bandejas de germinação, que pode chegar a 12 meses até alcançar a floração.


Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

2 comentários:

Unknown disse...

Ola!!!ganhei um vaso lindo de Lisianthus mas não sei como cuidar, parece que todos os site que entrei ninguem quer ensinar como cuidar de um vaso, so acho como plantar, não quero plantar quero cuidar do que tenho.
Obrigada
Ana Maria

genilda disse...

Ganhei um arranjo com esta flor que até então era desconhecida para mim. Andei por várias lojas que vendem mudas de plantas, mas ninguém a conhecia, até que um dia fui a uma floricultura e falei para a atendente as características da flor,então ela me falou um nome aproximado.Até que,pesquisando no google a encontrei. Agora quero saber onde posso encontrar mudas ou sementes da lisianthus.
Moro em Maceió.Ficarei muito agradecida se obtiver esta resposta.
Obrigada
Genilda Helena