Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)

Planta perene-anual da família das Balsaminaceae, Angiospermae nativa da África.

Planta de folhas macias e caule suculento e verde com diversas variedades, apresentando flores das mais diversas cores.

Muito fácil de cultivar, não exige cuidados especiais.

Adaptou-se tão bem ao Brasil que surge espontaneamente em jerdins urbanos e matas naturais.

Forma frutinhos verdes e suculentos, ocos, com muitas sementes, que quando amduros estouram ao mais leve toque. É uma planta excelente para cultivar com as crianças.

De crescimento rápido, gosta de umidade e prefere o calor.

Com o tempo perde a beleza, portanto é tratada como anual, devendo ser replantada. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica com regas freqüentes, a pleno sol ou a meia-sombra. Pode ser cultivada em vasos e floreiras, ou em maciços e bordaduras de jardim.




Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sonya,

Sempre visito seu blog e confesso que muito me ajuda nos meus cultivos no pequeno jardim do escritório.
Procurei com várias pessoas e não obtive uma resposta, quem sabe você consegue me ajudar.
Tenho um vaso grande no corredor do escritório, não recebe luz solar direta, mas como não é uma região coberta, apresenta muito boa claridade, porém sem luz incidente diretamente. O fato é o seguinte: resolvi plantar beijinhos americanos e na primeira chuva, a água da chuva bateu na terra e respingou na parede do corredor, deixando um aspecto horrível. Aí surgiu a idéia de colocar manta bidim sobre a terra e cobrir com pedriscos brancos. Essa combinação de Impatiens com manta e pedriscos pode ser feita? Aguardo sua resposta: eligenka@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá venho pedir uma orientação no cuidado com minhas plantas " maria sem Vergonha", algumas morreram e outras estão muchinhas com um negócio branco em todas elas como se fosse um fungo, o que faço para recuperá-las, aguardo retorno se possível.

Att,
Milene Miranda - mmirandaalessandra@hotmail.com