Renda portuguesa (Davallia Fejeensis


A Renda Portuguesa precisa de muita luminosidade, mas não deve receber sol direto. O ideal é plantá-la com um substrato rico em matéria orgânica e fazer regas regulares, para manter a umidade.

Nos meses mais quentes do verão, fique atenta às regas, para a planta não secar.


Adube-a com farinha de ossos para garantir a nutrição da planta.

Deve ser cultivada à meia-sombra ou à sombra e nunca sob o sol pleno, pois suas folhas se tornam amareladas e murchas, podendo até secar completamente.

A Renda Portuguesa é cultivada em vasos com terra vegetal rica, ou afixada lateralmente a suportes de xaxim (hoje, encontramos no mercado alternativas, como fibra de coco, ou mesmo produtos sintéticos como o Floraxim), sempre à meia-sombra.

Também podem ser utilizadas em jardineiras suspensas.

Quando em xaxim (ou substratos) a planta deve ser regada mais vezes; sempre tomando o cuidado para não deixar que o substrato fique encharcado.


Detalhe: Evite colocá-la em locais onde haja correntes de ar, ela sofre bastante com isso.


A adubação pode ser feita com adubo tipo NPK 10-10-10.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

10 comentários:

mkaulas disse...

ola bom dia, tenho uma samambaia gigante ,pelo menos foi o nome que me deram ,realmente quando chegou por aqui a mais ou menos uns 4anos atraz era de impressionar ,logo em seguida começou a cair as folhas e deinhar ,troquei de lugar e ela da aparencia de recuperaçao mais nunca mais ficou como antes ,sera o tamanho do vaso ou o ambiente para vc ter uma ideia hoje ela tem um tamanho 40% de quando chegou aqui se puder me dar umas dicas desde ja agradeço um grnade abbraço de paulo e marcia

Anônimo disse...

ola obrigado pelas dicas de como cuidar desta maravilha que e a renda portuguesa vou tentar salvar uma que ganhei da minha mãe pois ela ja a veio quase morta
beijos

maria aparecida disse...

Por favor, preciso de informações sobre podas. Costumo poda-la totalmente no dia de São João e ela sempre fica muito bonita.Só que a minha duvida e que ela esta crescendo para baixo e não sobe pelo
suporte de xaxim.Devo fazer uma poda dos bulbos também pois o vaso esta muito cheio.

silvia disse...

OLÁ OBRIGADA PELA DICA, EU TENHO UMA RENDA,JÁ GANHEI ELA VELHA QUERO SABER QUANDO DEVO FAZER A PODA CERTA.OBRIGADA? SILVIA....

silvia disse...

OLÁ OBRIGADO PELAS DICAS GOSTARIA DE SABER QUAL O DIA E MES CERTO DE PODAR A RENDA OBRIGADO.MATHEUS

Sonia Oliveira disse...

Olá Matheus.
A Renda portuguesa costuma ficar com as folhas queimadas com o frio, portanto, o recomendado é podá-la antes do inverno chegar,

Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

João disse...

Tenho uma renda portuguesa com 40 anos de idade (está comigo há 35 anos)e sempre a podo em Julho, quando as folhas amarelam. Em poucos dias está repleta de novos brotos.

Anônimo disse...

olá, amo demais as plantas e acabei de aquirir uma renda portuguesa como moro em uma regição bastante quente fique procupada porque ñ veio nehuma dica de como cuidá-la,mas agora com essas dicas fico mais aliviada.gostaria de saber se posso regá-la dia sim dia ñ sem enxarcar muito?desde já estou muito agradecida. obg.

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!

Não há necessidade de regar dia sim, dia não, mas procure manter sempre o substrato levemente úmido.
Para saber se há a necessidade de regar sinta o solo com as pontas do dedo, se ele estiver seco, pode regar abundantemente. Nunca deixe prato sob o vaso, além de ficarem cheios de água por algum tempo,deixando a planta encharcada e com isso apodrecendo as raízes há também o perigo do mosquito da dengue.

A adubação desta planta é feita misturando uma colher de medida de adubo granulado formulação NPK 10-10-10 em 2 litros de água, sacudir bem para dissolver.
Colocar cerca de 1 copo pequeno por vaso pequeno, se este for maior, aumente a quantidade.
Faça isto a cada 4 meses.

Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

Unknown disse...

onde consigo comprar renda portuguesa já bem formada em vaso grande ou xaxim, qual seria a média de preço. poderia enviar-me endereço de produtor ou de quem queira vender, resposta para fabiorodriguescdm@hotmail.com, possuo 4 belos xaxims e uma em vaso e mais 4 mudas em pequenos vazos, não gosto de fazer mudas, pois sei o quanto esta planta demora para se formar, prefiro adiquiri-la já formada. abraços