Tostão – Dinheiro em Penca

Nome Científico: Callisia repens
Sinonímia:
Tradescantia minima, Haplanthus repens, Spironema robbinsii
Nome Popular:
Dinheiro-em-penca, dinheirinho, tostão, mosquitinho
Família:
Commelinaceae
Divisão:
Angiospermae
Origem:
América Tropical
Ciclo de Vida:
Perene


O Tostão ou Dinheiro-em-penca é uma planta de pequeno porte, de apenas 5 a 10 cm de altura. As folhas são cerosas, adensadas ao longo da ramagem filamentosa As flores do dinheiro em penca são brancas e pequenas, apresentando importância ornamental secundária.

É muito utilizado como forração, sua textura fina e delicada é muito valorizada no paisagismo. Adapta-se em diversos estilos de jardins, e é especialmente indicado seu plantio entre as rochas, em locais úmidos.

Também utilizada em vasos suspensos e jardineiras, de forma que seus ramos pendentes podem ser melhor apreciados. Dizem que traz sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar um vaso com a muda da planta, de presente.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, leve, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera o frio, ventos fortes ou pisoteio. O cultivo sob sol pleno torna a planta excessivamente avermelhada e queima as folhas. Já sob sombra, ela perde o aspecto denso, crescendo com entrenós mais compridos. Aprecia adubações mensais na primavera e verão.


Produção de Mudas


É muito fácil preparar mudas basta cortar um ramo e enfiá-lo num substrato enroquecido com matéria orgânica, deixar sempre úmido, até nascerem as raízes deve ficar na sombra. Para um bonito vaso ornamental é só colocar vários ramos.






Mudinha de Dinheiro-em-Penca





Obrigada pela sua visita. Dúvidas, sugestões ou dicas sobre o assunto? Então não se esqueça de colocar o seu e-mail, quem sabe não poderei ajudá-la(o)?

2 comentários:

Kássia disse...

Eu gostaria de saber quanto tempo demora para ela ficar com uns 15 cm?
obrigada

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quanto tempo demora para essa planta crescer uns 15 cm?